ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE O CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO

AUTORES: RODRIGUES, A.W. (UFS) ; COSTA, A. S. (UFS) ; OLIVEIRA, K. B. (UFS) ; MELO, R.M. (UFS)

RESUMO: RESUMO: Devido a problemática no conceito de equilíbrio químico entre os estudantes foi
realizado uma pesquisa para avaliar as concepções alternativas de estudantes do ensino
médio de Aracaju de escolas particulares e do PRESEED (Pré-vestibular da Secretaria de
Estado da Educação) acerca do tema equilíbrio químico. Para isso foi utilizado um
questionário estruturado composto por cinco perguntas e um tempo máximo para resposta
de 20 minutos. Verificando os resultados obtidos na pesquisa realizada, os alunos tem
dificuldade em representar as notações químicas de forma correta, a representação
microscópica de reações químicas do fenômeno proposto pelo trabalho, dentre outros.
Constatando-se a necessidade de uma melhor qualificação dos professores em se tratando
de sua pratica pedagógica.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chaves: equilíbrio químico, concepções alternativas.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O conceito de equilíbrio químico tem sido apontado por muitos autores
como problemático para o ensino e a aprendizagem (MASKILL, et al. 1989), pois o mesmo
requer um conhecimento prévio, como também a capacidade do pensar microscópico
(SOUZA, et al. 2008). Em consonância com essas idéias as principais dificuldades de
compreensão citadas na literatura são: Equilíbrio químico estático e não dinâmico;
Aplicação indiscriminada do principio de Le Chatelier; A coexistência dos reagentes e
produtos em um mesmo recipiente; Igualdade das velocidades de reação de formação de
produtos, a reconstituição de reagentes; Igualdade da concentração de reagentes e
produtos no estado de equilíbrio. Mesmo que o estudo das concepções alternativas não
seja uma novidade (BARKER, 2000), pouco dos seus resultados tem chegado efetivamente
à sala de aula, tanto do nível médio quanto do nível superior (SILVA, et al., 2005).
Entretanto modelos, analogias e simulações computacionais têm sido desenvolvidos para
ajudar os alunos a entenderem o conteúdo, visando fundamentar conclusões sobre em que
medida os modelos de ensino apresentados nos livros didáticos cumprem realmente tal
função. Com base no que foi apresentado surge à necessidade de uma nova dinâmica
educacional para o ensino do conceito de equilíbrio químico visando o melhor
entendimento por parte dos alunos de forma a desenvolver neles o raciocínio teórico-
abstrato. É neste contexto, que surge o presente trabalho que tem como objetivo
apresentar as concepções de alunos do ensino médio das escolas da rede municipal e
particular de Aracaju, acerca do tema equilíbrio químico.

MATERIAL E MÉTODOS: Para alcançar o objetivo proposto por este trabalho foi aplicado um questionário
estruturado constituído de cinco perguntas a alunos do 3º ano, acerca do tema
equilíbrio químico tentando traçar um perfil das concepções alternativas dos mesmos
sobre o tema. Foi dado um tempo de 15 a 20 minutos para se responder as perguntas. A
primeira questão do exercício pedia que os alunos escrevessem a equação química para
a reação entre dois gases (1 mol de H2(g) e 1 mol de CO2(g)), com a intenção de
verificar se os estudantes tinham uma concepção correta sobre as notações químicas. A
segunda questão foi pedido aos alunos que fizessem uma representação atômico-
molecular de equilíbrio para as moléculas da reação de 1 mol de N2(g) e 1 mol de
O2(g) formando 2 mols de NO(g). A terceira questão pediu-se que os alunos
identificassem a proposição correta para a formação de produtos de uma reação
genérica, as proposições foram as seguintes: Aumentando-se a temperatura, a pressão
constante; Aumentando-se a pressão, a temperatura constante; Removendo-se o produto
formado; Diminuindo-se a pressão, a temperatura constante; Introduzindo-se um
catalisador. Na quarta questão foram dados cinco itens sendo que fossem explicados
os efeitos de cada item de acordo com a situação proposta pela reação reversível
entre PCl3(g) e Cl2(g) formando PCl5(g), os itens eram: A adição de PCl3, Remoção de
Cl2, Adição de catalisador, Diminuição do volume do recipiente. Na quinta questão
foi pedido que os estudantes fizessem uma representação gráfica a variação da
concentração do CO2(g) e do CO(g) em função do tempo de reação, desde t= 0 até um
instante t1 após o tempo (teq1) em que o sistema atinge o equilíbrio. Esta questão
foi adaptada do trabalho de Silva, et al, 2005.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES: O questionário foi submetido a alunos do 3° ano do ensino
médio de escolas particulares bem como os estudantes do PRESEED (Pré-vestibular da
Secretaria de Estado da Educação) de Aracaju. Analisando os dados obtidos na primeira
questão foi constatado que 54,3% dos estudantes não sabiam representar a equação
química de forma correta, 18,6% não fizeram a questão, ou seja, não tinham a idéia de
como representar a equação química, e 27,1% acertaram parcialmente. Sendo que dos que
acertaram a representação, 33,3% utilizaram a notação incorreta, constatando a
compreensão de equilíbrio como estático e não dinâmico, e 66,7% não tinham concepção
de que era um gás. Na segunda questão verificou-se que os alunos não tinham uma
visão microscópica da reação química, pois nenhum dos alunos conseguiu realizar a
representação da maneira pedida. Na terceira questão identificou-se que 9% dos alunos
acertaram 82,8% erraram e 9% deixaram em branco. Analisando as respostas erradas
66,6% escolheram o item em que constata que os alunos não tinham o embasamento
teórico de avaliar se na equação referida houve ou não contração ou expansão de
volume. E os 33,4% que erraram viam no catalisador um pré requisito para ocorrer a
reação. Na quarta questão observou-se que 54% dos que acertaram utilizaram o
principio de Le Chatelier, observando-se a utilização indiscriminada desse principio
e não houve uma aplicação teórico fundamentada levando a erros causados pela má
interpretação dos conceitos teóricos. Na quinta questão não foram observados acertos,
dos 54.5% dos alunos que tentaram fazer a questão não correlacionaram de forma
correta de acordo com o principio do equilíbrio químico fazendo gráficos alternativos
de funções lineares e parabólica

CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: Foi constatado a dificuldade dos alunos em representar as notações químicas
de forma correta, a representação microscópica de reações químicas do fenômeno proposto
pelo trabalho, a não compreensão de equilíbrio como dinâmico e também a utilização
indiscriminada do principio de Le Chatelier, os resultados das pesquisas que foram
realizadas durantes todos os anos no Brasil não chega em sala de aula, constituindo
obstáculos a aprendizagem. Sendo necessária uma melhor qualificação dos professores
para que este possa ter uma abordagem mais efetiva a sua proposição pedagógica.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BARKER, V. BEYOND. 2000.Appearances: Students Misconceptions about Basic Chemical Ideas. Londres. Disponível em <http//:www.chemsoc.org/networks/learnnet/miscon.htm>. Acesso em 01/05/2011.
MASKILL, R.; CACHAPUZ, A.F.C. 1989. Learning about the chemistry topic of equilibrium: the use of word association tests to detect developing conceptualizations. International Journal of Science Education. 11: 57-69.
SILVA, S. M.; MARQUES, P. L.; EICHLER, M. L; et al.. 2005. Concepções alternativas de calouros de química para os estados de agregação da matéria, solubilidade e a expansão térmica do ar. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru: Abrapec.
SOUZA, K. A. F. D.; CARDOSO A. A. 2008. Aspectos macro e microscópicos do conceito de equilíbrio químico e de sua abordagem em sala de aula. Química Nova na Escola. 27.