ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PARÂMETROS AVALIATIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA EM ALGUMAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MARANHÃO.

AUTORES: GONÇALVES, I.L. (CESC/UEMA) ; NUNES, P. M. (CESC/UEMA) ; PEREIRA, L.N.S. (CESC/UEMA) ; BRITO, S.C.V. (CESC/UEMA)

RESUMO: A função do ensino de química deve ser a de desenvolver a capacidade de tomada de decisões, o que implica a necessidade de vinculação do conteúdo trabalhado com o contexto social e a escola em que o aluno está inserido. Considerando que o processo de ensino aprendizagem de qualquer conteúdo refere-se a uma atividade intencional, que os alunos possuem certas dificuldades em aprender, o ponto de partida é sempre uma reflexão que fundamenta a tomada dedúvidas: o que ensinar, como ensinar e porque ensinar a química. Com isso está pesquisa buscar avaliar este ensino na região caxiense do estado do Maranhão. Com o objetivo de alguma forma contribuir para se obtém um melhor ensino-aprendizagem nas escolas públicas, desempenhando papel fundamental no ensino da química para formação de cidadão.

PALAVRAS CHAVES: avaliação, ensino, química.

INTRODUÇÃO: Como sabemos a química se trata de uma ciência que estuda as transformações da matéria. Sendo de mera importância seu ensino para nossas vidas como forma de compreender o mundo em que nos cercam. E para isso tem-se como ferramenta os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM (BRASIL, 2002) que ressaltam que os conteúdos abordados no ensino de química não devem se resumir à mera transmissão de informações, a qual não apresenta qualquer relação com o cotidiano do aluno, seus interesses e suas vivências. Embora esta disciplina, ainda seja temida por alguns alunos que consideram difícil. São essas dificuldades além de outros tópicos que será analisado no decorrer deste trabalho. Tendo como principal objetivo de avaliar o ensino da química em algumas escolas de nível médio em Caxias-MA, realizados nos turnos: matutino, vespertino e noturno. Pois a avaliação é atividade de se avaliar a aprendizagem do aluno por meios de testes, (DAVEL, 1995). E o termo teste é denominado como grupo de questões referente à apenas de alguns trechos de assuntos apresentados e excitado podendo também ser chamado de exame ou prova. As questões buscam identificar desde a importância que os alunos atribuem à Química para a sua formação e no seu cotidiano, até futuras expectativas quanto a seu educador da área de química. Em suma, o trabalho possibilita a conexão de pesquisadores ao mundo em que vivem, tornam a aprendizagem significativa e desenvolvem o senso crítico nas escolas. Gerando assim, fontes de informações que promovem futuramente o estudo para novos pesquisadores nesse campo, possibilitando novas reflexões sobre o tema.

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto realizar-se em investigação a partir de pesquisas bibliográficas, centradas em proposta teóricas como autores como: SALDANHA, SHEPPARD, NOLL E DAVEL, dentre outras além dos teóricos que tratam acerca da questão proposta pesquisar-se também o índice de interesse de alunos e suas afinidades na disciplina sobre o mesmo, registrando as anotações sob forma de questionário do tipo de resposta acessível para melhor operacionalização da pesquisa. Além da pesquisa em bibliotecas com acervos de jornais e livros. Paralelo do levantamento bibliográfico é feito um plano provisório do assunto, leituras, fichamentos, organização e sistematização do material coletado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com o método utilizado para a avaliação dos parâmetros: o interesse dos alunos na disciplina de química, se o aluno estuda ou estudou em escolas de reforços, o modo de transmissão de conteúdo de seu professor e a opinião dos entrevistados quanto à contribuição do educador para uma melhor aprendizagem (Tabela 1).
Observado na tabela 1, pode-se observar que o percentual no índice de alunos com relação ao interesse pela disciplina é 70%, e que embora a taxa pelo desinteresse da disciplina seja pequena, isso nos leva a corroborar que o professor tem que se preocupar com o porquê do aluno estar desinteressado em sua aula, pois existem alguns professores de Química, talvez por não terem formação específica na área, demonstram dificuldades em relacionar os conteúdos científicos, isto é, a relação entre teoria e prática estar impedindo aos alunos compreenderem a importância da área. No entanto, quando perguntamos sobre os assuntos que os alunos apresentavam mais dificuldade em aprender, teve como resultado os conteúdos da físico-química, devido à presença de cálculos matemáticos, embora seja fundamental para a compreensão da fenomenologia química, bem como para a solução de problemas práticos do cotidiano. Da mesma forma, quando indagamos questões a respeitos de seus educadores, observamos que para 28% o professor transmite bem e explica de forma que o aluno entenda, para 33% o professor nem sempre explica bem tendo pouca paciência com os alunos e para 39% as aulas são cansativas, pois o educador não usa métodos para despertar o aluno durante a aula. Diante do exposto é visto, que as escolas nem sempre disponibiliza de recursos que podem auxiliar o professor e e que nem todas as escolas possuem um laboratório adequado para realização de aulas práticas.



CONCLUSÕES: Conclui-se que o ensino de química em algumas escolas públicas de nível médio em Caxias apresenta um ensino que precisa ser melhorado. Os resultados e discussões nos apontam que precisamos de professores de primeira qualidade para cada nível de ensino e que as escolas nem sempre disponibiliza recursos didáticos suficientes e de laboratório para uma melhor educação. Em síntese, podemos ressaltar que o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nas escolas públicas deste município, apresenta-se em uma situação que não há articulação entre a teoria e a prática e nem contextualização química.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus, ao Depto. de Química, aos professores Israel e Péricles e aos alunos que estiveram disponíveis aos questionamentos aplicados das escolas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DAVEL, Laerth R. G. Tratado de Ensino educacional. Vitória: editado pelo autor,1995.

PCN Ensino Médio. Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

SANTOS, Wildson L. P. dos. O ensino de química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. Dissertação de mestrado, Campinas: Faculdade de Educação da Unicamp, 1992.

SHERPPARD, William Clarence. Como ser um bom professor. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária, 1974