ÁREA: Ambiental

TÍTULO: PILHAS E BATERIAS: UMA QUESTÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CAPANEMA - PA

AUTORES: WATANABE, L. A. (UEPA)

RESUMO: Pilhas e baterias podem nos proporcionar comunicação, lazer e praticidade sem agredir o meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar o grau de conhecimento, que os munícipes de Capanema, estado do Pará, têm sobre o descarte inadequado de pilhas e baterias no meio ambiente. Para tanto, realizou-se os seguintes procedimentos: elaboração de questionário de pesquisa, aplicação e análise dos dados neles contidos. O trabalho mostrou que os munícipes têm algum tipo de conhecimento sobre a temática, mas a falta de informação persiste como o agravante que contribui para o descarte inadequado de pilhas e baterias no meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: pilhas e baterias, conhecimento, meio ambiente

INTRODUÇÃO: A demanda por dispositivos geradores de energia elétrica, como pilhas e baterias, tem aumentado gradativamente nos últimos anos devido à crescente utilização de aparelhos eletrônicos portáteis. Na constituição desses dispositivos encontram-se os chamados metais pesados, entre os quais se destacam mercúrio, chumbo, níquel, cádmio etc. e seus compostos. Essas substâncias tóxicas são altamente perigosas ao meio ambiente e aos organismos vivos, pois podem contaminar o solo, a água, o ar e causar doenças em longo prazo. Portanto, o lançamento inconsciente desses geradores elétricos no meio ambiente representa perigo máximo à contaminação por metais pesados (FELTRE, 2004). Nesse sentido o presente trabalho visa diagnosticar o conhecimento que os cidadãos do município de Capanema, estado do Pará, têm a respeito do descarte inadequado de certos tipos pilhas e baterias no meio ambiente. Essa pesquisa fundamenta-se na ideia de que é possível a utilização de recursos tecnológicos que nos proporcionam comunicação, lazer e praticidade sem causar tantos danos prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana. Além disso, constata-se que não há trabalhos sobre esta temática no referido município na literatura, sendo, portanto, este o primeiro.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi elaborado a partir da realização de três procedimentos. O primeiro consistiu na elaboração de um questionário constituído por quatro perguntas objetivas e duas discursivas sobre a referida temática. O segundo foi à aplicação aleatória de vinte e cinco questionários com os munícipes, no centro (bairro) de Capanema. Por fim, o terceiro consistiu na extração/análise dos dados coletados por meio dos questionários.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise de todos os questionários foram obtidos os seguintes resultados por pergunta: 1) Faz uso regular de pilhas e baterias? 83% SIM; 16% NÃO; 2) Onde você descarta pilhas e baterias desgastadas? Lixo doméstico: 72%; Diretamente no meio ambiente: 28%; 3) O descarte de pilhas e baterias pode causar danos ao meio ambiente e a saúde humana? 84% disseram que SIM; 16% Não souberam responder; 4) O Brasil possui uma legislação bespecífica que dispõe sobre fabricação, utilização e descarte de pilhas e baterias? 44% disseram que SIM; 36% NÃO; 20% Não souberam responder; 5) Apesar dos impactos ambientais, você é a favor ou contra a utilização de pilhas e baterias? 100% dos entrevistados são a FAVOR; 6) Que medidas poderiam ser adotadas pra se evitar o descarte inadequado de pilhas e baterias? Destacaram-se: Postos de coleta e reciclagem de pilhas e baterias, campanhas de divulgação dos riscos do descarte desses dispositivos no meio ambiente à população, criação de políticas públicas que visam à conscientização da população. Os dados revelam que pilhas e baterias são bastante utilizadas pelos munícipes de Capanema, que as descartam, principalmente, no lixo doméstico, apesar de reconhecerem que podem vir causar danos ao meio ambiente (contaminações de água, solo e ar) e a saúde humana (doenças). Em relação à existência de legislação que dispõe sobre pilhas e baterias, uma grande parcela dos entrevistados a desconhece, o que é preocupante, pois comprova uma considerável falta de informação dos munícipes quanto a esta questão ambiental. Sem dúvida, a utilidade desses dispositivos é o fator que determina sua aceitação como geradores de energia, apesar de seus impactos ambientais e danos à saúde. Um aspecto interessante é que boa parte dos entrevistados tem algum conhecimento sobre as possíveis medidas que podem ser adotadas para se evitar o descarte de pilhas e baterias no meio ambiente.

CONCLUSÕES: A pesquisa mostrou que, apesar dos munícipes terem algum tipo conhecimento sobre o tema, a falta de informação ainda é fator que contribui para o descarte inadequado de pilhas e baterias no meio ambiente. Isso também nos faz refletir sobre a importância que se tem dado a questões ambientais, como esta, nas escolas e na sociedade, pois a informação por meio da educação é o caminho para se evitar esse problema que está presente, não só em Capanema, mas em todas as partes de nosso país.

AGRADECIMENTOS: A DEUS e aos munícipes de Capanema-PA que contribuíram para a realização deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FELTRE, Ricardo. Físico-química. 4ª ed. v. 2. São Paulo: Moderna, 2004.