ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ENCANTAMENTO DA EXPERIMENTAÇÃO DE QUÍMICA

AUTORES: ARAUJO, L.A. (UNICAP) ; SILVA, L.A (UFRPE) ; MARINHO, M.E. (UNICAP) ; SILVA, A.P. (ESPAÇO CIENC) ; SILVA, R.C. (UFRPE) ; PAVÃO, A.C. (UFPE E ESPAÇ)

RESUMO: Este trabalho utiliza experimentos atraentes de química para divulgação científica no
Espaço Ciência. São explorados experimentos que relacionam assuntos do cotidiano com
apresentações lúdicas e empolgantes. São realizados quatro experimentos que, após
aplicação de um questionário com dez questões objetivas, permitem verificar os
conhecimentos adquiridos pelos participantes. Após a pesquisa constatou-se que existe
um grande interesse dos alunos na prática da atividade experimental por proporcionar
uma participação ativa durante a realização dos experimentos, contribuindo
significativamente na construção de conhecimentos.


PALAVRAS CHAVES: experimentos; química; espaço ciência.

INTRODUÇÃO: O Espaço Ciência é um museu interativo que explora diversas áreas do conhecimento
como Química, Física, Matemática, Biologia, Geografia, História e Astronomia, sempre
de forma bastante atraente. Com experimentos lúdicos, desperta nos visitantes a
curiosidade e o interesse em atividades científicas. Nos dias atuais é comum observar
certa rejeição nas aulas de Química. Muitos alunos consideram a aulas pouco atrativas
e sem utilidade no cotidiano. Apesar interligada às mais diversas áreas do
conhecimento, relacionando-se fortemente ao social e à vida das pessoas, os conteúdos
de Química normalmente ministrados no Ensino Médio não têm atingido os objetivos
desejados. No final, em geral, os alunos não demonstram maiores interesses por esta
disciplina.

Para despertar nos alunos o interesse pela química buscamos, através de perguntas
simples do tipo: Por que a gasolina queima? O que é um explosivo? Por que as roupas
secam quando estão no varal? Mostrar o quanto é prazeroso buscar respostas no
laboratório de química do Espaço Ciência. Fica evidente como a experimentação química
é necessária e útil para uma melhor formação dos educando, favorecendo a aprendizagem
de conceitos e a associação da teoria com a prática.


MATERIAL E MÉTODOS: Foram realizados quatro experimentos: “Afunda e flutua”, “Queimando o dinheiro”,
“Vinho mágico” e “Sangue do diabo” que permitem explorar conceitos de densidade,
reações químicas, ácido-base e estado físico da matéria. Para cada experimentação foram
elaborados folhetos contendo objetivo, materiais utilizados e procedimentos, além de um
questionário que foi aplicado visando correlacionar o conhecimento de química ensinado
com o cotidiano das pessoas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a realização dos experimentos foi possível observar que a maioria dos
alunos demonstrou interesse em participar das atividades. Quanto à contextualização
da teoria, grande parte dos alunos relacionou o conhecimento dessa ciência com o
fundamento do experimento, o que não acontecia antes de realização da atividade
prática. Fica então evidente que a construção do conhecimento deve estar associada a
uma prática experimental. A partir do questionário pode-se observar que nem todas as
escolas dispõem de laboratórios e materiais para pratica de experimentos. A esse
fator, acrescenta-se a falta de disponibilidade, ou mesmo de formação, por parte de
alguns professores para a prática experimental de química em sala de aula.

Tabela 1. Respostas de alunos do Recife (% SIM)

A partir desta interação com os alunos e professores, notou-se que os principais
problemas no ensino da Química referem-se à frágil formação dos professores, às
condições de trabalho, destacando-se as dificuldades de realização de atividades
experimentais na escola, além de outros aspectos, mas nunca à motivação do aluno
quando tem oportunidade de desenvolver atividades práticas.


CONCLUSÕES: Os nossos alunos precisam de um estimulo para despertar e ampliar o interesse em
aprender Química. Quando são expostos à experimentação, mostram-se entusiasmados e
criativos, um potencial que não pode ser desperdiçado.

AGRADECIMENTOS: Espaço Ciência, diretores, professores e alunos das escolas que participaram deste
trabalho. Facepe


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GASPAR, A. Experiências de ciências para o Ensino Fundamental. 1a. ed. Editora Ática , São Paulo, 2005. 325p.
MALDANER,O. A. Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Editora Unijuí, Ijuí, Rio Grande do Sul, 2000. 419p.
SANTOS, Wilson Luiz Pereira et al. Química e Sociedade. Volume único, ensino médio. PEQUIS-Projeto de Ensino de Química e Sociedade. 1 ed. São Paulo: Nova Geração, 2008