ÁREA: Ambiental

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO USO DO SISTEMA SODIS PARA COMUNIDADES RIBEIRINHAS

AUTORES: TAVARES, L. C. (UFPA) ; MOREIRA, R. F. (UFPA) ; MARINHO, V. H. S. (UFPA) ; MENDES, A. S. (UFPA) ; BATALHA, F.N. (UFPA) ; VILAR, D.A.N. (UFPA) ; TAVARES, L. C. (IFPA) ; SILVA, B. M. P. (UFRJ) ; TRINDADE, G. M. S. (UFPA)

RESUMO: O Sistema de Desinfecção Solar da Água (SODIS) constitui-se em um eficiente método de
tratamento de água recomendado em comunidades carentes desprovidas de abastecimento de
água por rede pública. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo realizar
um estudo teórico, tipo revisão bibliográfica, sobre a importância da aplicação do
SODIS em comunidades ribeirinhas desprovidas de abastecimento público água. Este método
possibilita a melhoria a qualidade microbiológica da água através da inativação de
coliformes e outros microrganismos.

PALAVRAS CHAVES: água; comunidade; sodis.

INTRODUÇÃO: O sistema SODIS é um método de desinfecção de água a partir da irradiação solar. Ele é
de extrema importância para a melhoria de qualidade de água principalmente em
comunidades ribeirinhas desprovidas de água potável. O objetivo deste presente trabalho
consiste em mostrar através de uma pesquisa bibliográfica, a imensa importância do
sistema SODIS no processo de qualificação de água.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a composição deste trabalho, a metodologia utilizada teve como base uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo a respeito do funcionamento do sistema SODIS, bem como sobre a importância de sua utilização em comunidades desprovidas de água potável. Recomenda-se como metodologia para a aplicação do sistema que se faça contato com população ribeirinha para o fornecimento de informações sobre a importância do uso da água no cotidiano, assim como a necessidade de tratar a mesma através do processo de desinfecção, para que posteriormente sejam tomadas medidas para a implantação de fato do SODIS. Segundo Tordo (TORDO, O. C., Caracterização e avaliação do uso de águas de chuva para fins potáveis. Dissertação (Mestrado) Engenharia Ambiental. Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau, FURB. Santa Catarina, 2004) uma medida necessária consiste em higienizar garrafas PET (tereftalato de polietileno), e após a coleta de água as garrafas devem ser abertas e uma parte da água deve ser descartada para lavar a superfície da garrafa que ficará exposta ao sol. Encher completamente garrafas plásticas transparentes e deixar a água não tratada em garrafas PET expostas ao sol, no sentido horizontal, por até seis horas ininterruptas em dias ensolarados, também faz parte da aplicação do SODIS de acordo com Tomaz (TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis. Navegar São Paulo, 2003.). Após tratamento da água através da radiação por ultravioleta, os microorganismos são inativos tornando a água boa para o uso da comunidade ribeirinha. Desse modo, a pesquisa foi realizada via internet através da consulta de trabalhos como os já citados acima.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Cerca de 80% das doenças ocorridas em comunidades carentes estão associadas com a água. Essa alta incidência de doenças é explicada principalmente pela falta de saneamento básico, sendo mais afetadas as populações que vivem em localidades pobres. (MORETTO, C.; VIDAL, C. M. S. Uso do sistema SODIS para desinfecção de águas (<http://www.unicentro.br/graduacao/deamb/semana_estudos/pdf). Desse modo o sistema SODIS tem como vantagens em sua aplicação de ser um método de baixo custo, é de fácil operação e manutenção, podem ser gerenciadas e sustentadas pelos próprios ribeirinhos, não precisa de energia elétrica (EAWAG/SANDEC. Desinfección Solar del Água - Guia de Aplicación, Cochabamba, Bolívia. p80 2005). As desvantagens em sua aplicação consiste na não aceitação da população, ter que esperar seis horas consecutivas a água exposta a radiação solar e em dias chuvosos um dia. O estudo realizado mostra que este método possibilita a inativação de coliformes e outros microrganismos presentes na água não tratada, visto que é comprovada a destruição de microorganismos como vírus, bactérias e protozoários presentes na água e que são causadores de várias doenças que atingem comunidades ribeirinhas ao entrarem em contato com águas infectadas. Logo, é de grande importância o uso do sistema SODIS no processo de qualificação de água (MORETTO, C.; VIDAL, C. M. S. Uso do sistema SODIS para desinfecção de águas (<http://www.unicentro.br/graduacao/deamb/semana_estudos/pdf). Neste sentido, uma das alternativas a comunidades carentes para obtenção de água de boa qualidade do ponto de vista microbiológico é o método da desinfecção por radiação solar (SODIS – Solar Water Disinfection).

CONCLUSÕES: CONCLUSÃO:O SODIS se constitui em uma importante ferramenta para a superação de
problemas referentes ao uso da água, o que pode ser muito interessante para
comunidades que não dispõe de recursos financeiros, tanto para implementação de
sistemas de desinfecção, como para operação e manutenção dos mesmos.

AGRADECIMENTOS: Ao professor Afonso Mendes do ICEN/UFPA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: EAWAG/SANDEC. Desinfección Solar Del Água - Guia de Aplicación, Cochabamba, Bolívia. p80 2005.
MORETTO, C.; VIDAL, C. M. S. Uso do sistema sodis para desinfecção de águas. Disponível em < http://www.unicentro.br/graduacao/deamb/semana_estudos/pdf_09/USO%20DO%20SISTEMA%20SODIS%20PARA%20DESINFEC%C7%C3O%20DE%20%C1GUAS.pdf
TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis. Navegar São Paulo, 2003.
TORDO, O. C., Caracterização e avaliação do uso de águas de chuva para fins potáveis. Dissertação (Mestrado) Engenharia Ambiental. Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau, FURB. Santa Catarina, 2004.