ÁREA: Ambiental

TÍTULO: RECICLAGEM E PROTEÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE ZÉ DOCA-MA

AUTORES: SILVA, R.C. (IFMA ) ; ROCHA JUNIOR, L.C. (IFMA) ; NUNES, P.M. (IFMA)

RESUMO: RESUMO: O uso de garrafas PET, sob os aspectos técnicos e econômicos, é um sucesso, no entanto, quando analisado sob o ponto de vista ambiental apresenta várias restrições. Este trabalho visa um melhoramento da situação ambiental do município de Zé Doca através da redução de materiais sólidos utilizando-os em um novo produto, após o fim sua vida como embalagem. Os materiais sólidos utilizados são basicamente as garrafas PET e pneus velhos, bem como outros materiais denominados acessórios na fabricação de objetos tais como puf’s, castiçais e cortinas. Todo processo é dividido em fazes que resultaram em ofinas que foram aplicadas na comunidade e elaboração de uma cartilha pedagógica.

PALAVRAS CHAVES: reciclagem, pet, meio-ambiente

INTRODUÇÃO: No Brasil, atualmente, são fabricadas (e descartadas) mais de 10 milhões dessas garrafas por dia. A garrafa PET, como a maioria das embalagens descartáveis, possui ciclo de vida extremamente desfavorável, devido ao elevado tempo de decomposição. São poucas semanas entre a produção, o uso e o descarte da embalagem e séculos para que seja degradada na natureza. Desta forma, a reciclagem ou a reutilização da embalagem PET, embora enfrentem algumas dificuldades econômicas, técnicas e logísticas, podem apresentar grandes benefícios ambientais e um considerável potencial de mercado. Outro aspecto positivo da reciclagem de embalagens PET, além do ecológico, tem sido o social. A coleta, a seleção e o processamento das embalagens descartadas são atividades que exigem usos intensivos de mão de obra, sem necessidade de maior grau de escolaridade. Assim, à possibilidade de diminuir a agressão ao meio ambiente foi somada a alternativa para geração de renda aos cidadãos provenientes das camadas menos favorecidas da sociedade, com foco naqueles que encontram maiores dificuldades para se inserir no mercado de trabalho. Atualmente a estimava é de que, no Brasil, 500 mil pessoas vivam diretamente da coleta seletiva e venda de material reciclável. Tradicionalmente, a reciclagem de PET ocorre por meio do reprocessamento do material descartado e reaproveitável, onde grandes empresas compram o plástico dos catadores e o transforma em matéria-prima a ser vendida às empresas fabricantes de produtos de consumo final. Existe, entretanto, outra possibilidade de utilização das embalagens PET recicladas, a manufatura direta de produtos. Em comparação com a reciclagem tradicional, esta apresenta a vantagem de aumentar os ganhos auferidos pelos catadores, devido ao maior valor agregado do produto acabado, além de não exigir gastos com equipamentos complexos, como prensas, enfardadoras e moedoras.

MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais e métodos são utilizados a partir de materiais sólidos como: pets e pneus velhos e materiais acessórios. Todo processo é dividido em quatro fazes:
1º fase: Pesquisa para observar a situação da implantação da proposta.
2º fase: As informações levantadas são analisadas e adaptadas às particularidades do local.
3º fase: Inicio dos encontros com a comunidade atendida pelo projeto.
4º fase: Elaboração de uma cartilha.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Oficina realizada com crianças carentes do bairro São José em Zé Doca.
Oficina realizada com crianças carentes do bairro São José em Zé Doca.
Utilização dos Puf's em apresentação realizada no festival de teatro estudantil no Teatro Artur Azevedo em São Luis-MA.
Oficina realizada na semana do meio ambiente-IFMA
Oficina realizada na semana nacional de ciência e tecnologia-IFMA



CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: O projeto ambiental de reciclagem de materiais tem realizado de forma prática ações no cotidiano da comunidade zedoquense, pois a montagem de objetos de que agrega valor comercial utilizando como matéria prima garrafas e pneus, além de ser uma fonte de renda, percebe-se um aumento na auto-estima das pessoas dessas comunidades carentes.

AGRADECIMENTOS:
AGRADECIMENTOS: A Deus em primeiro lugar, ao Professor Luiz Carlos pelo apoio e companheirismo e à Igreja Assembléia de Deus (Vila Amorim) pelo espaço c

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS
JORDAN, Danielle. Garrafas PET são usadas para criação de móveis.Disponivel : <http://noticias.ambientebrasil.com.br/exclusivas/2006/03/15/23616-exclusivo-garrafas-pet-sao-usadas-para-criacao-de-moveis.html>. Acesso em: 21 fev. 2010

Ambiente Brasil: seção: notícias. Curitiba: 15 mar. 2006. Disponível em: <http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=23616>. Acesso em: 22 fev. 2010.

MOVERGS (portal). Móveis recicláveis. Bento Gonçalves: 19 mai. 2006. seção: notícias. Disponível em: <http://www.movergs.com.br/noticias/noticia_detalhe.php?gCdCategoriaNoticia=16&gCdNoticia=271>. Acesso em: 22 fev. 2010