ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Projeto de Educação Ambiental: Trabalhando a temática “Energia e Meio Ambiente” no Ensino Médio.

AUTORES: SILVA,E.L. (FAMASUL) ; PEREIRA,A.L. (FAMASUL) ; OLIVEIRA,J.W.B. (FAMASUL) ; FERNANDES,E.L. (FAMASUL) ; SILVA,E.E. (UFRPE) ; SILVA,M.A. (FAMASUL) ; MOURA,A.A.B. (FAMASUL)

RESUMO: Este trabalho apresenta um projeto de Educação Ambiental realizado na Escola Estadual Leobaldo Soares da Silva por professores de química do estado de Pernambuco, com alunos do ensino médio do programa de correção de fluxo travessia. Os alunos passaram a ser os agentes ativos em sensibilizar a sua comunidade para com o uso da energia bem como apresentaram novas forma de obtenção de energia. Os resultados foram apreciados não só na culminância do projeto pela exposição convicta e embasada no conhecimento adquirido mais também pelos depoimentos posteriores que demonstraram o aprimoramento da consciência ambiental do educandos.



PALAVRAS CHAVES: educação ambiental,energia,agente ativos

INTRODUÇÃO: A crescente preocupação com o ambiente vem tomando proposições significativas na sociedade atual. Tornam-se mais um papel da escola orientar, conduzir e sensibilizar a consciências dos seus educandos para assuntos tocantes ao ambiente. Para Anna Carvalho (1999) uma das formas de conseguir isto é retirando o aluno de sua posição passiva por fornecer subsídios que o tornem capaz de ver, agir e julgar a solução para uma situação problema. Assim preocupados com o desenvolvimento de seres capazes de interferir na sociedade foi desenvolvido Estadual Leobaldo Soares da Silva (E.L.S.S.) o projeto energia e meio ambiente, objetivando tornar os alunos atuantes no seu meio social por promover o uso consciente da energia elétrica bem como apresentar novas formas de energia (solar e eólica) que podem ser usadas em beneficio próprio e do meio ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Leobaldo Soares da Silva, (E.L.S.S.), com as turmas A, B, C do programa travessia ensino médio no período de março a julho de 2010. O mesmo foi desenvolvido em três etapas. A 1ª etapa: os educadores realizaram a organização de grupos coordenadores com cinco (5) alunos por turma, este foi o elo de interação entre o grande grupo e os professores. Na 2ª etapa: o grupo coordenado passou a orientar o grande grupo na realização da pesquisa e desenvolvimento da idéias e estratégias para realização da intervenção com a comunidade nesta etapa eles não só foram subsidiados por aulas teóricas mais também os professores trabalharam ativamente no processo de construção do conhecimento envolvido com o assunto abordado. A 3ª e ultima etapa foi à culminância do projeto com a comunidade Barra Guabirabense os alunos promoveram palestras e apresentações com protótipos que não só alertavam para necessidade de mudanças dos hábitos de consumo de energia mais também traziam conhecimento sobre novas formas limpas de obtenção de energia.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto tinha múltiplos objetivos dentre eles estavam torna o aluno agente ativo no processo de ensino-apredizagem. Segundo DIAS (2003) para isto é necessário o aluno seja “conduzido no processo de aprendizado por meio de atividades que vão além das atividades tradicionais”. Ao torna o aluno o responsável por orienta sua comunidade para questões ambientais apontando a ela não só as mudanças mais mostrando os benéficos que eles produziriam o objetivo não só foi alcançado e superado visto que depoimentos obtidos apos a culminância do projeto demonstra claramente isto:
Os beneficios desta envolvimento do alunado com sua comunidade também foi primordial visto que são sabedores das necessidades,desenvolveram dicas do uso da enrgia eletrica precisas e apresentaram a energia eolica e solar de forma plasivel e aplicavel a comunidada.A nova postura dos alunos e por extensão da comunidade escolar para com o uso de energia elétrica foi significativa além que o conhecimento obtido durantes as pesquisas aulas do projeto viabilizaram ampliação da consciência ambiental.





CONCLUSÕES: O desenvolvimento de atividade que o aluno tenha interação com sua comunidade como membro de transformação viabiliza não só um ganho de conhecimentos científicos mais amplia isso para um ganho de conhecimento cientifico aplicado ao cotidiano em contribuição com o meio ambiente. Assim dando pleno sentido as palavras: Aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser;os pilares norteadores da educação brasileira

AGRADECIMENTOS: E.L.S.S. Alunos programa travessia ensino médio

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, Anna, M.P. et al.Termodinâmica: um ensino por investigação.São Paulo 1999.
DIAS, Marcelo V. et al. Corantes Naturais. Química Nova na Escola n. 17, maio de 2003.