ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Aplicação do Projeto PIBID-CAPES do IFRN Campus Apodi-RN na Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Torres de Apodi-RN.

AUTORES: FERNANADES, P.R.N (IFRN) ; COSTA, A.K.P. (IFRN) ; LIMA, J.D.F. (IFRN) ; MOURA, L. F. (IFRN) ; TORRES, M.M. (IFRN) ; CANUTO, O.C. (IFRN) ; BRILHANTE, S.E.T. (IFRN) ; JALES, W.F.B. (IFRN) ; MOREIRA, E.F. (EEPMZGT) ; FILHO, A.F.S. (EEPMZGT)

RESUMO: Este trabalho trata das ações iniciais desenvolvidas pelos alunos bolsistas do Projeto do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID/CAPES do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN Campus Apodi nessa Escola Estadual atendida pelo projeto. Realizou-se a confecção de mateiais de limpeza e de um jogo didático, após essas ações aplicou-se questionários aos alunos. Com os dados obtidos das respostas dos alunos foi possível os bolsistas conhecer melhor a realidade dos alunos a serem trabalhados, bem como os níveis de aprendizagem e aceitaçao da metodologia apresentada pelos bolsistas.

PALAVRAS CHAVES: pibid, escola estadual, ações didáticas

INTRODUÇÃO: O mundo tem sofrido um rápido processo de evolução científica e tecnológica proporcionado pela grande produção em ciências e tecnologia. Por outro lado, o ensino de ciências, especificamente a Química, tem se mostrado deficiente e o fracasso escolar não pode ser simplesmente relacionado aos alunos (SCHNETZLER, 2002).
Torna-se necessário, portanto, a pesquisa em Educação Química e a busca, a partir da compreensão de como se dá a construção do conhecimento químico nos estudantes, de abordagens metodológicas racionalmente concebidas, e a sua constante avaliação (ZANON e col. 2008). A falta de interesse dos alunos pode estar relacionada à abordagem tradicional do processo educativo como transmissão - recepção de informações, a falta de contextualização e a necessidade de memorização. Assim, assuntos que constituem a base de uma determinada área do conhecimento, como é o caso dos mais variados conteúdos do 1º ano do ensino médio de química, podem não ser bem assimilados, e assim comprometer o aprendizado dos próximos conteúdos a serem abordados. Nesse contexo o presente trabalho aborda as atividades iniciais do Projeto PIBID-CAPES (Programa de Bolsas de Iniciação a Docência) do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN Campus Apodi na Escola EstaduaL Professora Maria Zenilda Gama Torres de Apodi-RN.


MATERIAL E MÉTODOS: Com o intuito de relacionar os conteídos estudados com o cotidiano dos alunos foram produzidos materiais de limpeza (desinfetante, água sanitária e sabão) utilizando materiais reaproveitados na escola atendida. com as seguintes formulações e modo de preparo:
1. Desinfetante

*20 L de água;
*100 ml de óleo de pinho ou eucalipto;
*100 ml de formol;
*100 ml de brancol;
*corante e essência a gosto.

Em um recipiente reciclado juntou-se o formol com o brancol, em outro recipiente dissolveu-se o óleo de pinho no corante. Adicionou-se as duas misturas em uma lata com 20L de água.

2. Água Sanitária

2,5 L de água
10 g de barrilha
500 mL de hipoclorito de sódio
5 mL de soda cáustica 50 %

Em um recipiente reciclado adicionou-se 200mL de água e 500mL de hipoclorito de sódio e agitou-se. Em seguida adicionou-se 10g barrilha e 5mL de soda cáustica, completou-se o volume de água e reservou-se por 24 horas antes de embalar.

3. Sabão com óleo de cozinha
- 4 litros de óleo comestível usado;
- 2 litros de água;
- ½ copo de sabão em pó;
- 1 kg de soda cáustica;
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

Esquentou-se a água. Separarou-se meio litro e dissolveu-se o sabão em pó. Dissolveu-se a soda cáustica na água restante. Adicionou-se lentamente as duas soluções ao óleo e agitou-se durante 20 minutos. Adicionou-se a essência e despejou-se nas fôrmas escolhidas. Desenformou-se apenas no dia seguinte.

Os alunos-bolsistas também desenvolveram um jogo didático, o QUI MICO (jogo de cartas) para a aplicação no ensino dos principais equipamentos e vidrarias utilizados em laboratório. Após essas ações aplicou-se questionários seguindo o padrão de 15 alunos em cada série, com isso avaliou-se o aprendizado e a aceitação da nova metodologia proposta.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A fabricação dos produtos foi contextualizada com a matéria de Química Orgânica apresentada pelo professor na sala de aula e com outras disciplinas, Figuras 1.


Figura 1. Produção dos materiais de limpeza.

Em questionário aplicado após a produção desses materiais obteve-se os seguintes resultados: a maioria dos alunos atendidos consideram a prática da produção dos materiais foi mais facilitador do aprendizado dos conteúdos estudados e que a produção dos materiais de limpeza pode servir como uma opção de complementação da renda familiar. 92% dos alunos responderam que a prática deve estar presente na prática pedagógica do professor e 96% consideraram que a prática é uma ferramenta motivante para o ensino de Química Orgânica.

Além dos Produtos de Limpeza os alunos-bolsistas também desenvolveram um jogo didático, o QUI MICO (jogo de cartas), após a aplicação do jogo os alunos atendidos responderam um questionário sobre o jogo e seu aprendizado, com isso obteve-se que a maioria respondeu que aprenderiam com mais facilidade com a utilização do jogo didático. 95% dos alunos responderam que o jogo didático deve estar presente na prática pedagógica do professor e que o jogo didático é uma ferramenta motivante para o ensino de Química.



CONCLUSÕES: As ações realizadas com o projeto promovem uma melhor formação dos alunos bolsistas envolvidos, bem como a melhoria do aprendizado dos alunos da Rede Estadual atendidos pelo projeto. Os alunos atendidos destacam a vivência com a prática em Química com a produção dos materiais de limpeza. Em relação aos aspectos educacionais houve uma melhoria no rendimento acadêmico dos alunos bolsistas e um incentivo maior para atuarem na docência, Houve uma melhoria do rendimento escolar dos alunos da Escola Estadual atendida pelo Projeto PIDID do curso de Licenciatura em Química do IFRN-Campus Apodi.

AGRADECIMENTOS: Os professores supervisores e os alunos bolsistas ficaram gratos a Escola Estadual Professora Maria Zenilda da Gama Torres e a CAPES pelo apoio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. (Lei 10,172/2001) Plano Nacional de Educação. Brasília, DF. 2001. Internet. Em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm> Acesso em 15 de fev. 2011.
SCHNETZLER, R.P., A Pesquisa em ensino de química no Brasil: Conquistas e perspectivas. Química Nova. v. 25, 1, p. 14-24, 2002.
ZANON, D. A. V., GUERREIRO, M. A. S., OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v.13, n.1, p. 72-81, 2008.