ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: BIODIESEL: Tema gerador de conhecimento de química para o 3º ano do ensino médio

AUTORES: SANTOS, A. M. (IFMA) ; OLIVEIRA, M. M. (IFMA) ; RANGEL, J. H. G. (IFMA) ; SANTOS, L. P . S. (IFMA)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo utilizar o biodiesel como tema gerador de conhecimento
para o ensino da química nas turmas do 3° ano do Ensino Médio.Adotaram-se três
metodologias.A primeira que utilizou o Biodiesel como tema gerador dos conteúdos de
Química Geral,Físico-Química e Orgânica.A segunda que utilizou o ensino em laboratório
com oficinas de produção de Biodiesel e a terceira proposta foram às visitas técnicas
nos laboratorios de processos industriais.As análises comparativas entre os resultados
apresentados pelos alunos nessas três metodologias indicaram grandes diferenças no
desempenho em relação aos conteúdos estudados anteriormente e no interesse apresentado
por eles no momento da abordagem dos conteúdos.Essas diferenças vieram evidenciar a
contribuição do uso do tema gerador.

PALAVRAS CHAVES: tema gerador, biodiesel, ensino médio.

INTRODUÇÃO: Mais do que acumular conhecimentos, o aluno (educando) precisa cada vez mais integrar
e associar saberes que são disponíveis de forma fragmentada pelos conhecimentos de
química no ensino médio.Os desenvolvimentos disciplinares das ciências fragmentam o
complexo do mundo em pedaços separados, fracionam os problemas, obrigam-nos a reduzir
o complexo ao simples, isto é, a separar o que está ligado, dessa forma, atrofia as
possibilidades de reflexão, eliminando as oportunidades de um julgamento corretivo ou
de uma visão a longo prazo (MORIN apud CHASSOT, 2000. Um tema como o biodiesel é
uma oportunidade de combinar vários assuntos e várias disciplinas, em especial a
química. Trata sobre alguns dos mais importantes problemas da humanidade, como
energia e meio ambiente. Está no noticiário diário e envolve decisões políticas.
Trazer este tema para as salas de aula do ensino médio, permite estabelecer uma ponte
para sair do ensino tradicional e conectar o educador e os educandos ao mundo em que
vivem, tornando a aprendizagem significativa.Nesse processo surgem os Temas
Geradores, extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os
conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica. Tendo em vista os
aspectos anteriormente mencionados, o presente trabalho teve como objetivo a
utilização do tema biodiesel como gerador de conhecimentos para os alunos do 3º ano
do ensino médio do C.E. Liceu Maranhense localizado no municipio de São Luis,
abordando tanto a química orgânica em sala de aula, quanto produção de biodiesel em
laboratório e visitas técnicas em setores de produção.

MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente fez-se a visita ao colégio para verificação da didática dos professores
em relação ao uso de temas geradores de conhecimento para o ensino da química,
utilizando questionários com os estudantes. Através de questionário fez-se o
levantamento a respeito do uso do tema, Biodiesel, como gerador de conhecimento com
os estudantes, para conhecer melhor o nível de aprendizado dos mesmos.
Em seguida, apresentou-se uma palestra sobre os Impactos Ambientais decorrentes da
queima de combustíveis fósseis e o uso do Biodiesel para a diminuição destes
impactos, relacionando o conteúdo com a química do Biodiesel e os conhecimentos
acumulados da química geral, físico-química e química orgânica, daí o motivo da
aplicação deste tema na série final do ensino médio. Aplicaram-se práticas
laboratoriais como oficinas de produção de biodiesel na própria escola, utilizando os
laboratórios de química e biologia, abordando basicamente os seguintes assuntos:
reações químicas inorgânicas e orgânicas, soluções, funções orgânicas e inorgânicas,
química dos carbonos, lipídios e catálise. Ao término das oficinas de produção,
levaram-se os alunos da turma do terceiro ano do ensino médio matutino do Liceu
Maranhense para uma visita técnica no Laboratório e Usina de Biodiesel da
Universidade Federal do Maranhão.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Pode-se traçar um comparativo em relação às turmas 301/302 e 303/304 do terceiro ano
do ensino médio do Liceu Maranhense, tendo por base os dados obtidos. Percebeu-se que
antes da aplicabilidade do projeto os estudantes não possuíam conhecimentos básicos
da química, que deveriam ter adquirido no 1º,2º e 3º ano do ensino médio, após o
desenvolvimento do tema Biodiesel como gerador de conhecimento os estudantes puderam
resgatar alguns conhecimentos de química facilitando assim o ensino–aprendizado entre
o educador e o educando.
No Gráfico 1 realizou-se uma média ponderal de aproveitamento das turmas 301/302 e
303/304 do terceiro ano do Liceu Maranhense demonstrando uma excelente análise do
projeto aplicado, onde, podemos avaliar de forma satisfatória o uso de temas
transversais de conhecimento no ensino da química como o Biodiesel facilitando o
resgate de vários conceitos da química geral, físico-química e química orgânica,
mostrando assim a importância do uso deste tema no 3º ano do ensino médio, tendo por
base a aplicação do projeto nas turmas 301 e 302 do C. E. Liceu Maranhense. Os alunos
das turmas 303 e 304 não participaram da metodologia afim de traçarmos um comparativo
de evolução do tema aplicado em relação as turmas 301 e 302 que apresentaram um ótimo
rendimento após a execução do tema.
A análise da preferência dos estudantes em relação às aulas utilizando o tema
biodiesel como gerador de conhecimento é feita através do gráfico 2.Este resultado dá
subsídios da importância das aulas utilizando temas transversais nas escolas
secundárias, sobretudo, da Rede Pública de Ensino, na qual professores e alunos
enfrentam obstáculos de caráter estrutural e educacional.

CONCLUSÕES: A aplicação dessa nova metodologia,possibilitou uma mudança significativa por parte dos
educadores da disciplina de química orgânica que puderam participar do projeto. Ocorreu
a ruptura de práticas pedagógica,nos planejamentos e na condução das aulas
ministradas,proporcionando uma visão diferenciada da disciplina de Química e do seu
importante papel na construção do conhecimento cientifico do estudante.Da mesma forma,
essa experiência comprovou que é possível ligar os conteúdos técnicos–científicos da
Química para a vivencia dos alunos.


AGRADECIMENTOS: Ao IFMA campus Monte Castelo e a Laboratorio de Usina de Biodiesel - UFMA.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHASSOT, Atico. Para que (m) é útil o ensino: alternativas para um ensino (de Química) mais crítico. Belo Horizonte: Ed. da ULBRA, 2000