ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O trabalho coletivo na escola-campo e o espaço para discutir o ensino de Química.

AUTORES: ALVES, B.H.P. (IFG) ; SILVA, A.G. (IFG) ; SOUZA, A.S. (IFG) ; SANTOS, A.C. (IFG) ; PACHECO, E.P. (IFG) ; DANTAS, G.G. (IFG) ; SILVEIRA, I.D. (IFG) ; DANTAS, J.M. (IFG) ; VARÃO,L.H.R (IFG) ; MEDEIROS, R.T.S. (IFG) ; CRUZ, V.V (IFG) ; RODRIGUES, V.C. (IFG) ; FARIA, V.D. (IFG) ; FREITAS, S.P. (IFG) ; MORAIS, A.I.M. (IFG)

RESUMO: Os dias de trabalho coletivo são momentos e oportunidades para que o grupo gestor possa incentivar a troca de experiências educacionais no ensino das diversas disciplinas. Esses encontros acontecem uma vez a cada mês letivo, com o objetivo de discutir a aplicação de novas práticas pedagógicas que estejam trazendo benefícios à escola e ao processo de ensino - aprendizagem. Mas não foram disponibilizados momentos de discussão entre os professores de química para a troca de experiências, ou a socialização de experiências pedagógicas. Esse espaço é usado para a designação de atividades que ficam sob a responsabilidade dos professores dessa ciência.

PALAVRAS CHAVES: práticas pedagógicas, trabalho coletivo, pibid.

INTRODUÇÃO: Os dias de trabalho coletivo são momentos e oportunidades para que o grupo gestor possa incentivar a troca de experiências educacionais no ensino das diversas disciplinas, a aproximação e integração de estudantes, pais/mães ou responsáveis, professores, coordenadores e corpo técnico-administrativo educacional que constituem a unidade escolar. São momentos, eminentemente, pedagógicos do cotidiano escolar podendo ser constituídos de atividades, tais como: reunião de professores por disciplina, por área de conhecimento, reunião do grupo gestor, de estudantes e de pais(1). Durante o ano de 2010, foram acompanhados os sábados de trabalho coletivo, realizados em uma escola pública estadual de Itumbiara (GO), como forma de interação dos bolsistas do PIBID com a escola parceira, para que se estabeleça um plano de trabalho dos alunos no ambiente escolar, em relação ao ensino de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: A coleta de informações foi realizada por meio de observação assistemática das reuniões nos dias de trabalho coletivo realizados em todo o ano de 2010 na escola-campo e entrevistas abertas com os professores. Posteriormente, essas observações foram relatadas para o grupo, onde foram analisadas e discutidas as propostas de práticas educativas, o processo de ensino-aprendizagem e demais atividades realizadas .

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O dia de trabalho coletivo é o dia para gestores, coordenadores, professores e demais servidores, estudantes e pais de todas as unidades fazer uma análise da realidade escolar e propor ações para sanar as dificuldades e, quando necessário, corrigir os rumos do processo de ensino e aprendizagem. Eles visam fortalecer a prática do planejamento e da auto-avaliação escolar, integrar a comunidade à vida da escola e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Nos trabalhos coletivos observados na escola-campo foram tratados os temas: a escolha do livro didático, matriz curricular, momentos de capacitação profissional e reorientação curricular (2,3). Nota-se que as discussões não foram voltadas a áreas específicas e, com exceção da escolha do livro didático, não foram oportunizados momentos de discussões sobre a prática pedagógica de cada área. Os alunos-bolsistas relataram os anseios e frustrações dos professores nas entrevistas, onde a maioria afirma que esses momentos não alcançam o objetivo, e muito do que é tratado figura apenas no papel, pois a realidade na sala de aula é diferente. No que se refere à disciplina Química o que se observou foi apenas a designação de atividades que ficam sob a responsabilidade dos professores dessa ciência, como a organização de mostras científicas e das disciplinas opcionais. Nas entrevistas os professores de química, disseram que gostariam que houvesse mais aulas com práticas no laboratório, mas que devido às diversas atividades que são solicitadas, essas aulas acontecem com pouca freqüência.Um fator positivo na escola é a presença de um professor dinamizador, que é responsável pelo laboratório e por auxiliar o professor quando das aulas nesse espaço, mas não houve interação entre esses profissionais durante os trabalhos coletivos.

CONCLUSÕES: Através das observações assistemáticas realizadas pelos alunos-bolsistas e de entrevistas realizadas com os professores sobre a eficácia do trabalho coletivo, percebe-se que o conceito que envolve as atividades do trabalho coletivo é amplo, e que esse é um momento propício para a reflexão das práticas pedagógicas aplicadas na escola. Mas é uma oportunidade que vem sendo pouco aproveitada para promover ações de integração e melhoria do ensino de química no processo pedagógico contínuo e produtivo.

AGRADECIMENTOS: CAPES, PIBID, IFG - Campus Itumbiara, Colégio Estadual Polivalente “Dr. Menezes Jr.”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: (1)Diretrizes Operacionais da Rede Pública Estadual de Ensino de Goiás 2011/2012. p. 121. Disponível em: http://www.educacao.go.gov.br/documentos/Diretrizes2011.pdf. Acessado dia 29/01/2011
(2)FARIA, Suely Odete Carrijo. Orientações sobre o trabalho coletivo. In: REUNIÃO PEDAGÓGICA, 1. , 2010, Itumbiara. Secretaria Estadual de Educação de Goiás, 2010. 2p.
(3)SUELY ODETE CARRIJO DE FARIA. Trabalho coletivo. Realizada no dia 27/01/2011.