ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA A RESPEITO DA HISTÓRIA DA QUÍMICA NO ENSINO DE QUÍMICA.

AUTORES: REIS, A. S. DOS (UEPA) ; SILVA, M. D. B. (UEPA) ; SIQUEIRA, J. E. S. (UEPA)

RESUMO: A História da Química vem se tornando uma importante ferramenta de contextualização,
por permitir que os estudantes percebam como ocorreu a construção do conhecimento, o
que facilita a aprendizagem. Por essa razão realizamos uma pesquisa com intuito de
verificar a percepção dos alunos de graduação em Química de uma Universidade Pública de
Belém do Pará. A partir das respostas dos questionários aplicados aos alunos, foi
averiguado que todos os alunos viram História da Química na graduação e que é
importante a utilização da História da Química para facilitar o Ensino de Química,
sendo possível trabalhar tal tema em quase todos os conteúdos vistos na graduação. Isso
demonstrou o quanto a História da Química se faz necessária como forma de melhorar a
aprendizagem dos conteúdos de Química.

PALAVRAS CHAVES: história da química, ensino, contextualização

INTRODUÇÃO: A História da Ciência (HC) pode e deve ser utilizada para contribuir na aprendizagem
dos alunos, inserindo-os na construção do conhecimento químico e mostrando a Ciência
como uma atividade humana sujeita a acertos, erros e aos problemas sociais de cada
período e localidade em que os cientistas se encontravam. (PAIXÃO, 2003), diz que “o
uso da História da Ciência como uma forma de apresentar a ciência como uma atividade
humana com um forte sentido cultural, social e ético e amplamente influenciada pelo
contexto e pelo percurso”. Os conhecimentos propiciados por essa História da Ciência
contribuirá fortemente para que os licenciandos sejam intrinsecamente motivados a
estudarem os conteúdos trabalhados em tais cursos e, dessa forma, é muito provável
que carregarão essa mesma motivação quando lecionarem no Ensino Básico (FERREIRA,
2010). A História da Ciência no Ensino de Química passa a ser um meio facilitador
para o ensino, uma vez que podemos conduzir as aulas de química ressaltando fatos que
contribuíram para a construção do conhecimento. Neste sentido, o trabalho tem por
objetivo verificar a visão e a relevância que a História da Química tem para alunos
de graduação de uma universidade pública.

MATERIAL E MÉTODOS: Para este trabalho o alvo da pesquisa foram 15 alunos do quinto semestre da turma de
2009 do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Habilitação Química da
Universidade do Estado do Pará. Para realização da pesquisa foi utilizado um
questionário constituído de cinco questões abertas acerca da presença da História da
Química no referido curso e suas opiniões sobre esse tema como forma de facilitar o
aprendizado da disciplina Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com a pesquisa realizada, quando questionados se durante a graduação alguma
disciplina abordou a História da Química, todos disseram “sim”. Em relação à segunda
pergunta, todos concordaram que o estudo da História da Química contribui no Ensino
da Química durante a graduação trazendo não só a compreensão do processo de
constituição dessa ciência, como também ferramenta de contextualização dos conteúdos.
“O processo histórico da ciência mostra como a mesma evoluiu, sempre tendo uma intima
relação com o seu tempo.” Aluno A. “Desde que ela seja bem conduzida e orientada, é
provável que sim. Com esta ferramenta, podemos contextualizar os conteúdos tão
temidos pelos alunos, fazendo-os perceber que a Química está presente nos fenômenos
mais simples do dia-a-dia.” Aluno B. Quando foram perguntados sobre quais conteúdos
estudados na disciplina Química podem ser relacionados à história foi quase que
unanime a resposta “Os Modelos Atômicos”, pois é a parte inicial da Química a ser
estudada e intrinsicamente ligada à história. Porém, houve outras respostas onde à
quantidade de conteúdos foi mais ampla. “Estrutura Atômica, Tabela Periódica,
Ligações Químicas,... Acredito que seja possível relacionar a grande maioria dos
conteúdos." Aluno B. "Emissões energéticas dos átomos e os feitos de Neils Bohr."
Aluno C. Ao serem questionados sobre o uso da História da Química nas aulas todos
adentram no tema da contextualização a partir da história. “Mostraria aos alunos sob
que aspectos as considerações, os estudos, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu.
Fazê-los compreender os por quês é o grande desafio. E a História da Ciência
proporciona isto. Leva os alunos a reflexão e não somente a reprodução." Aluno B. É
notável a preocupação destes em contextualizar.

CONCLUSÕES: A partir dessas declarações notamos que os alunos já na graduação possuem a percepção
de que uso da História da Química contribui para a compreensão dos conteúdos, por
mostrar que a Ciência Química é fruto da ação do homem em sociedade. Além, disso nota-
se na fala da maioria que são conhecedores que a História da Química pode ser uma
ferramenta relevante para a contextualização e que deve ser empregada no Ensino de
Química fazendo parte da prática docente, para que assim tanto o professor como o aluno
possam ver como esta ciência vem gerando conhecimento ao longo do tempo.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, A. M. P.: A História da Ciência na formação de professores; Rev. História da Ciência e Ensino, construindo interfaces, vol. 2, 2010. Extraído do site, http://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/2904/2861
PAIXÃO, Fátima e CACHAPUZ, António. Mudanças na Prática de Ensino da Química pela formação dos Professores em História e Filosofia da Ciência, Rev. QNEsc. Nº 18, 2003.