ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE BELÉM - PARÁ.

AUTORES: PALHETA, J. A. P. (UEPA) ; BUZA, R. G. C. (UEPA) ; SILVA, M. D. B. (UEPA) ; NEVES, P. A. P. F. G. (UEPA) ; SIQUEIRA, J. E. S. (UEPA)

RESUMO: A realização de experimentos durante as aulas de Química apresenta-se como uma ferramenta metodológica para facilitar o processo ensino-aprendizagem. A partir dessas práticas, as aulas podem ser desenvolvidas de forma mais prazerosa, levando-se em consideração os conteúdos que serão trabalhados. No entanto, alguns professores não consideram as reais características da experimentação no Ensino de Química, e alguns afirmam que durante a sua formação inicial não foram capacitados para a elaboração e desenvolvimento dessas práticas. Neste sentido, o presente trabalho apresenta a concepção de seis professores de Química da E.E.E.M Pedro Amazonas Pedroso a respeito da experimentação nas aulas e de que forma esses professores foram preparados no curso de graduação para a atuação em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: experimentação, ensino médio, ensino de química.

INTRODUÇÃO: A experimentação surge como aliada ao processo ensino aprendizagem, na tentativa de permitir ao aluno uma visão mais aprofundada dos assuntos estudados em sala de aula. A experimentação pode propiciar situações nas quais os alunos se envolvam completamente no que estão realizando, participativamente. Dessa forma, eles organizam o pensamento, percebem outras possibilidades e, assim, constroem seus próprios argumentos (BARATIERE et al, 2008). No entanto, essa metodologia não deve ser pautada nas aulas experimentais do tipo “receita de bolo”, em que os aprendizes recebem um roteiro para seguir e obter os resultados que o professor espera, não deixando que o conhecimento seja construído pela mera observação (GUIMARÃES, 2009). Durante a execução de um experimento os alunos podem criar questionamentos, e como consequência construírem novos conhecimentos. Tendo em vista essa situação problema no Ensino de Química, o presente trabalho teve como objetivo pesquisar como a experimentação tem sido desenvolvida nas aulas de Química por seis professores de uma Escola Pública da Cidade de Belém - PA, e quais as dificuldades enfrentadas pelos mesmos, para que a experimentação seja aplicada de forma proveitosa durante as aulas de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre do ano de 2010 e consistiu na aplicação de um questionário constituindo de sete questões abertas que foi aplicado para seis professores de Química que atuam na E.E.E.M Pedro Amazonas Pedroso, ligada a Rede Pública de Ensino do Estado do Pará.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Pelos resultados obtidos durante a pesquisa, verificamos que 66,5% dos professores entrevistados afirmaram que durante o curso de graduação, foram capacitados para desenvolver aulas experimentais de acordo com os conteúdos ministrados, 33,5% declararam que não terem sido preparados para utilizar tal metodologia durante as aulas de Química. Quando questionados das dificuldades que enfrentam para executar experimentos em sala de aula, os professores afirmaram que a falta de recursos (vidrarias e reagentes), o grande número de alunos e o não planejamento, são as principais dificuldades enfrentadas, como demonstra a resposta de um dos entrevistados: Número de alunos, falta de materiais e tempo para desenvolver as atividades experimentais. Sobre o conhecimento de algum experimento para ser executado com materiais alternativos, 66,5% afirmaram conhecer tais experimentos. Acerca da utilização de artigos científicos, como base para o desenvolvimento de aulas experimentais, somente 33,5% afirmaram utilizar estes recursos, os demais não utilizam artigos ou outros materiais de cunho cientifico para elaboração de experimentos em sala de aula. Dos que afirmaram utilizar artigos científicos citam como fonte: a Revista Química Nova na Escola e Internet.

CONCLUSÕES: Os resultados demonstram a necessidade em haver uma melhor preparação dos professores para que a experimentação seja utilizada como uma ferramenta de aproximação do conhecimento científico a realidade de vida dos alunos e na geração de novos conhecimentos. Além disso, é necessário que haja maior divulgação destes recursos metodológicos na educação básica para proporcionar aos professores e alunos novas formas de obtenção do conhecimento químico.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARATIERE, S. M.; BASSO, N. R. de S.; BORGES, R. M. R.; FILHO, J. B. da R. OPINIÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Experiências em Ensino de Ciências – V3(3), pp. 19-31, 2008.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Revista Química Nova na Escola.Vol. 31, N° 3, 2009.