ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DIVULGANDO A CIÊNCIA NAS ESCOLAS DE SAQUAREMA/RJ ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DE ENSINO

AUTORES: SILVA, N.G.V. (IFRJ) ; ARRUDA, N.P. (IFRJ) ; ALENCAR, T.S. (IFRJ) ; PEREIRA, V.B. (IFRJ)

RESUMO: O projeto busca a interação de alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFRJ com alunos do Ensino Fundamental de escolas próximas ao Sistema Lagunar de Saquarema, município do Estado do Rio de Janeiro, através da observação e avaliação físico-química do ambiente natural ou impactado, utilizando kits colorimétricos desenvolvidos nos laboratórios do IFRJ. Para tal, realiza-se o monitoramento ambiental da Lagoa de Fora de Saquarema, avaliando-se parâmetros de oxigênio dissolvido, demanda química de oxigênio, demanda bioquímica de oxigênio, fósforo, nitrogênio orgânico e amoniacal, afim de sensibilizar os alunos sobre o impacto das atividades antropogênicas sobre o Meio Ambiente.

PALAVRAS CHAVES: educação, química, saquarema

INTRODUÇÃO: Em relação aos processos de ensino-aprendizagem, entende-se que as ciências devem promover nos estudantes o pensamento analítico, científico, criativo e crítico e a habilidade de comunicá-lo. Tomando-se como referencial a Química, embora seja uma das principais áreas produtoras de conhecimento, ela raramente é mencionada nos jornais e nas revistas dirigidas ao público leigo. (EICHLER e DEl PINO, 2002). Um dos grandes desafios da Ciência é a veiculação dos aspectos mais formais e técnicos dos saberes para discussão dos ambientes e dos fenômenos que nos cercam.
Os estudos que buscam o conhecimento sobre os recursos hídricos, seus problemas e riscos pertencem a um campo da Ciência recente, mas já permitem alertar sobre a importância de sua preservação e uso racional para as populações, ante a ameaça de exaustão e degradação irrecuperável em algumas regiões da Terra, onde as populações já vêm sofrendo as conseqüências negativas dos pequenos volumes disponíveis, de sua poluição/destruição física ou de sua exploração inadequada (BERBET, 2003).
O objetivo deste projeto é sensibilizar alunos do Ensino Fundamental de comunidades próximas ao sistema lagunar de Saquarema, município do Estado do Rio de Janeiro para o entendimento de questões ambientais locais, através da interação com alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFRJ que realizam monitoramento ambiental da lagoa de Fora de Saquarema. Para tal, são realizadas palestras que apresentam os conceitos da Química Ambiental, os kits colorimétricos para parâmetros de fósforo e demanda química de oxigênio e os resultados obtidos nas análises do monitoramento ambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: Monitoramento ambiental da Lagoa de Fora de Saquarema:
Pela avaliação prévia os pontos foram caracterizados como: Lançamento- onde havia o despejo direto de esgoto doméstico sem tratamento prévio; Montante- ponto antes do lançamento, orientando-se pelo sentido da maré; Jusante- ponto após o lançamento, orientando-se pelo sentido da maré. As determinações analíticas foram realizadas no Laboratório de Meio Ambiente do IFRJ – Campus Maracanã, que apresenta o aporte para as análises aqui descritas. Realizaram-se coletas compostas em 08 de junho e 10 de outubro de 2010. Na segunda coleta, realizou-se a amostragem somente do ponto de lançamento, para que se pudesse determinar se o despejo por tal fonte era constante.
Foram determinados parâmetros físico-químicos previstos para avaliação da qualidade ambiental da água e da Lagoa de Fora quanto a aporte antropogênico, principalmente associado a lançamento de efluentes domésticos e nível eutrófico: OD (oxigênio dissolvido), demandas bioquímica e química de oxigênio (DBO e DQO); fosfato; nitrogênio amoniacal e orgânico. Foram empregadas metodologias padrão(Standard Methods, 2005)
Confecção dos kits de monitoramente através de observação visual colorimétrica: Os padrões foram preparados a partir de teores típicos dos parâmetros avaliados, fósforo e demanda química de oxigênio (DQO) encontrados em visitas de campo. Para fósforo, construiu-se uma curva de 2 a 15 mgL-1 de fosfato frente a reação com vanatado-molibdato e para DQO, de 100 a 1000 mg de O2 L-1 frente a reação com dricromato e meio ácido.
Os Kits foram submetidos ao teste de estabilidade da cor (vida de prateleira), avaliando-se a alteração de linearidade da curva em espectrofotometro e à presença de cloreto, para avaliar interferência.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A faixa linear dinâmica na determinação espectrofotométrica de fósforo total foi avaliada em soluções com concentração de ânion cloreto similar às encontradas em águas naturais salinas (19 g L-1). Observou-se que a presença deste ânion não altera a faixa linear em relação às soluções isentas, mantendo excelente correlação. O kit de DQO desenvolvido pode ser empregado em avaliações de campo em águas salinas e salobras como as encontradas em lagoas ou no mar. Foi avaliada, também a estabilidade. Observou-se que, em 6 meses, não houve prejuízo quanto a faixa linear dinâmica no intervalo de 100 a 900 mg L-1 (Figura 1).
Os valores encontrados em ambas as datas de análise (Figura 2) apresentaram pouca alteração, podendo-se atribuir uma pontualidade nas fontes de contaminação que influenciam nos parâmetros avaliados. Constatou-se que a lagoa está impactada em todos os pontos analisados, com valores mais importantes a partir do ponto visível de lançamento. Não foi observada recalcitrância importante, podendo-se atribuir a poluição a efluentes domésticos e não a lançamentos industriais.
Foi firmada parceria com a Secretaria de Educação de Saquarema, permitindo que os alunos do IFRJ realizem visitas a escolas de Ensino Fundamental, oportunidade em que ministram palestras supervisionadas pelos professores orientadores, de forma a despertar o interesse dos alunos para as questões ambientais locais e aprendizagem científica. As primeiras inserções ocorreram no formato de palestras para alunos do segundo ciclo do ensino fundamental, divulgando os resultados do monitoramento ambiental juntamente com a apresentação dos kits colorimétricos.






CONCLUSÕES: As ações em Educação Ambiental mostraram-se promissoras quanto ao entendimento da complexidade do tema. A ciência observada pela ótica multidisciplinar ambiental pode ser um instrumento eficaz de sua popularização.O interesse por parte do público alvo foi evidente nas primeiras intervenções e o estímulo provocado pelos alunos palestrantes resultou em participação nas atividades práticas propostas.

AGRADECIMENTOS: Ao IFRJ/CNPq/FAPERJ pelo apoio financeiro e a Secretaria de Educação de Saquarema pela parceria firmada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: EICHLER,M.; DEL PINO, J.C.. Popularização da Ciência e mídia digital no Ensino da Química. Química Nova na Escola, n.15, p. 24-27, 2002.
BERBET, C.O. Uso e Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil; Cap. 6, 2003.
Standard Methods for the examination of water and wastewater. 19th ed. Washington: APHA: American Public Health Association, 2005.