ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UTILIZANDO O BINGO COMO UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA

AUTORES: FREITAS, E. S (UFPA) ; SAMPAIO, G. C. D. (UFPA) ; DINIZ, V. W. B. (UFPA) ; SOUZA, J. R. T. (UFPA)

RESUMO: RESUMO: Este trabalho apresenta uma proposta de inserção de um jogo para o ensino da tabela periódica para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, fazendo com que a aula seja mais descontraída, ao mesmo tempo em que ajuda a fixar o assunto na mente dos alunos. O bingo foi produzido com 35 elementos para serem as “pedras” do bingo e a cartela que é uma tabela periódica, possui 20 diferentes elementos. A grande diferença do jogo de bingo que conhecemos, para este, que é onde esta a didática, é que ao invés de se chamar os elementos são chamadas as sua propriedades e os alunos devem ter esses conhecimento para então poder marcarem suas tabelas. Os alunos se saíram bem no jogo.
O resultado obtido na proposta do jogo didático, mostrou que a aplicação de um conteúdo em um jogo é muito válida.


PALAVRAS CHAVES: tabela periódica, bingo, jogo didático.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: A idéia de agrupar os elementos de acordo com sua periodicidade, surgiu em meados do século XIX, pelo cientista russo Dmitri Mendeleev; ele começou a organizar os elementos até então conhecidos, de acordo com suas características e propriedades físicas e químicas semelhantes. Com isso conseguiu até prever a existência de elementos que ainda nem tinham sido descobertos.
As atividades lúdicas são instrumentos utilizados para atrair a atenção dos alunos e estimular o processo de construção do conhecimento. Os jogos didáticos são metodologias utilizadas para tornar as aulas mais atraentes para os alunos e este trabalho apresenta uma proposta de inserção de um jogo, o bingo, para o ensino da tabela periódica para alunos do primeiro ano do Ensino Médio.
Quando o bingo é trabalhado com os alunos ele faz com que a aula seja mais descontraída, ao mesmo tempo em que ajuda a fixar o assunto na mente dos alunos, salientando que a execução do jogo só acontece ao final do assunto ministrado pelo professor.


MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Este jogo didático foi trabalhado com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola de ensino particular, localizada na cidade de Belém, capital do estado do Pará. Sendo que foi desenvolvido para que ao final do capitulo do assunto –tabela periódica dos elementos- fosse trabalhado com os alunos para que estes pudessem conhecer mais este instrumento químico utilizada por estudantes e profissionais de química em todo mundo.
O bingo foi produzido na combinação de 35 pra 20, assim, 35 elementos foram escolhidos para serem as “pedras” do bingo que são sorteados durante o jogo, a cartela de bingo que é uma tabela periódica, possui 20 diferentes elementos que são marcados pelos alunos conforme estão sendo sorteados. A grande diferença do jogo de bingo que conhecemos, para este, que é onde esta a didática, é que ao invés de se chamar os elementos pelos nomes e tão simplesmente os alunos marcarem em suas cartelas; eles devem ter conhecimento, das denominações da família, dos períodos das características, propriedade, aplicação e obtenção do elemento para então poder marcarem suas tabelas.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos em, sua maioria, gostam quando os professores inserem em suas aulas jogos e atividades lúdicas, o que torna as aulas mais interessantes, pois são diferentes das aulas tradicionais, mas para que um jogo tenha êxito, segundo Carvalho (2004) torna-se indispensável à correta gestão do lúdico, adequando os jogos aos alunos, a sala e as necessidades que o professor queira desenvolver em seus alunos.
Neste trabalho foi feito um jogo que atendeu as necessidades do professor, pois era adequado aos alunos e a sala de aula.
No decorrer do jogo, ao ser citado características de um elemento componente de produto(s) frequentemente utilizados no cotidiano; alguns alunos apresentaram dificuldades em determinar tal elemento; o que era de se esperar por se tratar de uma classe composta por adolescentes na faixa etária de quatorze anos. Entretanto, nas características, de denominação das famílias, períodos, classificação dos elementos e propriedades periódicas; eles se saíram muito bem.






CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: O resultado obtido na proposta do jogo didático, o bingo, mostrou que a aplicação de um conteúdo em um jogo é muito válida, pois fez com que os alunos se indagassem do porquê devido elemento químico está posicionado em determinada família e período da tabela periódica, também trouxe novas informações como a associações dos elementos químicos com o cotidiano dos próprios alunos, e ainda foi possível avaliar o conhecimento que eles já possuem acerca do assunto, fazendo com que a dinâmica de aprender e se divertir fosse muito proveitosa.

AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: Ao Colégio Ipiranga e ao Profº. Juscelino Vila Nova de Souza.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA: Lima, E.C.; Mariano, D.G.; Pavan, F.M.; Lima, A.A.; Arçari, D.P. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química. – UNIFIA.
PERRUZZO, S.; CANTO, E. Química na abordagem do cotidiano – Vol. 1, 4ª ed. São Paulo, Moderna, 2010.
SANTANA, Eliana Moraes de - A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós - Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - 2006.