ÁREA: Ambiental

TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL SOCIÓLOGO GILBERTO FREYRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

AUTORES: SILVA, I. M. (UFRPE) ; SILVA, T. L. DA (UFRPE) ; DE FREITAS FILHO, J.R (UFRPE)

RESUMO: RESUMO: O presente trabalho “Educação Ambiental na Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre: Um Relato de Experiência” descreve uma experiência de Educação Ambiental desenvolvida por estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFRPE, no período de fevereiro a junho de 2011, na Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, Recife - PE, com crianças da terceira e quarta série do ensino fundamental. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, o estudante foi incentivado a descobrir sua relação com o local em que vive e estuda e a ampliar seu relacionamento com o meio ambiente, tornando-se apto a atuar junto à comunidade. A final verificou-se que os estudantes encontravam-se sensibilizados sobre os problemas ambientais da região da Escola e motivados a atuarem na comunidade em prol do meio

PALAVRAS CHAVES: lixo. ambiente. contexto escolar.

INTRODUÇÃO: : Responsabilidade com a sustentabilidade do processo produtivo, que vai além de sua
dimensão ecológica, ou seja, uma sustentabilidade econômica, social, cultural,
política e tecnológica do processo de desenvolvimento de cada local, de cada região
(GERARDI e SALAMONI, 2001). Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total,
preocupado com os problemas associados a esse ambiente e que tenha o conhecimento, as
atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar individual e
coletivamente em busca de soluções para resolver os problemas atuais e prevenir os
futuros. Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e a escola é um local
favorável ao processo holístico na educação ambiental. Sabendo que as escolas são
grandes geradoras de resíduos sólidos, é importante que trabalhemos no sentido de
envolver nossos alunos e educadores para que essa situação seja modificada, formando
novos hábitos. Para Cunha e Caixeta Filho (2002), muitas vezes, o lixo é tratado com
a mesma indiferença da época das cavernas, quando não era verdadeiramente um
problema, seja pela menor quantidade gerada, seja pela maior facilidade da natureza
em reciclá-lo. Entretanto, em tempos mais recentes, a quantidade de lixo gerada no
mundo tem sido grande e seu mau gerenciamento, pode provocar graves danos ao meio
ambiente e comprometer a saúde e o bem-estar da população. Por esse motivo, o
interesse em estudar resíduos sólidos tem se mostrado crescente. O objetivo deste
projeto foi realizar um trabalho de Educação Ambiental - tendo como contexto o lixo -
com crianças da quarta série do ensino fundamental da Escola Municipal Sociólogo
Gilberto Freyre, contribuindo para que adquirissem uma compreensão sobre o meio
ambiente e desenvolvessem uma consciência crítica sobre ele.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: A experiência foi desenvolvida no período de fevereiro a junho de 2011, com alunos da 3a e 4a séries do Ensino Fundamental, num total de 60 alunos, na faixa etária de 11 a 14 anos, da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, localizada no Recife. A maioria dos alunos da Escola é de periferia e de baixo poder aquisitivo. Perfazendo um total de aproximadamente 50 h/aula, o trabalho abordou a temática - Educação Ambiental na Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre: Um Relato de Experiência. O trabalho foi desenvolvido em várias etapas e de forma interdisciplinar. Na primeira etapa, as atividades realizadas iniciaram com a observação do espaço, para conhecimento da comunidade escolar e seus anseios, quanto às questões ambientais. Em seguida, na segunda etapa a turma foi dividida em 5 (cinco) grupos com 8 (oito) componentes, onde os grupos debateram possíveis estratégias para minimizar a questão do lixo, na escola e no seu bairro. Na terceira etapa, cada aluno dos 5 (cinco) grupos formou novos grupos e socializaram as questões levantadas na segunda etapa. Na terceira etapa foram organizados atividades em forma de oficinas, palestras, vídeos educativos etc. Além das atividades pedagógicas propostas; em uma quarta etapa, foram elaboradas cartilhas informativas e jornais impressos, os quais foram divulgados em mural na Escola - construídos pelos estudantes com materiais descartáveis. Assim, trabalhamos com os estudantes a importância do reaproveitamento e do consumo consciente dos materiais. Como recurso pedagógico. Utilizou-se imagens, livros e recursos audiovisuais. Realizou-se, na quinta etapa, um passeio pedagógico no entorno da escola, e solicitou dos estudantes seu olhar sobre o meio ambiente, na perspectiva das diferentes disciplinas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho “EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL SOCIÓLOGO GILBERTO FREYRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA”, foi desenvolvido na perspectivas de conscientização, contextualização e formação de cidadãos, de modo que professores / alunos / comunidade em geral atuaram de forma consciente e mais ativamente na sua realidade. A figura 1 abaixo sumariza os eixos norteadores do estudo interdisciplinar.Realizamos com as crianças da Escola um passeio pedagógico pelo bairro, o qual proporcionou inúmeros debates sobre os temas que estavam sendo tratados: o meio ambiente, a geografia, sua ocupação, o intenso processo de expansão e estruturação urbana, os problemas sociais, o lixo, o esgoto, etc. Os estudantes produziram texto individual e coletivo em aulas de Português - em forma de oficina - os quais abordaram os temas tratados em nossa saída de estudos e em aulas convencionais em sala de aula. Com os dados produzidos anteriormente, em aula de Educação Artística foi confeccionado um Mural. Convém destacar que o mural foi confeccionado pelos estudantes e com materiais reaproveitados. A folha de papelão foi recobertas com folhas de trabalho monográfico (reaproveitadas). Dando continuidade ao trabalho, foi elaborada uma Cartilha Informativa. As cartilhas foram distribuídas e divulgadas na escola campo de estudo; e também na comunidade em que a escola esta inserida. A ideia da cartilha foi reunir informações relacionadas à questão do lixo, com o objetivo de facilitar o acesso à informação técnica, através do uso de uma linguagem mais acessível. Jornais impressos também foram elaborados, mensalmente, e distribuídos com os estudantes e comunidade em geral. Vejamos um exemplar do jornal impresso na figura 2. A cartilha e jornais foram impressos com materiais do lixo.





CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: O desenvolvimento do trabalho permitiu que os estudantes envolvidos tivessem oportunidades de observar tudo relacionado com a questão do lixo e algumas mudanças sofridas pelo bairro Córrego da Fortuna, com o processo de urbanização. Os professores e estudantes se mostraram preocupados com o que foram descobrindo no bairro ao longo da proposta de trabalho: falta de saneamento, problemas de encostas, córrego poluído, acúmulo de lixo etc.; e, sobretudo, que esses lixos podem ser reaproveitados em sala de aula, usando diferentes estratégias metodológicas e em diferentes disciplinas.

AGRADECIMENTOS: PRAE/UFRPE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, V.; CAIXETA FILHO, J. V. Gerenciamento da coleta de resíduos sólidos urbanos: estruturação e aplicação de modelo não-linear de programação por metas. Gest. Prod. v. 9, n. 2, p. 143-161, ago. 2002.
GERARDI, L. H. O; SALAMONI, G. Princípios sobre o ecodesenvolvimento e suas relações com a agricultura familiar. Disponível em < www.ageteeo.org.ber >. Acesso em: 09 jun. 2009.