ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO A PARTIR DA TEMATICA:ÓLEO E GORDURAS.

AUTORES: SILVA, K. M. (UFRPE) ; ALVES, E. M. L. (FAMASUL) ; FERNANDES, E. L. (FAMASUL)

RESUMO: Uma intervenção didática desenvolvida no 3ºano do ensino médio, da Escola Estadual Costa Azevedo, localizada no município de Catende-PE, na disciplina de química,e teve como objetivo colocar em prática uma proposta metodológica que visa a contextualização do ensino junto à comunidade escolar, promovendo uma interação entre o conteúdo científico e o cotidiano do aluno.Neste trabalho é exposto o conceito de óleos e gorduras,bem como sua aplicação em conteúdos de química do ensino médio, mostrando uma experiência feita em sala.Aumentando o interesse dos alunos pela disciplina de química por meio da contextualização do ensino e da aplicação da experimentação, pois é notável a falta de motivação de alunos durante as aulas e a não associação do conhecimento trabalhado em de sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: contextualização,óleo e gorduras.

INTRODUÇÃO: A contextualização de conteúdos é de suma importância, como fator motivacional e para a construção do conhecimento, assim sendo, a realização de aulas práticas é uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento do conteúdo de química, facilitando a aprendizagem.A elaboração do presente trabalho objetivou aumentar o interesse dos alunos pela disciplina de química por meio da contextualização do ensino aplicação de experimentação, pois é notável a falta de motivação de alunos durante as aulas e a não associação do conhecimento trabalhado em de sala de aula ao cotidiano dos educandos. O tema motivador escolhido foi “Contextualizando o ensino da reações de saponificação a partir da temática: óleos e gorduras”. Sendo trabalhado não apenas o conteúdo específico sobre a reação de saponificação, como também o conceito de óleos e gorduras, outros tipos de reações que envolvem as mesmas e suas estruturas peculiares.Para lidar com o tema motivador escolhido procurou-se desenvolver uma metodologia baseada na contextualização do ensino, metodologia essa que foi aplicada na Escola Estadual Costa Azevedo, situada no município de Catende, com a turma da 3º ano “B” do ensino médio, que apresenta um total de 25 estudantes.




MATERIAL E MÉTODOS: A implementação foi aplicada entre os meses de Abril e Maio de 2011, na Escola Estadual Costa Azevedo, localizada na cidade de Catende - PE, com a turma do 3º ano “B” do turno vespertino com total de 25 alunos.Iniciou-se esse primeiro momento com uma exposição do tema: “contextualizando o ensino de reação de saponificação a partir da temática: óleos e gorduras”,realizando uma breve introdução sobre o conceito de óleos e gorduras. Em seguida foi feita uma breve abordagem a respeito da importância da contextualização de conteúdos no ensino de química.Após essas explicações foi proposto aos alunos que armazenassem o óleo de cozinha utilizado por eles durante a semana,e para tal foram entregues garrafas pet.Também foi aplicado um questionário,com o objetivo de fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema.O segundo momento foi voltado para uma exposição teórica mais abrangente e detalhada do tema, desde o conceito e classificação dos ácidos graxos até as estruturas dos triglicerídeos que são os principais componentes dos óleos e gorduras e algumas reações químicas que envolvem óleos tais como a reação de hidrogenação e neutralização.Em seguida foi exposta de forma sucinta a história da reação que produz sabão e explicado com clareza como se dá a reação de saponificação e dando seqüência.Nesse terceiro momento foi realizada uma abordagem prática do conteúdo, por meio da experimentação. Visto que o laboratório da escola estava interditada para reforma, adaptamos o experimento à sala de aula, utilizando materiais do cotidiano,após explicar cada etapa iniciou-se o experimento no qual os alunos puderam constatar de forma prática a reação que que produz sabão, em seguida foi discutida sobre a mesma e por fim foi entregue um questionário final.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados dos questionários que foram analisados e as seguintes perguntas.O que você entende por óleo e Gorduras.Dos 25 alunos matriculados,12 responderam que óleo e gorduras são lipídios,4 não definiram e 9 não estavam presentes em sala.Os óleo e gorduras são compostos essencialmente por esteres dos acidos graxos e glicerina,e são conhecidos com triacilgriceróis.Você já tinha conhecimento de que é possível produzir óleo e gorduras?Foram constando que apenas 1,dos 16 alunos presentes,afirmou que o sabão pode ser produzido por óleo usado,15 responderam que não sabiam e 9 não estavam presente.Voce sabe com são classificados o ácidos graxos?Pois 5 alunos assinalaram que sim e responderam corretamente que ácidos graxos são classificados em saturados e insaturados. 11 alunos afirmaram não saber e 9 estavam ausentes.Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos classificados segundo a cadeia carbônica em saturados sem duplas ligações e insaturados, contendo uma ou mais duplas ligações.Questionario final.Você conhece os principais componentes dos óleos e gorduras? Cite um.Após a explanação do conteúdo, foi notável o aprendizado dos alunos em relação a temática trabalhada,sabendo não apenas o conceito mas,os principais componentes do óleos e gorduras,visto que os alunos presentes afirmaram conhecer e citaram corretamente um exemplo que é o triglicerídeo.6 não souberam responder,alguns por não estarem presentes nas aulas anteriores e outros por não prestarem a devida atenção à aula,6 estavam ausentes.Você considera importante a contextualização no ensino de química?Todos 19 alunos presentes na aula afirmaram que a contextualização do ensino é muito importante, pois faz um paralelo entre a teoria estudada e a prática vivenciada,6 estavam ausentes.





CONCLUSÕES: Trazer para sala de aula o que o aluno vivencia em seu dia-a-dia é uma forma prática de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, pois instiga no mesmo a vontade de conhecer mais o conteúdo que esta sendo trabalhado, pois segundo Piaget (1978) o aluno deve ser motivado a aprender.Assim sendo, visível a importância da contextualização no ensino de química.Baseada nessa afirmação é que trabalhamos o tema: “Contextualizando o ensino de reação de saponificação a partir da temática:óleos e gorduras”.Foi notável que o conteúdo foi muito bem compreendidos pelos alunos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e tecnologia (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2000
C18:1 fatty acid isomers in goat Milk: effect of two dietary regimens. Journal.(2002)
Suarez, P. A. Z.; Meneghetti, S. M. P.; Meneghetti, M. R.; Wolf, C. R.; Química Nova 2007.

VAITSMAN, Enilce Pereira; VAITSMAN, Delmo Santiago. Química e meio ambiente: ensino contextualizado. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

CARVALHO, P. O. et al. Aplicação de lípases microbianas na obtenção de concentrados de ácidos graxos poliinsaturados. Química Nova, 2003 v. 26, p. 75-80.