ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: TÍTULO: O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

AUTORES: OLIVEIRA, D. M. (UFU) ; SOUZA, P. V. T. DE (UFU) ; SILVA, F. C. DA (UFU) ; AMORIM, E. (UFU) ; GARCIA, L. V. (UFU) ; BRAGA, R. J. R. (UFU)

RESUMO: RESUMO: O trabalho objetivou analisar o papel da experimentação no ensino de química. Para isso, planejou-se uma atividade experimental sobre os fenômenos físicos e químicos. Um questionário foi aplicado aos alunos 1º ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Uberlândia – MG, antes e após a atividade prática. Com a avaliação das respostas dos questionários pré e pós evidenciou-se que a aula experimental é uma estratégia de ensino eficiente, pois possibilita à criação de problemas que estão próximos a realidade dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa dos mesmos.



PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: experimentação, fenômenos físicos e químicos, aprendizagem significativa

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Algumas pesquisas atuais sobre o ensino de química têm como foco o ensino construtivista, que enfatiza a participação do aluno no processo de construção de conhecimento por meio de práticas voltadas a trabalhos investigativos e/ou resolução de problemas (FURIÓ, 2005). O presente trabalho fez parte das atividades dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Federal de Uberlândia (PIBID/UFU) e teve por objetivo analisar o papel da experimentação no ensino de química. O estudo realizou-se com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Uberlândia – MG utilizando-se uma experiência simples, de baixo custo que pode ser realizada com materiais de fácil obtenção, sobre os fenômenos físicos e químicos, que estão presentes em todas as fases da vida do ser humano (JUNIOR, 2006).

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Os resultados foram obtidos após a aplicação de um questionário aos alunos antes e após a aula experimental, como por exemplo: Como você diferenciaria um fenômeno físico de um químico? ; Entre os fenômenos observados no laboratório classifique-os em químicos e físicos.; Como os fenômenos físicos e químicos podem influenciar no seu cotidiano? A aula prática foi realizada no próprio laboratório de química da escola no qual os alunos se dividiram em grupos de quatro pessoas para execução do experimento. Foram utilizados na atividade prática os seguintes materiais: 16 tubos de ensaio limpos; vinagre; solução de ácido clorídrico diluído (4,0 mol/L); pó para suco artificial; alvejante com cloro ativo; água oxigenada (30 volumes); bicarbonato de sódio e magnésio em pó. O experimento foi executado pelas seguintes etapas:
1° etapa: Em um tubo de ensaio, dissolveu-se um pouco de refresco artificial em pó em água.
2° etapa: Adicionaram-se dez gotas de alvejante ao sistema da primeira etapa.
3° etapa: Colocou-se em um tubo de ensaio uma pitada de limalha de ferro e cinco gotas de ácido clorídrico diluído.
4° etapa: Em um tubo de ensaio adicionou-se um pouco de limalha de ferro e cinco gotas de água oxigenada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação do questionário aos alunos antes da aula experimental teve a intenção de verificar o conhecimento armazenado no campo cognitivo e utilizar como “direção” para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem (SILVA, 2008). Percebendo a dificuldade dos estudantes em diferenciar, classificar e relacionar com seu cotidiano, os fenômenos físicos e químicos foi elaborado uma atividade experimental, no qual os alunos foram estimulados a observação de mudanças físicas e químicas. Com relação à análise dos questionários respondidos pelos alunos após a realização do experimento, constatou-se em geral que os discentes conseguiram passar pelos três pontos específicos no processo de significação: assimilação, acomodação e organização (SILVA, 2008). Os resultados obtidos no questionário, antes e depois da aula experimental, encontram-se na Tabela 1.
Ao relacionar a atividade experimental com a vida diária dos estudantes observou-se que a aprendizagem foi significativa, pois a experimentação passou a ser vista como uma estratégia na qual se criou situações reais que permitem a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação (GUIMARÃES, 2009).




CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: Os dados obtidos mostraram que a experimentação é uma estratégia de ensino eficiente, pois possibilita à criação de problemas que estão próximos a realidade dos alunos, permitindo um ensino de química contextualizado que estimula os jovens estudantes a refletirem sobre as questões pertinentes as ciências de maneira geral.

AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: Aos alunos, professores, CAPES e a FAPEMIG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
FURIÓ, C.; et. al. Transformación de lãs prácticas de laboratório de química em actividades de resolución de problemas de interes profesional. Educación Química, v. 16, n. 1, p. 20-29, 2005.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: Caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova Na Escola, Nº 3, agosto 2009.
JUNIOR, W. E. F e DOCHI, R. S. Um Experimento simples envolvendo óxido-redução e diferença de pressão com matérias do dia -a- dia. Química Nova Na Escola, N° 23, maio 2006.
SILVA, R. F. da. Aprendizagem Significativa: Um processo de construção e reconstrução de si mesmo. Publicado 4/06/2008. Disponível em:< http://www.webartigos.com/articles/6529/1/Aprendizagem-Significativa/pagina1.html#ixzz1GDNOrBED>. Acesso em: 01 de Março de 2011.