ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: SILVA, A. D. L DA (UEPA) ; WATANABE, L. A. (UEPA) ; FERREIRA, W. P. (UEPA)

RESUMO: Frequentemente verifica-se que os conteúdos de química têm sido trabalhados de forma fragmentada dos demais saberes disciplinares. Sabendo-se que a interdisciplinaridade exerce importante papel no ensino-aprendizagem de Química, o presente trabalho tem como objetivo entender a importância deste eixo metodológico para a aprendizagem significativa de conhecimentos químicos. A coleta de dados sobre o tema foi realizada através de pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que a interdisciplinaridade contribui para a aprendizagem, pois é um eixo organizador das dinâmicas interativas no ensino de química.


PALAVRAS CHAVES: conteúdos de química, interdisciplinaridade, aprendizagem

INTRODUÇÃO: Em muitas escolas do Brasil verifica-se que a disciplina de química no ensino médio tem dado relevância à abordagem de conceitos químicos isolados dos demais saberes das outras ciências da natureza, humanas e outros (BRASIL, 2006). Esse isolamento da química de outros conhecimentos disciplinares pode ser um dos responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem dos conteúdos e, consequente rejeição da química pelos alunos, dificultando assim o processo de ensino-aprendizagem (SÁ & SILVA, 2008). Nesse sentido, questões sobre interdisciplinaridade tem sido alvo de intensas discussões em encontros e congressos de educação, documentos oficiais etc.. Segundo Sá & Silva (2008) um ensino de química interdisciplinar é promotor de uma aprendizagem ativa e significativa. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM (Brasil, 1999) sugerem a utilização de temas sociais para o estabelecimento de inter-relações da química com os vários campos da ciência, possibilitando assim uma visão global do conhecimento científico, que é indispensável para a construção da cidadania, interpretação do mundo físico e compreensão das transformações que nele ocorrem. Considerando que a interdisciplinaridade é um eixo central norteador do ensino de química (BRASIL, 2006), o presente trabalho tem por finalidade compreender a importância deste eixo metodológico na aprendizagem significativa de conhecimentos químicos. Este trabalho é relevante, pois é uma contribuição para um melhor entendimento da interdisciplinaridade no ensino de química. Além disso, constata-se que, nos últimos anos, a interdisciplinaridade tem sido alvo de dúvidas por muitos professores do ensino médio e fundamental, que não conseguem compreender a importância desse eixo organizador das dinâmicas interativas no ensino de química.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica. Para coleta de informações utilizou-se 03 documentos oficiais: os PCNEM (1999), os PCN+ (2002) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006); 02 artigos científicos, que são: “Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor” e “Contextualização e interdisciplinaridade: concepções de professores no ensino de gases”; 01 dissertação de mestrado: “A interdisciplinaridade na visão de professores de química do ensino médio: concepções e práticas”; e 01 tese de doutorado: “Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências”. Estes materiais bibliográficos tratam da importância da interdisciplinaridade no ensino de química. Após levantamento das obras na literatura, realizou-se o procedimento de leitura, análise crítica de conteúdo e fichamentos, para seleção de informações mais relevantes para se atingir o objetivo do presente trabalho. Com todas as informações disponíveis elaborou-se a redação do mesmo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Primeiramente é preciso entender que o conceito de interdisciplinaridade está longe de um consenso, aparecendo “sob vários enfoques, desde uma abordagem epistemológica até uma visão metodológica relacional entre as várias áreas do conhecimento” (RICARDO, 2005, p. 204). Segundo Silva (2008), a interação de professores de química com a interdisciplinaridade é um aspecto importante para o desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para compreensão do assunto em discussão. Portanto, a interdisciplinaridade pode ser entendida como um recurso de comunicação entre as várias disciplinas para facilitação da aprendizagem, entendimento amplo da ciência e preparação do aluno para enfrentar o mundo globalizado.
Uma prática pedagógica interdisciplinar em química necessita de um professor que “conhece bem sua matéria, que tem uma boa compreensão entre as várias disciplinas e que conheça como os alunos constroem seus conhecimentos, desenvolvem suas capacidades mentais e na prática saber estimular esse processo de ensino-aprendizagem” (FORTES, 2009, p.5). De acordo com Brasil (2002, 2006) a interdisciplinaridade pode ser estabelecida através da abordagem de temas sociais presentes na vida dos alunos. Para Sá & Silva (2008, p.1): “temas que propiciem um ensino contextualizado, no qual o aluno possa vivenciar e aprender com a integração de diferentes disciplinas pode possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si, quanto de um conhecimento químico sem fronteiras disciplinares”. Assim, a interdisciplinaridade proporciona a interpretação de acontecimentos estabelecendo ligações com vários campos científicos, contribuindo para um entendimento amplo do conhecimento químico (BRASIL 1999, 2002, 2006). Ou seja, por meio da interdisciplinaridade se imprime reais significados aos conteúdos escolares, contribuindo para uma aprendizagem significativa em Química.


CONCLUSÕES: Diante do exposto, conclui-se que a interdisciplinaridade é um recurso metodológico determinante para aprendizagem significativa de conhecimentos químicos. Este eixo organizador das dinâmicas interativas em sala de aula torna o processo de ensino-aprendizagem dinâmico, motivador e interessante para o aluno e para o professor. Assim, a articulação dos conteúdos de química com outros conhecimentos disciplinares contribui para o desenvolvimento de um ensino de química de qualidade e para um entendimento amplo da ciência, concepção esta indispensável para a construção da cidadania dos alunos.

AGRADECIMENTOS: A DEUS e a Universidade do Estado do Pará – UEPA (Núcleo de São Miguel do Guamá)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

______. Secretaria de Educação Básica - Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 2. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.

FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Disponível em: <http://www3.mg.senac.br/NR/rdonlyres/eh3tcog37oi43nz654g3dswloqyejkbfuxkjpbgehjepnlzyl4r3inoxahewtpql7drvx7t5hhxkic/Interdisciplinaridade.pdf>. Acesso em: 8 de julho de 2011.

RICARDO, Elio Carlos. Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências. 2005. 257 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SÁ, Helena Cristina Aragão de & SILVA, Roberto Ribeiro da. Contextualização e interdisciplinaridade: concepções de professores no ensino de gases. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0621-1.pdf>. Acesso em: 21 de maio de 2011.

SILVA, Orisvaldo Santana da. A interdisciplinaridade na visão de professores de química do ensino médio: concepções e práticas. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008.