ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CICLO DA ENERGIA: UM JOGO QUE ASSOCIA A RELAÇÃO DE ENTALPIA E ENEGIA DOS ALIMENTOS.

AUTORES: CARREIRO, L.M. (IFMA) ; FERNANDES, A.S. (IFMA) ; OLIVEIRA, M.M. (IFMA)

RESUMO: Com o intuito de relacionar o conteúdo programático da disciplina físico-química com o cotidiano dos alunos, criou-se o jogo “Ciclo da Energia”, o qual foi confeccionado e aplicado no 5º período de Licenciatura em química do IFMA, visando facilitar a aprendizagem da entalpia, correlacionando os conceitos básicos e a energia dos alimentos. O envolvimento dos alunos foi total, pois houve uma grande interação dos mesmos. Neste trabalho será apresentado o jogo produzido como uma alternativa didática para as aulas de físico-química. Percebeu-se mais uma vez que o jogo didático é mais uma alternativa para o ensino de química.

PALAVRAS CHAVES: jogo didático, entalpia, energia

INTRODUÇÃO: A Termodinâmica é uma área da Química importante, pois trata de fenômenos associados às transformações da matéria em que a energia tem um papel destacado. As aulas ministradas sobre o tópico, ainda são voltadas ao método tradicional, utilizando apenas quadro, sem uma correlação com o dia-a-dia do aluno. A fim de suprir essa necessidade buscam-se novas alternativas, e dentre elas encontra-se o jogo didático. Segunda a literatura e experiência do Grupo de Estudos em Química do IFMA, a criação de jogos com esse objetivo tem demonstrado bons resultados. Essa metodologia tem se mostrado ser atrativa para os alunos, devido a contextualização dos assuntos da disciplina com o seu cotidiano, o que provoca uma aproximação aluno-professor (SOARES, 2006). De acordo com os PCNs (1999) o Ensino de Química tem que “ Possibilitar ao aluno a compreensão tanto de processos químicos em si, quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas”. Em um jogo didático, podemos unir esses conhecimentos. Na literatura educativa, não há jogos que envolvam em si os conceitos de energia e entalpia atrelada ao cotidiano dos alunos. Este dois conceitos são muito importantes, já que estão presentes na vida de todos. Os alimentos são ingeridos por todos diariamente, mas não se dá a atenção necessária à sua importância nas atividades realizadas pelo nosso organismo, levando em consideração a quantidade necessária para a sobrevivência, assim como a necessidade da prática de esportes. Para suprir essa deficiência, confeccionou-se um jogo que envolvesse os assuntos relacionados com entalpia, alimentação e atividades físicas, de maneira descontraída e de fácil compreensão.

MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente buscou-se fazer um levantamento sobre as atuais metodologias alternativas (jogos) de Ensino da Química, que procuram fundamentalmente levar em consideração as necessidades dos alunos para com a disciplina de Físico-Química. Logos após, procurou-se elaborar um instrumento para a intervenção e análise em sala de aula no intuito de oferecer uma situação de ensino baseada em jogos didáticos que explicassem conceitos e raciocínios típicos daquela disciplina. Na produção do jogo “Ciclo da energia” baseado nos jogos Ciclos e no Jogo da vida, utilizou-se uma cartolina guache, pincés de várias cores, papel chamex para impressão das cartas, bonecos pequenos de plásticos, vestidos com TNT branco, dois dados. O tabuleiro foi produzido com a cartolina, na qual desenharam-se três cículos circunscritos divididos em partes (casas). Nestas partes foi inscrito nomes como: esportes, café da manhã, almoço, jantar, laboratório, entre outras informações que indicavam o percurso do jogo. No primeiro círculo o aluno é estudante de química, quando passa para o segundo se forma em químico, e no terceiro passa a ter um laboratório, e ganha uma maleta de química, e toda vez que para em um campo onde tem inscrito reações, retira-se uma carta, para ver se a reação é endotérmica ou exotérmica. No final quem tiver a variação de entalpia maior ganha mil calorias. O jogo foi aplicado aos alunos do 5º período do curso licenciatura em Química do IFMA e depois coletados os depoimentos sobre a metodologia aplicada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando nos referimos ao ensino de Físico-Química notamos que a prática comumente efetivada em sala de aula consiste na transmissão-recepção de conhecimentos que, muitas vezes, deixa lacunas no processo. Geralmente, uma grande parte dos estudantes manifestam sua desmotivação para com o estudo desta disciplina por considerá-la difícil e os métodos de ensino adotados monótonos. Atrelado a tal problemática alguns educandos ainda apresentam dificuldades com a Matemática, não sendo capazes de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos à resolução de exercícios desta matéria (MARTINS, 2003). Na tentativa de solucionar este problema surge o jogo Ciclo da Energia com objetivo de tornar o processo de construção do conhecimento desta disciplina menos árduo, mais dinâmico e distante dos tradicionais cálculos físico-químicos, introduzindo através de um modelo lúdico uma forma do educador despertar o interesse dos alunos a partir de uma ferramenta que lhe seja comum, que faça parte de seu meio. Este processo faz com que o educando se esforce naturalmente pelo assunto em questão, auxiliando-o de forma complementar ao tradicional processo de ensino da Físico-Química. A figura abaixo ilustra o jogo produzido para as correlações de entalpia.

Figura 1: Jogo desenvolvido com assuntos relacionados à entalpia que envolve alimentação e atividades físicas.





CONCLUSÕES: O uso do jogo “Ciclo de energia” como método de ensino dos conceitos de entalpia, obteve o resultado eperado quando aplicado ao 5º período do curso de licenciatura em Química do IFMA. Todos alunos acharam a proposta interessante, inclusive o professor da disciplina Físico-Química básica, pois não havia na literatura um jogo dessa natureza. O resultado afirma a importância de buscar novas metodologias para que se aprofundem os conhecimentos da Química de forma simples e fácil aceitação. Os jogos não devem ser usados como um único meio de ensino, mas como uma ferramenta complementar.

AGRADECIMENTOS: Ao Profº Dr. Marcelo Moizinho Oliveira, por ter incentivado a produção do jogo e por ter dado suporte e apois para sua confecção. E ao IFMA pela oportunidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia, Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Parâmetro Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1999.
MARTINS, A. et al. Livro Branco da Física e da Química - Opinião dos Alunos 2003. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Física e Sociedade Portuguesa de Química, 2005.
SOARES, Márlon. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: Ex Libris, 2008.