ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ABORDAGEM DA CARGA NUCLEAR EFETIVA NOS LIVROS DE ENSINO MÉDIO

AUTORES: VALADÃO, J.S. (IFPI) ; SOUSA, L.S. (UFPI) ; MATEUS, F. (IFPI) ; ALMEIDA, I.C (IFPI) ; OLIVEIRA, D.S. (IFPI)

RESUMO: Os livros de química do ensino médio abordam de forma clara e objetiva o conteúdo referente à classificação periódica dos elementos, de tal maneira que são classificadas propriedades periódicas e aperiódicas para os elementos químicos em questão. No entanto o conceito de Carga Nuclear Efetiva a partir do fator de blindagem e das regras de Slater não é mencionado, de modo que os professores do 1º ano desta modalidade de ensino da educação básica, pouco exploram estes assuntos de tamanha importância na compreensão de algumas propriedades periódicas. Nesta perspectiva o presente trabalho buscou-se evidenciar a importância dos livros do ensino médio em apresentarem estes conceitos em questão, avaliando o interesse dos professores em ministrá-los bem como o conhecimento por parte dos alunos.



PALAVRAS CHAVES: livros, carga nuclear efetiva, ensino médio.

INTRODUÇÃO: A carga nuclear líquida que atrai o elétron é denominada carga nuclear efetiva, representada por Zef e Z*. Em 1930, J. C. Slater formulou uma série de regras empíricas para determinar o efeito de blindagem (S), objetivando calcular a carga nuclear efetiva dos átomos e íons. Geralmente, as regras de Slater são muito úteis para correlacionar a carga nuclear efetiva com propriedades tais como raio atômico e eletronegatividade ao longo das linhas da Tabela Periódica. (DUARTE, 2003). É importante que o professor conheça e explique o conceito de carga nuclear efetiva para os alunos entenderem a relação entre o aumento desta carga e a diminuição do raio atômico dos elementos da tabela periódica. O raio atômico e a carga nuclear efetiva são parâmetros utilizados para entender a variação da energia de ionização e afinidade eletrônica. A sequência rígida de conteúdos, conforme o plano pedagógico da escola ainda é seguido pela maioria dos docentes e isto se torna um ponto negativo na disciplina de química, quando é possível trabalhar de uma forma geral relacionando diversos conceitos químicos entre si. Os professores devem ficar atentos ao fato de que “o todo tem qualidades ou propriedades que não são encontradas nas partes, se estas estiverem isoladas uma das outras, e certas qualidades ou propriedades das partes podem ser inibidas pelas restrições provenientes do todo”, ou seja, “é preciso efetivamente recompor o todo para conhecer as partes”. (MORIN, 2002, p.37). O presente trabalho objetivou-se identificar através de questionários se os alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Residencial Pedra Mole conhecem a importância da carga nuclear efetiva no que compete à compreensão das propriedades periódicas dos elementos químicos.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta proposta metodológica foi aplicada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Residencial Pedra Mole na cidade de Teresina, estes alunos eram do turno da noite. Foram aplicados dois tipos de questionários, cada um com questões específicas, sendo um questionário para os alunos e outro para professores. O questionário serviu para se observar o conhecimento dos alunos sobre a importância de relacionar a carga nuclear efetiva com outras propriedades periódicas e avaliar a metodologia desenvolvida pelos professores que responderam o questionário. Por fim, foi realizada uma discussão sobre a importância do conceito de carga nuclear efetiva e efeito de blindagem para compreensão de algumas propriedades periódicas como: energia de ionização e afinidade eletrônica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a análise dos dados obtidos pelos questionários, verificou-se que apenas 4 dos 35 alunos que responderam o questionário, conseguiram acertar somente duas questões em um total de seis. Isso mostra o desconhecimento de conceitos químicos importantes no propósito de se obter uma aprendizagem significativa, uma vez que, o aluno só poderá construir um conceito sobre algo, a partir da construção desses conceitos e fatos percebidos. Nessa fase, o professor deve facilitar esta síntese, sendo que de fato a análise do questionário que foi aplicado a dois professores mostrou que há uma preocupação por parte dos mesmos em compreenderem o conteúdo e terem receio de não conseguirem mostrar de forma simples e correta sua abordagem para os alunos do 1ª ano do ensino médio da Unidade Escolar Residencial Pedra Mole e isto foi o motivo pelo qual os mesmos não ministraram estes assuntos. Ainda em relação ao questionário, os professores ministraram apenas os assuntos que o livro continha, vale ressaltar que o livro de química utilizado na escola não citava nenhum dos termos: carga nuclear efetiva, efeito de blindagem, e as regras de Slater.

CONCLUSÕES: A citação de conceitos importantes nos livros de química do ensino médio ainda está por se realizar totalmente, como mostrado no presente trabalho, alguns termos facilitariam o aprendizado dos alunos, no que compete ao estudo das propriedades periódicas, porém os livros não abordam esses termos. Cabe ao profissional docente o contínuo interesse em trabalhar alguns termos para melhorar o aprendizado dos alunos, estando sempre atentos a intervenções na sala de aula, quando o livro não atender as necessidades, no que se refere a assuntos propostos no âmbito de uma aprendizagem significativa.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DUARTE, H. A. Carga nuclear efetiva e sua conseqüência para a Compreensão da Estrutura Eletrônica dos Átomos. Química Nova na Escola. n.17, p. 23, maio, 2003.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002.