ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: RELATÓRIOS ILUSTRADOS: UMA NOVA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO RELATÓRIOS PARA AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA.

AUTORES: DA COSTA, T.C.R. (IFMA) ; DE OLIVEIRA, M.M. (IFMA) ; SMITH, T.V.P. (IFMA) ; PINTO, T.F. (IFMA) ; SILVA, C. (IFMA) ; LIMA, J. M. R. (IFMA)

RESUMO: Este trabalho focaliza a nossa experiência, alunos de licenciatura em química, na
construção e elaboração e aplicação de relatórios como uma atividade lúdica na
abordagem de conceitos envolvendo as práticas experimentais de físico-química, com o
objetivo de melhorar a aprendizagem, elaborando de forma diferenciada relatórios
ilustrados, possibilitando uma nova metodologia lúdica e prazerosa de estudar, assim
como auxiliar o professor a adotar tal metodologia no seu cotidiano. Dessa forma, é
apresentado um relatório de físico-química experimental diferenciado, criado a partir
de materiais alternativos e que passa todas as informações trabalhadas no laboratório
de forma menos formal, porém com o mesmo valor acadêmico.

PALAVRAS CHAVES: experimentos químicos; atividade lúdica; relatórios.

INTRODUÇÃO: Vários estudos e pesquisas mostram que o Ensino de Química é, em geral, tradicional,
centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos,
totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade em que os alunos se encontram,
tornando-se assim monótona e maçante. Embora a ciência tenha presença garantida em
nossa sociedade pelos frutos tecnológicos colocados à disposição do cidadão, a
prática científica, é ainda grandemente desconhecida(SANTANA, 2010).Isto leva à
idealização sobre o fazer ciência ou a críticas improcedentes sobre a pesquisa. As
atividades laboratoriais existentes nos ensinos médios e superiores revestem-se de
artificialismos que dificultam o aprendizado e o despertar científico dos alunos.Por
outro lado, o emprego de materiais utilizados no cotidiano dos alunos,em aulas
práticas, aumenta grandemente o interesse dos mesmos, tanto no trabalho experimental,
quanto no entendimento dos fenômenos envolvidos(FERREIRA, 2010). Dentro deste
contexto, o lúdico se caracteriza como um subsídio na arte de educar e promover o
conhecimento.As atividades lúdicas,ativam o pensamento e a memória, além de gerar
oportunidades de expansão das emoções, das sensações de prazer e da criatividade.Como
alunos de licenciatura em química parecem-nos, no mínimo, bem intencionado,
viabilizar novos instrumentos educativos para que o ensino de Quimica contribua para
a compreensão de conhecimentos, procedimento e valores que permitam aos estudantes
tomar decisões e perceber as muitas utilidades da ciência e suas aplicações neste
sentido este artigo tem como objetivo promover um novo estilo de relatório
laboratorial das aulas de físico-química experimental II, para que professores e
alunos possam adequar em suas aulas práticas afim de quebrar o tradicionalismo.

MATERIAL E MÉTODOS: Para elaboração do relatório, criou-se uma história, representada por figuras, dos
experimentos em forma de caderno de laboratório ilustrado.Essa atividade procedeu-se
a partir da solicitação do professor de físico-química experimental II do curso de
licenciatura do IFMA para a elaboração de um estilo de relatório diferente do
tradicional, a partir daí surgiu o interesse na confecção de um caderno de
laboratório ilustrado onde pudesse conter todas as informações trabalhadas e
discutidas nos experimentos.O formato do caderno é retangular, no seu interior contem
cubos e nas suas faces as figuras relatando os experimentos. Para a confecção do
caderno de laboratório ilustrado utilizaram-se os seguintes materiais:caixa de
papelão, isopor, cola, revistas, pincéis, lápis de cor, tesoura e cartolinas.A
elaboração do caderno de laboratório dividiu-se em quatro partes:1-Inicialmente
utilizou-se um caixa de papelão média, e preencheram-se as laterais com isopor para
enrijecer a estrutura do caderno. Na parte interior do caderno deixou-se um espaço em
forma de um quadrado para colocar os cubos e revestiu-se a parte externa com papel de
revista picotado. 2-Para a confecção dos cubos utilizaram-se folhas de papel cartão e
desenhou-se sobre o papel a estrutura de um cubo, recortando-o. 3- As gravuras foram
selecionadas de acordo com cada experimento, cada aluno era responsável por um
experimento então este criava sua história e suas figuras. 4- Feito os quatros cubos
e os desenhos, colou-se cada um em uma face do cubo e no final todas as faces já
cobertas montaram-se as histórias.Em cada lado de um experimento colaram-se suas
respectivas paginas.Após a confecção do caderno de laboratório ilustrado, apresentou-
se ao professor e aos outros colegas de turma que fizeram suas avaliações.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com o levantamento feito pelo professor e pelos alunos comprovou-se a eficiência da
utilização dessa atividade para melhorar os relatórios experimentais, deixando de ser
uma atividade monótona e exaustiva e passando a ser uma atividade coletiva, criativa e
divertida, pois todos os alunos participam tanto da construção do material como na
discussão a respeito das aulas experimentais, assim como também na busca por
transformar cada experimento em uma linguagem ilustrativa e contextualizada de forma a
não desvalorizar o conteúdo trabalhado. Dessa forma, o nível de conhecimento se mostra
mais eficiente que quando elaborado tradicionalmente, pois novas ferramentas são
adicionadas, enriquecendo a atividade.


CONCLUSÕES: A atividade lúdica empregada à educação contribui para que o professor torne suas aulas
cada vez mais prazerosas e com maior aproveitamento por parte dos alunos. Este tipo de
atividade se mostra muito interessante no qual o aluno pode, com auxílio do educador,
participar da confecção do experimento, garantindo assim a efetivação do aprendizado. A
facilidade com que essa atividade se desenvolveu, foi vista como um ponto positivo para
a utilização desse material como outro meio de abordagem dos conteúdos experimentais de
forma mais interessante, interativa, motivadora e compreensível.


AGRADECIMENTOS: Ao nosso orientador Marcelo Moizinho

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, M. G. de O.; BRANDÃO, E. M.; FIGUEIREDO, G. J.; FIGUEIREDO, A. M. T. A. de; utilização de um recurso lúdico no ensino de química confeccionado a partir de material reciclado. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 62. 25-30 jul. 2010, Natal. Anais eletrônicos... Disponível em: < http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/1669.htm>. Acesso em: 01 jul. 2011.
SANTANA, , E. M. de; A INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, II. 7-9 jun. 2010, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/TerxaTema1Artigo4.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2011.