ÁREA: Ambiental

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DA EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DE ÁGUA DE UM SHOPPING DE FORTALEZA

AUTORES: SILVA, A.M (UECE) ; PEREIRA, D.S. (UECE)

RESUMO: Este trabalho teve por objetivo principal determinar a eficiência de uma ETA, no tratamento de água para consumo humano, em um shopping localizado em Fortaleza, e como objetivo secundário a sua variação no período sazonal (verão e inverno). O tratamento da ETA utilizado para esse fim é o processo de coagulação-filtração e desinfecção. Foram realizadas análises diárias (pH, turbidez, cor, cloro residual, temperatura e condutividade) em sete pontos do sistema de distribuição de água tratada. Foram realizadas análises mensais de cloreto, sódio, potássio, ferro e coliformes totais e coliformes fecais. As amostras da água bruta (sem tratamento) foram coletadas em poços localizados nas imediações do shopping.

PALAVRAS CHAVES: tratamento de água, shopping

INTRODUÇÃO: O tratamento de água consiste em melhorar suas características organolépticas, físicas, químicas e bacteriológicas, a fim de que se torne adequada ao consumo humano. O conceito de potabilidade implica o atendimento a padrões mínimos, como os que são definidos pela portaria N.º 518 GM do Ministério da Saúde, exigidos para que a água a ser consumida não seja transmissora de doenças aos seres humanos. Diante disso, o conjunto das atividades humanas, cada vez mais diversificado, associado ao crescimento demográfico vem exigindo maior atenção às necessidades de uso de água para as mais diversas finalidades. O tratamento de água surge como uma opção adequada para o enfrentamento do problema relacionado à escassez de água, se constituindo em um importante instrumento de gestão ambiental. Com a globalização do mercado muitas empresas procuraram se modernizar, e como conseqüência, muitas empresas têm mudado seu paradigma de desenvolvimento, visão empresarial, seus objetivos, estratégia de investimento e de marketing e isso implica no aprimoramento de seus processos e produtos à nova realidade do mercado global, adotando práticas coerentes com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma demonstração de que os fatores ambientais vêm direcionando a forma de gestão das empresas é o aumento do número de certificações de sistemas de qualidade e meio ambiente, para que os consumidores possam identificar os produtos desenvolvidos com uma preocupação ambiental. (JUNIOR MARONI, 2006). A proximidade de estações de tratamento de água ás áreas de grande concentração é uma condição favorável para a implantação de programas de tratamento, uma vez que viabiliza adutoras e custos unitários de tratamento menores.

MATERIAL E MÉTODOS: A estação de tratamento esta localizada em um shopping da cidade de Fortaleza-CE. Foram realizadas análises diárias de: pH, turbidez, cor, condutividade, temperatura e cloro residual em sete pontos do sistema de distribuição de água tratada (ETA) e também análises mensais de coliformes totais - CT , E.coli, ferro, cloreto, sódio e potássio em pontos aleatórios do sistema, durante um período de 12 meses. As amostras da água bruta foram coletadas em poços artesianos nas imediações do shopping. Os testes para pH, turbidez, cor, condutividade, temperatura e cloro residual foram realizados no laboratório da própria empresa. Para analises do pH, usou-se um potenciômetro portátil. A turbidez foi determinada pelo método Nefelométrico utilizando-se turbidímetro de bancada, Tecnopon TB 1000. No ensaio de cor utilizou-se o aparelho colorímetro Nessler, com discos de cor calibrados. Na determinação da condutividade utilizou-se um condutivímetro de bancada, onde uma alíquota da amostra era adicionada a um béquer e introduzido o eletrodo, em seguida realizada a leitura. Para determinação dos íons sódio e potássio utilizou-se um fotômetro de chama Micronal modelo B462. As determinações de ferro total, em ppm ou mg/L, de acordo com o método colorimétrico da ortofenantrolina. Na determinação de dloretos em água foi utilizado o Método de Mohr. As análises microbiológicas (CT e E.coli,) foram realizadas por laboratório particular de Fortaleza determinados pelo Método cromogênico. Para análises de cloro residual livre foi inicialmente utilizado o método orto-tolidina substituído em seguida pelo usado o método DPD, em virtude do primeiro método ter sido proibido pelo Ministério da Saúde por conter substâncias potencialmente carcinogênicas.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na avaliação dos dados da água da rede de distribuição após o tratamento, observou-se, em alguns períodos do ano, a água tratada fora dos padrões de portabilidade da Portaria 518 do Ministério da Saúde como podemos ver no gráfico 3. Os resultados fora da legislação podem ser associados como reflexo dos altos valores de cor e turbidez neste período ou a manutenções realizadas nas tubulações do sistema no mesmo período ou ainda ao fenômeno conhecido como “capa rosa” que atinge alguns poços utilizados na captação. Esse último justifica o alto índice de ferro total na água bruta, sendo o processo de aeração o principal meio adotado para remoção do metal, se mostrando eficiente na maior parte do ano. Os valores da condutividade elétrica mostraram um nítido padrão de variação decorrente do ciclo hidrológico. Pode-se verificar no gráfico 4, que na época seca houve aumento da condutividade, chegando a média de 702,28 µS cm-1 antes do tratamento e média de 398,76 µS cm-1 para água após tratamento. Já no período de maior precipitação a condutividade diminuiu em média de 608,0 µS cm-1 e 236,55 µS cm-1 para água bruta e tratada, respectivamente. A condutividade da água tende a aumentar com a elevação da temperatura e com a maior concentração de íons dissolvidos. (FEITOSA,2000). Os valores para Na+/K+ e Cl- se mostraram dentro da legislação como pode ser visto no gráfico 5 e 6, respectivamente. Conforme se pode ver, no gráfico 7, os valores do pH oscilaram em média entre 5,66 a 7,14 para a água bruta e 8,44 a 7,09 após o tratamento. O processo de decomposição da matéria orgânica reduz o pH pelo aumento da concentração de gás carbônico que, ao dissolver-se na água, forma o ácido carbônico. O teor de cloro residual livre se mostrou dentro dos limites aceitáveis.





CONCLUSÕES: Com relação a determinação da eficiência do tratamento de água no shopping, a água apresentou boa condição de coagulação, conforme demonstrado pelos ensaios de JAR TEST. O processo físico-químico com sistema de coagulação e filtração, apresentou redução significativa nos parâmetros de cor, turbidez, ferro, parâmetros estes de grande importância para analise de eficiência do sistema proposto. O processo físico-químico também apresentou resultados satisfatórios na redução de parâmetros como cloreto, sódio e potássio tornando a água tratada dentro dos padrões.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ENASA. Tratamento de água industrial. Disponível
em:<http://enasa.com.br/tratamentode-agua.php>. Acesso em: 28 ago. 2007.
ESTEVES, F. A. Fundamento da limnologia. 2. ed. Rio de Janeiro: terciência, FINEP, 1998.
JUNIOR MARONI, Romário. Reúso de água em indústria metalúrgica rolamenteira – estudo de caso da SKF do Brasil Ltda. - São Paulo, 2006. p. 1-5.
PASTOR, J.R; CARVALHO, A.R.P.; ZIBORDI, G. Tratamento químico para estações de tratamento de água. Kurita Soluções em Engenharia de Tratamento de Água. Disponível
em:< http://www.kurita.com.br >. Acesso em: 28 set. 2007.
SABESP- Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, disponível em http://w.w.w.sabesp.com.br>. Acesso em: 10 ago. 2010.