ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PRODUÇÃO DE BIODIESEL: UMA ATIVIDADE INTERATIVA PARA AULAS DE QUÍMICA.

AUTORES: SILVA, E.S. (UFCG) ; CONCEIÇÃO, M.M. (UFCG) ; OLIVEIRA, T.P. (UFCG)

RESUMO: Despertar o interesse dos alunos através de temas do cotidiano é uma prática caracterizada no resgate de conhecimentos prévios. Uma dessas práticas é a produção de biodiesel que envolve vários processos químicos, que são estudados em sala de aula, porém com pouca ou nenhuma associação cotidiana. Visando relacionar situações cotidianas, como a produção de biodiesel, na definição de uma proposta interativa e contextualizada para aulas de química, utilizou-se como metodologia a apresentação de aula com utilização de mídias e aplicação de um questionário. A proposta foi realizada com alunos de terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité – PB. Os dados coletados indicaram ser viável a utilização dessa proposta para aulas de química.

PALAVRAS CHAVES: biodiesel, conhecimentos prévios, contextualização.

INTRODUÇÃO: A Química é uma ciência direcionada ao estudo da matéria e suas transformações, assim como suas propriedades e aplicações. Entende-se que no processo de ensino, existem deficiências, quanto à disseminação de muitos conteúdos da química, que se pode relacionar com o nosso dia-a-dia. Uma dessas relações pode ser vista na produção do biodiesel que se configura como um combustível obtido a partir de óleos vegetais ou gorduras, submetido a vários processos químicos, desde a etapa de extração do óleo até a etapa de síntese.
A história da aplicação de óleos vegetais como combustível começou em 1898 na Feira Mundial de Paris, onde Rudolf Diesel apresentou um motor abastecido com óleo de amendoim [SCHUCHARDT et al, 2007]. A utilização de fontes renováveis de energia vem sendo intensificada nos últimos anos, incentivados especialmente pela escassez do petróleo, assim como pelas preocupações com as mudanças climáticas globais.
Os conceitos norteadores dessas novas tecnologias, que de certa forma vem se tornando cada vez mais presentes em nosso cotidiano, muitas vezes se tornam limitados no âmbito de relações da ciência química discutida em sala de aula, construindo assim, uma ciência aparentemente teórica e sem associações.
Para SANTOS et al (1992), os conceitos e conteúdos não devem ter um fim para si mesmo, mas sim serem trabalhados a partir de idéias gerais que lhes dêem contexto.
No intuito de compilar a realidade do cenário educacional de disseminação da química em sala de aula, o referido trabalho busca promover uma atividade que busque aprimorar os conceitos químicos, relatados em sala de aula, utilizando a contextualização referente a produção de biodiesel.


MATERIAL E MÉTODOS: A importância de ter o biodiesel como um tema gerador para se trabalhar as aulas de química, está nas relações concretamente exibidas em sua produção, a exemplo de aulas sobre métodos de separação de misturas, reações químicas (reação de transesterificação para obtenção do biodiesel), velocidades das reações (catalisadores), entre outros.
No propósito de incentivar os alunos, no rumo ao resgate de conteúdos na química, envolvendo temas próximos da realidade dos mesmos, buscou-se por meio de aulas expositivas e dinâmicas, com utilização de mídias como: vídeos e data-show, abordar e discutir sobre o biodiesel, como uma fonte de energia de consumo mundial. Sabendo-se que pouco se conhece sobre os bicombustíveis, tais como: Qual seu processo de produção? De que fonte natural é obtida? Sua queima gera impactos no meio ambiente? Quais os processos químicos envolvidos?
A atividade foi realizada como forma de aprendizagem, com um conjunto de 7 alunos do terceiro ano do ensino médio, ligados ao projeto PIBIC Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos do município de Cuité-PB.
Buscando analisar o aprendizado dos alunos foi proposto um questionário, de modo que permitisse despertar o raciocínio em um âmbito de relações com o tema em questão. Para executar o conjunto de atividades citado, foi necessária uma aula de duração duas horas.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Comparando os dados coletados (Figura 1) observa-se que em todas as questões os discentes conseguiram manter um nível ótimo de compreensão. Nas questões 2, 4 e 6 o percentual de acertos foi máximo, o que indica a possibilidade de trabalhar a temática da produção de biodiesel, como tema interativo e amplo em sala de aula.



CONCLUSÕES: O auxílio de diversos instrumentos como mídias, experimentos e métodos pedagógicos, pode facilitar a visualização e aprendizagem dos alunos.
O biodiesel como um combustível que vem sendo usado e de grande importância ambiental, pode ser abordado com facilidade e dinamismo, contribuindo para a interatividade da química com o nosso dia-a-dia.
Portanto, a contextualização serviu como ferramenta para tornar a aula mais dinâmica e interativa, despertando o interesse dos alunos.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: R. Rinaldi, C. Garcia, L. L. Marciniuk, A. V. Rossi e U. Schuchardt; "Síntese de Biodiesel: Uma Proposta Contextualizada de Experimento para Laboratório de Química Geral"; QUÍMICA NOVA, 30(5), 1374-1380 (2007).

SANTOS, Wildson L. P, dos. O ensino de química para formar o cidadão: principais características e condições para sua implantação na escola secundária brasileira. Dissertação de mestrado, Campinas: Faculdade de Educação da Unicamp, 1992 .