ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A TABELA PERIÓDICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2012.

AUTORES: RODRIGUES, M. M. (UFU) ; FERREIRA, M. N. (UFU) ; HYPPÓLITO, M. P. (UFU) ; CUNHA, R. A. (UFU) ; GARCÊS, B. P. (UFU)

RESUMO: A tabela periódica é um dos conteúdos de Química mais importantes estudados por alunos do ensino médio. A partir deste estudo os alunos têm embasamento teórico para discutir diferentes assuntos, principalmente no que diz respeito à química e a sociedade onde vivem. A tabela periódica é uma distribuição dos elementos químicos de acordo com uma lei periódica, baseada no nº atômico do mesmo. Ela é muito útil para prever vários comportamentos dos elementos entre os grupos e períodos. Neste trabalho foi realizada uma análise do conteúdo da tabela periódica nos livros didáticos de química aprovados pelo MEC no PNLD 2012. Foram analisados os seguintes aspectos: Conteúdo que precede; Histórico; A tabela a partir de orbitais e números quânticos; Estrutura da tabela e Propriedades periódicas.



PALAVRAS CHAVES: tabela periódica, livros didáticos, pnld 2012.

INTRODUÇÃO: A tabela periódica consiste em um ordenamento dos elementos químicos em linhas e colunas de acordo com algumas de suas propriedades químicas e físicas. Este ordenamento foi proposto por Dmitri Mendeleiev em 1869 em seu livro “Princípios de Química”. Porém antes desta proposição, várias idéias de organização já haviam sido estudadas, desde a listagem de Lavoisier em 1789 que continha 33 elementos. Desde então esta foi melhorada até chegar aos modelos atuais. A tabela é muito importante no estudo de química, pois facilita a compreensão de vários fenômenos como, por exemplo, a reatividade dos elementos, através de propriedades periódicas como o raio atômico, a energia de ionização, a eletronegatividade entre outras. O principal objetivo do ensino de química no ensino médio é fazer com que os alunos compreendam as transformações químicas e físicas que ocorrem no mundo de forma abrangente, assim eles estarão aptos a ligar informações para entender os fenômenos que ocorrem no seu dia-a-dia, para isto é essencial que o estudo da tabela periódico seja feito de forma eficaz e, portanto, este assunto deve ser bem tratado nos livros didáticos de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram analisados os cinco livros didáticos de química aprovados pelo Ministério da Educação para o Programa Nacional do Livro Didático 2012. Livro A: Química; Andréa Horta Machado e Eduardo Fleury Mortimer, Editora Scipione, volume 1. Livro B: Química na abordagem do cotidiano; Eduardo Leite do Canto e Francisco Miragaia Peruzzo, Editora Moderna, volume 1. Livro C: Ser Protagonista Química; Julio César Foschini Lisboa, Editora SM, volume 1. Livro D: Química para a nova geração – Química cidadã; PEQUIS - Gerson de Souza Mol, Editora Nova Geração, volume 1. Livro E: Química – Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia; Martha Reis, Editora FTD, volume 1. Os itens analisados foram: 1. Conteúdo que precede: 1.1. Distribuição eletrônica; 1.2. Modelo atômico de Bohr e atual; 2. História: 2.1. Tríades de Dobereiner; 2.2 Parafuso telúrico de Chancourtois; 2.3 Lei das oitavas de Newlands; 2.4. A tabela de Mendeleiev; 3. Orbitais e números quânticos: 3.1. Orbitais; 3.2. Números Quânticos; 4. Estrutura da tabela: 4.1. Estados físicos dos elementos; 4.2. Divisão em metais e ametais; 4.3. Abordagem da massa atômica relativa; 4.4. Aspectos visuais; 4.5. Relação com o cotidiano; 5. Propriedades periódicas; 5.1. Completas ou incompletas; 5.2. Relação entre elas; 5.3. Relação com o modelo de Bohr; 5.4. Aspectos visuais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Algumas observações sobre a análise: No item 1, o livro A apresenta a distribuição eletrônica e o modelo atômico de Bohr, porém após o conteúdo da tabela periódica. No item 2, todos os livros abordam bem esta história, porém o livro que melhor aborda é o livro D que fala desde o Big Bang até a descoberta dos novos elementos químicos, passando por todas as classificações anteriores a Mendeleiev-Meyer. No item 4, o livro B está classificado como ± pois apresenta os estados físicos, a divisão entre metais e ametais e a massa atômica relativa porém em tabelas diferentes, sendo que ainda utiliza a divisão de semi-metais e a massa atômica relativa está com apenas uma casa decimal.





CONCLUSÕES: De acordo com a metodologia proposta, o livro mais completo no assunto de tabela periódica para os alunos é o livro A. Os únicos aspectos negativos deste livro são a ausência de relação dos elementos da tabela periódica com o cotidiano, e o fato das propriedades periódicas estarem incompletas. Esta análise não pode ser a única a ser levada em consideração para a escolha de um livro didático para o ensino médio, pois devem ser analisados outros conteúdos e assim escolher o livro mais completo, porém os professores podem utilizar esta para preparar suas aulas de acordo com o livro mais adequado

AGRADECIMENTOS: Agradecemos às Editoras Scipione, Moderna, SM, FTD e Nova Geração por ceder os livros para análise e à FAPEMIG pelo apoio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CANTO, E. L.; PERUZZO, F. M.; Química na abordagem do cotidiano. v. 1, Editora Moderna. 2011.
LISBOA, J. C. F.; Ser Protagonista Química. v. 1, Editora SM. 2011
MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F.; Química. v. 1, Editora Scipione. 2011.
MOL, G. S.; et al; Química para a nova geração – Química cidadã. v. 1, Editora Nova Geração, 2011.
REIS, M.; Química – Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia. v. 1, Editora FTD, 2011.