ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Visão ambiental adquirida no ensino médio de escolas de Teresina

AUTORES: URQUISA, C.C.C (UFPI) ; SANTOS, K. (UFPI) ; MOITA NETO, J. M. (UFPI) ; ALENCAR, H.A.C. ()

RESUMO: Questões ambientais têm recebido cada vez mais espaço nas discussões em todas as áreas
da ciência, portanto, é necessário que a população esteja informada sobre os problemas
ambientais. Sendo assim, nosso objetivo é aferir o nível de conhecimento dos alunos do
ensino médio de escolas de Teresina em relação aos problemas ambientais de ordem local,
regional e global. A partir do estudo comparativo entre as respostas que julgamos
adequadas com as obtidas na pesquisa, percebeu-se que os entrevistados são hábeis
apenas para expressar sobre as temáticas locais.

PALAVRAS CHAVES: questões ambientais, escola.

INTRODUÇÃO: As questões ambientais têm recebido cada vez mais espaço nas discussões em todas as
áreas do conhecimento atingindo amplamente a sociedade atual devido aos diversos
problemas identificados na biosfera. É necessário que a população tenha conhecimento
destes problemas ambientais, para ter condições de opinar e cobrar atitudes das
autoridades responsáveis. A mídia tem feito este trabalho de divulgação com pouco
cuidado na formação, além disso, nem sempre o faz com a devida imparcialidade.
A escola é o local ideal para se promover os conceitos científicos referentes às
questões ambientais, bem como os fenômenos climáticos causados pela ação
antropogênica. Dessa forma entendemos que as disciplinas escolares podem desempenhar
o papel de elo entre o conhecimento científico e a ação cidadã nas tomadas de
decisões e na atitude responsável para com o meio ambiente.
Problemáticas ambientais de ordem global demandam ações mitigadoras de mesma
proporção, dessa forma o cidadão comum não se sente capaz de atuar efetivamente no
enfretamento das problemáticas, entretanto as questões de âmbito local são mais
presentes no cotidiano das pessoas e seu comportamento corrobora diretamente para o
agravamento ou abrandamento destes problemas (PENTEADO, 2007).
O objetivo deste trabalho é aferir o nível de conhecimento dos alunos do ensino médio
de escolas de Teresina em relação aos problemas ambientais de ordem local, regional e
global.


MATERIAL E MÉTODOS: Baseado no número de alunos do ensino médio da rede pública estadual e privada da
cidade de Teresina obtida no Censo escolar 2010, calculou-se o tamanho da amostra
investigada utilizando o nível de confiança de 95% e admitindo uma margem de erro de
4%. O tamanho da amostra assim obtida foi proporcionalmente distribuída considerando
as quatro zonas da cidade e a dependência (pública/privada) das escolas. A escolha
das escolas foi obtida aleatoriamente a partir da lista de escolas participantes do
Censo Escolar.
O questionário foi aplicado a 152 alunos, sendo 30 alunos de escola pública e
8 alunos de escola privada das 4 regiões da cidade.
O questionário foi composto por 21 questões que versavam sobre temáticas de
âmbito local, regional e global, cada qual contendo afirmativas para qual o aluno
deveria expressar o seu grau de concordância. Usando a escala Likert foram oferecidas
as seguintes alternativas: concordo totalmente, concordo parcialmente, não concordo
nem discordo, discordo parcialmente ou discordo totalmente.
Os dados foram armazenados e tratados estatisticamente usando o programa SPSS, onde
este compilou as frequências das respostas informadas pelos alunos, em seguida, fez-
se o estudo comparativo entre as respostas que julgamos adequadas com as obtidas na
pesquisa. Utilizou-se o software Excel para fazer os gráficos que foram utilizados
para ilustrar os resultados da pesquisa.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: As respostas dadas pelos alunos acerca das afirmativas sugeridas demonstraram que
existem muitos problemas entre o que é ministrado em sala de aula e a capacidade dos
alunos de correlacionarem com problemas ambientais.
De maneira geral, os entrevistados souberam responder satisfatoriamente as
questões que se referiam as temáticas locais, o que não foi verificado para as
temáticas de âmbito regional e local, destacando-se a falta de opinião sobre a
integração da Bacia do Rio São Francisco, uma temática largamente tratada nos
veículos de comunicação.
Nas afirmativas que utilizavam termos técnicos, tais como: assoreamento,
efluentes, coleta seletiva, observou-se a variedade de respostas, isto indica a falta
de conhecimentos dos conceitos fundamentais ao que tange as questões ambientais.
A falta de posicionamento diante de temáticas controversas e a carência de
visão crítica também foram aspectos observados no confrontamento das respostas.


CONCLUSÕES: Transparece nas respostas o senso comum como subsídio as temáticas que necessariamente
demandam conhecimentos técnicos científicos para uma resposta satisfatória.
Os jovens de Teresina são hábeis apenas para expressar sobre as temáticas ambientais
locais, não mostrando a mesma desenvoltura para opinar sobre temáticas regionais e de
âmbito global, principalmente aquelas de caráter controverso.
Não houve diferença entre as respostas apresentadas por estudantes de diferentes zonas
da cidade. Também não houve diferença apreciável com jovens da escola pública e
privada.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PENTEADO, H.D. Meio Ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez Editora. 6ª ed. 2007.