ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR ÀS AULAS DE QUÍMICA

AUTORES: SANTOS, M. A. (IFES) ; SANTOS, J. (IFES) ; LEITE, S. Q. M. (IFES)

RESUMO: Foi desenvolvido um jogo didático chamado de Quest Químico para o ensino de química por
alunos de graduação do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do
Espírito Santo (IFES). Tratou-se do desenvolvimento de uma estratégia de ensino-
aprendizagem dos conteúdos de química: matéria e transformações, tabela periódica e
ligações químicas; todos do Ensino Médio. Empregou-se o modelo de jogo de tabuleiro,
competitivo, mediado por jogo de dado. O processo de construção do jogo se constituiu
um momento de construção de conhecimento que exigindo dos autores a transposição
didática. A aplicação de jogo se constituiu em uma oportunidade para reflexão dos
conteúdos programáticos de química, produzindo conexões, o que propiciou a aprendizagem
significativa.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, estratégia de ensino de ciências, jogo didático

INTRODUÇÃO: O processo tradicional de ensino de ciências, ora centrado em memorização e aplicação
de formas para resoluções de questões, vem sendo aprimorado com alternativas lúdicas
para potencializar a aprendizagem do aluno (Mendonça e Leite, 2010). O professor de
química tem sido cada vez mais forçado a repensar suas práticas pedagógicas, no
sentido de motivar o aluno a ter interesse pelo estudo de ciências. Soares (2008)
define jogo como resultado de interações lingüísticas diversas em termos de
características e ações lúdicas, ou seja, atividades lúdicas que implicam no prazer,
no divertimento, na liberdade e na voluntariedade, que contenham um sistema de regras
claras e explícitas e que tenham um lugar delimitado onde possa agir: um espaço ou um
brinquedo (Domingo e Recena, 2010). O Instituto Federal do Espírito Santo, a fim de
preparar o aluno de graduação de Licenciatura em Química para a atuação docente, tem
trabalhado no sentido estimular a utilização de estratégias de ensino. Nesse sentido,
durante as aulas de Instrumentação para o Ensino de Ciências, os alunos tiveram um
momento para discutirem a utilização de jogos didáticos, analisarem os princípios de
alguns jogos, bem como um momento para desenvolverem um jogo didático para o ensino
de química. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo educativo utilizando o
modelo de tabuleiro, de caráter competitivo, mediado por jogo de dado, contendo
perguntas dividas em três assuntos: matéria e transformações, tabela periódica e
ligações químicas. O processo de construção do jogo se constituiu um momento de
construção de conhecimento que exigindo dos autores a transposição didática.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa teve como principal referencial teórico Marconi e Lakatos (2010). Para
desenvolvimento do jogo, o grupo de estudo utilizou Domingo e Recena (2010) como
referencial teórico. Na construção do jogo educativo optou-se por um modelo de
tabuleiro, de caráter competitivo e com a mediação de cartas com perguntas de
conteúdos de química. A realização do jogo foi mediada pelo jogo de dado.
Primeiramente, foram selecionadas questões que abordassem os conteúdos de química:
matéria e transformações, tabela periódica e ligações químicas. Foram selecionadas 20
perguntas para cada subgrupo de questões (60 questões). Foi realizada transposição
didática a aproximação dos conteúdos as questões cotidianas. Para a construção do
tabuleiro do jogo educativo e das cartas, foi empregado o programa Corel Draw. Foram
impressos em gráfica; as cartas em papel couchê e o tabuleiro em lona. Um dado de 6
faces coloridas, onde cada cor indica a carta/assunto que o jogador irá escolher para
responder ou se o jogador deve ficar sem responder uma rodada, avançar uma casa sem
responder uma pergunta ou ainda, desafiar um colega. A finalização do jogo foi
realizada manualmente, com tesoura, cola e papel contact. Os testes preliminares do
jogo mostraram que o tempo médio para uma rodada completa até o término foi de 1
hora. O jogo educativo se mostrou muito eficiente para um momento de revisão de
matéria de química, após a realização de uma aula tradicional, se constituindo como
sendo uma estratégia complementar ao ensino regular.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo educativo, aqui chamado de Quest Químico, foi apresentado a uma turma de
sétimo período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Espírito
Santo. Considerando o objetivo principal do jogo, os alunos de licenciatura
compreenderam essa estratégia como sendo adequada para realização após as aulas
regulares dos conteúdos, se constituindo como sendo uma aula de exercício dos
conteúdos programáticos trabalhados anteriormente. Os alunos puderam interagir entre
si, se constituindo um processo lúdico de construção de conhecimento científico e
produzido reflexões acerca dos assuntos abordados. Vale citar que o jogo educativo
também favorece a visão crítica e autonomia dos alunos, já que os colocam em
condições de tomada de decisões. Foi constatado que o professor de química pode
intermediar a realização do Quest Químico, complementando as respostas corretas das
perguntas e, também, dando exemplos e explicando quais os erros nas respostas, para
que o aluno entenda em que ponto se atentou ao responder a pergunta. A aplicação de
jogo se constituiu em uma oportunidade para reflexão dos conteúdos programáticos de
química, produzindo conexões, o que propiciou a aprendizagem significativa.

CONCLUSÕES: O jogo educativo, aqui chamado de Quest Químico, se mostrou muito eficiente para um
momento de revisão de matéria de química, após a realização de uma aula tradicional, se
constituindo como sendo uma estratégia complementar ao ensino regular. A aplicação de
jogo educativo se constituiu em uma oportunidade para reflexão dos conteúdos
programáticos de química, produzindo conexões, o que propiciou a aprendizagem
significativa. Vale citar que o jogo educativo também favorece a visão crítica e
autonomia dos alunos, já que os colocam em condições de tomada de decisões.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DOMINGOS, D. C. A.; RECENA, M. C. P. Elaboração de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento. Ciência & Congnição, vol. 15, 2010.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M.; Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
MENDONÇA, L. G.; Leite, S. Q. M.; Artes cênicas no ensino de boas práticas de fabricação: uma prática pedagógica no curso superior de Químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 9 Nº 1 53-66 (2010).
SOARES, M. H. F. B. (2008). Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: teoria, métodos e aplicações. Em: Departamento de química da UFPR (Org), Anais, XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Retirado em 02/05/2009, no World Wide Web: www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0309-1.pdf.