ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – UAB PÓLO CAXIAS – MA

AUTORES: OLIVEIRA, M.M. (IFMA) ; REGINA, E. (IFMA) ; SANTOS,M.B. () ; CRUZ, M. DE J. (IFMA) ; FILHO, N. (IFMA) ; LAGES, R. (IFMA) ; OLIVEIRA, P. (IFMA)

RESUMO: No Ensino Médio a disciplina de Química ministrada ainda se utiliza de recursos tradicionais, com isso gera antipatia pela mesma e pelo professor. No entanto, a inovação do ensino aplicando atividades lúdicas em sala de aula, resulta em confirmar uma melhor proximidade, despertando a curiosidade em aprender química de forma dinâmica e descontraída conforme avaliação com os demais alunos da turma de Licenciatura em Química. Isso faz com que o professor e aluno requeiram força de vontade em propor e participar dessas atividades desafiadoras objetivando motivação, estímulo ao processo de construção do conhecimento e aprendizagem. Foi com esse intuito que os alunos do curso de Licenciatura em Química da UAB pólo Caxias, desenvolveram uma aula diferente relacionado ao tópico de soluções.

PALAVRAS CHAVES: lúdico, ensino de química, uab

INTRODUÇÃO: A realidade das escolas e suas ações perante a comunidade prevalecem métodos do passado os quais os alunos vão para escola se isolam em suas salas e memorizam os conceitos ministrados. No entanto o lúdico vem proporcionar o prazer e o esforço espontâneo do aluno, bem como a afetividade e o trabalho em grupo. Com isso, o mesmo deve ser inserido como impulsor nos trabalhos escolares. Segundo Melo (2005), vários estudos a respeito de atividades lúdicas vem comprovar que, além de ser fonte de prazer e descoberta para o aluno é a tradução do contexto sócio - cultural - histórico refletido na cultura. A contemporaneidade da escola é, pois uma novidade social e cultural. Nesse novo espaço institucional, o desempenho do professor não mais pode ser pensado como uma simples questão de formação teórica de alguém que ensina como também o desempenho do aluno não mais pode ser considerada como uma simples questão motivação e de esforços individuais. A Escola de hoje é uma ruptura com a escola do passado, sempre inspirada numa visão acelerada da relação pedagógica (AZANHA, 2004). O objetivo da atividade lúdica não é apenas levar o aluno a memorizar mais facilmente o assunto abordado, mas sim induzir o raciocínio do aluno, a reflexão, o pensamento e consequentemente a construção do seu conhecimento, onde promove a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor. Além do desenvolvimento de habilidades necessárias às práticas educacionais da atualidade. Neste trabalho relata-se uma experiência didática desenvolvida no Instituto Federal do Maranhão na modalidade EAD (Ensino a Distância) pólo UAB (Universidade Aberta do Brasil) na cidade de Caxias - MA, com alunos do 2º Período de Licenciatura em Química.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi solicitado na disciplina de Química Geral II, que os alunos desenvolvessem uma atividade que relacionasse alguns conteúdos da disciplina de Química no 9º ano de forma lúdica. Surgiu entre um dos grupos a idéia de uma encenação utilizando algo em que rotineiramente os demais alunos se deparavam e que provavelmente passava despercebido em seu dia a dia. Foi então escolhido o assunto sobre soluções, o qual o grupo já possuía domínio e os materiais (garrafas pet, copos, açúcar, sucos artificiais, colher, toalha de mesa e água) serem de fácil acesso. Assim propoe-se uma cena ocorrida em uma lanchonete de uma escola.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade foi desenvolvida em sala de aula, na qual os alunos encenaram uma situação do cotidiano, relacionada à relação soluto/solvente, representando soluções diluídas, saturadas e supersaturadas, respectivamente, utilizando suco em pó e açúcar, no qual os clientes avaliavam o paladar da mistura (Figura 1).
Figura 1: Encenação da aula de soluções.
Após a apresentação, buscou-se a opinião dos demais alunos. Vários falaram que o método usado melhora o entendimento do assunto e que foi uma boa explanação relacionada ao cotidiano. O método lúdico foi carismático, interessante, diferente, instigante e incentivador para o aprendizado do aluno no ponto de vista pedagógico, afirmaram alguns deles. A busca de novas alternativas para o Ensino de Ciências tem se mostrado eficiente no sentido de minimizar as tensões, angústias e insegurança dos alunos, que são advindos de um ensino fragmentado que lhes impede de enxergar uma realidade e os impossibilita de pensar (ABILIO; GUERRA, 2005).




CONCLUSÕES: Diante do método apresentado, observou-se o possível aprendizado da química de forma diferente. Rever métodos de aplicar o conteúdo no ensino é de suma importância para despertar o interesse do aluno, pois de acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos, favorece a aquisição e construção de conhecimentos, bem como uma boa aceitação da disciplina.

AGRADECIMENTOS: Ao IFMA e a UAB.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABÍLIO, F. J. P.; GUERRA, R. A. T. (Org.). A Questão Ambiental no Ensino de Ciências e a Formação Continuada de Professores de Ensino Fundamental. João Pessoa – PB: Editora Universitária / UFPB, 2005. 130p.
AZANHA, J. M. P. Uma reflexão sobre a formação do professor da escola básica. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 30, n. 2, Aug. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022004000200016&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 Abr. 2011. doi: 10.1590/S1517-97022004000200016.
MELO, C. M. R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento (continuação). Información Filosófica. v. 2, n. 1, p. 128-137, 2005.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto Ciclos: Apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.