ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A importância da Química em Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental

AUTORES: DINIZ JÚNIOR, A. I. (UFRPE/UAST) ; OLIVEIRA, C. B. (UFRPE/UAST) ; SANTANA, A. L. B. D. (UFRPE/UAST)

RESUMO: O presente trabalho expõe uma pesquisa aplicada com alunos de ensino médio, objetivando medir o grau de instrução a respeito da compreensão da química vista no ensino fundamental. Nessa perspectiva, realizou-se uma avaliação para verificar as noções dos mesmos acerca da aprendizagem e da assimilação dos conteúdos de química no 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados revelaram que 57,3% nada compreendem sobre a química, mostrando que é alarmante este problema na educação brasileira.

PALAVRAS CHAVES: ensino, educação, ciência.

INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como propósito fazer uma discussão a respeito do desenvolvimento da disciplina de ciências no 9º ano do ensino fundamental, em virtude da problemática que muitos professores de química e física do Ensino Médio enfrentam por causa da má formação na assimilação dos conteúdos estudados .
Segundo Milaré e Pinho-Alves “As características dos conteúdos propostos nos livros de ciências do 9° ano costumam ser os mesmos abordados durante o Ensino Médio” (MILARÉ E PINHO-ALVES, 2008), e sabemos que a escassez de professores da área de química e física é exorbitante em todo o mundo. De acordo com o que expõe Cunha (2006), o Ensino Médio (EM) brasileiro cresceu, mas não houve uma expansão na formação de professores para as áreas de Ciências Exatas e essa disciplina acaba sendo aplicada por professores de outras áreas, ou seja, sem formação específica em Química ou Física, não possuindo muita habilidade em lecionar a mesma, resultando no baixo rendimento de aprendizagem acerca dos assuntos estudados. Nardi, Bastos e Diniz (2004), afirmam que o educador deve possuir habilidades na utilização e aplicação de procedimentos de ensino.
Por isso, acreditamos que o ensino de ciências no 9º ano tem que ser considerado como imprescindível aos conhecimentos dos estudantes, para que os mesmos tenham melhores desempenhos ao ingressar no Ensino Médio, levando noções amplas a respeito das matérias, não tendo tanta dificuldade em aprender Química e Física.


MATERIAL E MÉTODOS: Aplicou-se um questionário no primeiro dia de aula do corrente ano, sendo o primeiro contato com 81 alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Timóteo, no município de Serra Talhado/PE, o mesmo foi aplicado para verificar as noções dos educandos sobre a disciplina Química. Seguidamente, debateu-se e relatou-se a respeito do instrumento utilizado, que foram três perguntas abertas:
1º Para você, de que trata a disciplina de Química?
2º Você já estudou química?
3º Em sua opinião, onde podemos encontrar a Química?
Todas as respostas foram analisadas e categorizadas.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados revelaram que 57,3% dos estudantes nada compreendem sobre a disciplina de Química, sendo alarmante tal resultado, pois este problema, segundo Milaré e colaboradores (2005), resulta em interpretar a química como uma matéria distante e alheia ao seu entendimento, tendo conceitos equivocados que despertam desgosto pela Química no Ensino Médio. Quanto às justificativas da primeira pergunta 62%, nada sabem, 13% disseram que estuda substâncias químicas, 12% relataram que é a matéria a qual estuda a natureza, 5% responderam que analisa os elementos químicos, 4% discorreram ser uma matéria relacionada à ciência, 2,5 % disseram que é a aula em que os alunos fazem estudos no laboratório, 2,5% referiram que nunca estudaram e 1,2% citaram que estuda material químico. (Figura 1).
Ao serem questionados com a segunda pergunta, observou-se que 67% falaram que não; 29% pronunciaram que sim e 4% articularam que não lembram (Figura 2). Quanto à terceira pergunta 43% disseram não saber, 24% descreveram que era em todos os lugares, 14% responderam ser na natureza, 7% mencionaram nos produtos químicos, 7% referiram que era na escola e 4% afirmaram que era em um laboratório (Figura 3).
Diante dos resultados da pesquisa, consideramos que é crítico o problema enfrentado pelo professor de química como também a falta de conhecimentos químicos dos estudantes. Apesar de não ter sido verificada a matéria Física, nota-se a necessidade de se formarem professores aptos para constituir relações entre as mais diversas áreas das Ciências. E ao tomar conhecimento do resultado da pesquisa, o professor de química mostrou-se interessado em estimular os professores de Ciências do 9º ano para que apliquem recursos inovadores na sala de aula, para que facilitem o processo de ensino-apredizagem.





CONCLUSÕES: Desta forma, acreditamos que o ensino deve ser considerado como fonte de transformação da sociedade, para alcançarmos a compreensão e conscientização de que a boa atuação de um professor influencia no potencial dos estudantes, para que os mesmos sejam seres humanos críticos, participativos, capazes de transformar seu entorno e a realidade na qual estão inseridos.
Portanto, a atividade aplicada mostrou-se muito eficaz, pois, a partir dela, pode-se provar que são alarmantes os problemas da educação de nosso país.


AGRADECIMENTOS: Aos alunos e ao professor da disciplina de Química da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Antônio Timóteo.


A CAPES/PIBID, pelo apoio

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, Silvio Luiz Souza. Reflexões sobre o Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 2006.
MILARÉ, T e Pinho-Alves, J. A Química interdisciplinar no contexto da oitava série do Ensino Fundamental brasileiro. In V Seminário Ibérico; I Seminário Ibero-Americano CTS no Ensino das Ciências, 2008, Aveiro. Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável, 2008.
MILARÉ, T.; SILVA, C.S.; ROCHA, Z.M.; MARQUES, R.N.; OLIVEIRA, L.A.A. e OLIVEIRA, O.M.M.F. Química e o mundo das palavras: concepções dos alunos do ensino médio. In III Evento de Educação em química, 2005, Araraquara, 2005.
NARDI, Roberto. BASTOS, Fernando. DINIZ, Renato Eugênio da Silva. (Orgs.). Pesquisa em Ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2004.