ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ÁGUA: UMA ABORDAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: LIMA, M.M.G. (UEAP) ; SILVA, E.C. (UEAP) ; RODRIGUES, E.N.B. (UEAP) ; SANTOS, C.B.R. (UNIFAP)

RESUMO: O estudo proposto objetivou avaliar e analisar a realidade da abordagem da temática água inserida dentro de uma perspectiva de educação ambiental e social no ensino da química. Para tal foram realizadas aplicações de questionários a professores e alunos, consultas de plano de curso e livro didático. Os resultados mostraram que ambas as escolas não abordam na disciplina química questões que tratam a temática água, através de uma perspectiva de conscientização, desenvolvimento de valores e princípios. Questões como o da água devem fazer parte da matriz curricular, assim contribuindo para uma educação que esteja relacionada com a realidade dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: água. educação ambiental. química.

INTRODUÇÃO: A educação é uma das características que mais descreve o ser humano. Para que o homem possa ser realmente participante da sua sociedade ele precisa de conhecimentos e assim ele precisa de uma instituição de “transmissão do saber”, ou seja, da escola. É na escola que o ser humano interage intelectualmente com o mundo e com as outras pessoas e nessa interação que desenvolve e adquiri mais conhecimentos. Hoje a educação está preocupada com um ensino que esteja ligado com a realidade dos alunos. Realidade esta que pode e deve ser abordada em sala de aula, pois além de aprender com as ciências e seus conhecimentos, esperam-se dos alunos um conhecimento, uma reflexão crítica diante de sua realidade. E como exemplo, a problemática da água se apresenta cada vez mais presente e ligada à vida de cada um. Essencial á vida de todos os seres vivos; está presente em todas as reações químicas do organismo humano”, pois estas reações ocorrem em seu meio. (GRASSI, 2010). Diante desta perspectiva e da sua grande importância, principalmente pela busca de uma conscientização acerca da problemática da água, se faz necessário avaliar como se desenvolve o ensino da temática água no ensino de química no ensino médio. A água é considerada um dos nutrientes mais importantes para o ser humano. (CASTANIA, 2009, p. 23). As políticas nacionais de educação defendem uma abordagem de uma educação voltada para a conscientização, desenvolvimento de atitudes e valores que transformem a atual sociedade, em busca de uma sociedade mais igualitária e mais responsável com o meio em que vivem. Um grande exemplo dessas políticas educacionais pode ser encontrado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), onde diversos conhecimentos e temáticas são mencionados para serem abordados.

MATERIAL E MÉTODOS: O estudo foi realizado na cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá. Esta pesquisa aborda mais de um método e técnicas de estudo para uma melhor compreensão da realidade. (SEVERINO, 2007, p.126). Para este estudo foram escolhidas duas escolas da rede estadual de ensino. Os critérios utilizados para a seleção das instituições de ensino foram baseados em sua distribuição geográfica na cidade e por oferecerem as modalidades de ensino médio regular, técnico e EJA. Os envolvidos nesta pesquisa, que são considerados como informantes da mesma foram todos que dela fazem parte, tanto instituição como os profissionais, alunos e documentos pesquisados. Também foram aplicados questionários para os alunos de ambas as escolas para verificar a relevância da temática agua na vida destes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com as análises dos Planos de cursos das duas instituições pesquisadas observou-se que em ambas não há abordagem de temas que estejam inseridas dentro de uma educação ambiental e muito menos um tema que abordasse a água como assunto.
Os livros didáticos analisados não há um assunto propriamente dito que trate especificamente de temas que envolva a água ou seu relacionamento com meio ambiente, sociedade e demais assuntos. O que se observa é que apenas pequenas citações são feitas a esse respeito e estas citações não são feitas de forma ligada ao assunto, mas como apenas uma leitura a mais para os estudantes.
A opinião dos alunos foi ouvida através de questionários que continham a finalidade de verificar a devida importância, relação direta com o tema e o interesse que os alunos atribuem a temática. De acordo com as questões analisadas verifica-se uma que os alunos possuem a agua inserida em sua realidade e as vezes estes não conseguem identificar os prejuízos que o mal uso destas pode trazer.
Foi perguntado aos alunos qual era o destino da água “suja” que previamente foi utilizada por eles. Este resultado pode ser observado através do Gráfico 1. Os alunos reconhecem o quanto o conhecimento da água é importante para uma conscientização acerca do uso da mesma; uso este que atualmente promove um futuro incerto da disponibilidade que este líquido pode ter num futuro, talvez muito próximo. Quando os alunos são questionados acerca da aulas envolvendo Química e temática agua, percebe-se de acordo com os resultados que a grande maioria dos alunos percebem a importância que a temática representa para sua vida secular e profissional.( Ver gráfico 2).






CONCLUSÕES: O modo como ocorre a abordagem de temas como estes nas escolas hoje, não permitem que sejam contempladas sempre e deste modo ficando ao interesse dos professores e da escola realizar esta abordagem ou não. Se fossem contempladas nos planos de curso esta temática, exigiria da escola e dos professores sua abordagem em todos os anos letivos. Diante disso, é preciso que questões como estas estejam contempladas nos planos de curso de química, pois assim ocorrerá efetivamente uma educação voltada para o meio ambiente e o meio social, desenvolvendo um novo modo de encarar a natureza e a vida.

AGRADECIMENTOS: A Deus.


A Universidade do Estado do Amapá


A direção das escolas, alunos e professores que possibilitaram as pesquisas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

CASTANIA, Janaína. Qualidade da água para consumo em escolas públicas municipais de ensino infantil de Ribeirão Preto- SP. USP, 2009.
GRASSI, Marco Tadeu. As águas do planeta terra. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. 2001. Disponível em:<www.qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/aguas.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2010.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.