ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DESCOBRINDO AS LIGAÇÕES QUÍMICAS DE FORMA INTERATIVA E INCLUSIVA

AUTORES: ATAÍDE,C.L.F. (IFPA) ; COSTA,H.C. (IFPA) ; GONÇALVES,T.C.V. (IFPA) ; VILHENA,V.A.C. (IFPA) ; SOUZA,W.B. (IFPA)

RESUMO: O objetivo desse trabalho de inclusão social é propor aulas de Química para facilitar a aprendizagem de alunos com e sem deficiência, objetivando promover a inclusão no ensino. Foi apresentada uma aula sobre o tema Ligações Química com material acessível, para facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos de forma interativa e utilizando representações com objetos em 3D. O projeto teve inicio com a montagem das maquetes sobre ligações. Em sala de aula os professores apresentaram aos alunos sem e com deficiência, uma aula audiovisual sobre o conteúdo das ligações, além de deixarem os alunos manusearem as maquetes. Os resultados foram muito satisfatórios, pois foi possível perceber uma maior interação dos alunos e a maior facilidade em compreender o conteúdo proposto pelos docentes.

PALAVRAS CHAVES: inclusão, ligação e interação.

INTRODUÇÃO: Este trabalho foi feito de maneira que consiga abranger alunos com deficiência visual e auditiva e assim fazer com que ocorra um processo de inclusão no ensino de química. Além disto, este projeto também pode ser utilizado como uma metodologia viável para se trabalhar com outros tipos de deficiência e até mesmo com os alunos ditos normais fazendo com que possam ter as mesmas possibilidades de aprender o assunto que está sendo abordado. Este trabalho é de extrema importância pelo fato de se tornar uma alternativa viável para se desviar das metodologias ultrapassadas e ineficientes para fazer com que ocorra um processo de inclusão nas salas de aula que se tem alunos com alguma necessidade especial. E esta alternativa se torna viável pelo fato de serem utilizados outros tipos de canais sensoriais, como o tato (no caso de deficientes visuais) e a visão (no caso de deficientes auditivos).O foco principal é propor aulas de Química para facilitar a aprendizagem de alunos com deficiência visual e auditiva, assim como os alunos sem deficiência objetivando promover a inclusão no ensino.

MATERIAL E MÉTODOS: Para se fazer os modelos de ligações químicas foram utilizados materiais de baixo custo como: Folhas de isopor de 25 mm, Bolas de isopor de diversos tamanhos, tinta de tecido das cores vermelha e azul, bolinhas de gude, Palitos de dente, pistola e bastões de cola quente, pincéis.Em sala de aula ocorreu uma apresentação de uma aula audiovisual aos alunos com deficiência quanto os ditos normais,para que eles possam ter uma idéia central do assunto utilizando recursos audiovisuais como data show e slides interativos, descrevendo de maneira bastante minuciosa os desenhos para os cegos. Após isto, foram mostrados para os alunos os modelos feitos sobre as ligações químicas para que eles possam manusear-los e assim perceber as diferenças que cada tipo de ligação possui, além de mostrar como elas ocorrem, suas divisões quando chegam à estabilidade e as forças que atuam para que elas ocorram na natureza, sempre dando exemplos do cotidiano. E ao final da aula foi aberta uma roda para a discussão do assunto e resolução de uma lista de exercícios elaborada pelos docentes, ocorrendo uma pequena adaptação para os alunos com deficiência que estiveram presentes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a avaliação feita pelos docentes que ministraram a aula, foi possível perceber que os alunos presentes apresentaram uma maior interação com eles, com um maior número de perguntas e questionamentos ao longo da roda de discussões que foi aberta com os presentes. Além de que, os discentes demonstram uma maior facilidade ao resolverem os exercícios propostos de maneira mais dinâmica e interativa entre eles, sem que surgissem muitas dúvidas sobre as questões que procuraram abordar assuntos que eles encontram no dia-a-dia. Nas leituras abordadas e por depoimentos de professores, sempre é muito fácil se identificar problemas em ensinar este tipo de conteúdo aos alunos que possuem alguma necessidade especial e até mesmo para alunos ditos normais, pelo fato de serem muito abstratos. Com esta nova metodologia, faz com que a aula saia do modelo ultrapassado utilizado por muitos profissionais, e gera algo bem mais concreto para ele prosseguir de maneira mais firme suas aulas.





CONCLUSÕES: Com a utilização dos modelos de ligações químicas, ocorreu uma melhora significativa no aprendizado dos alunos que estavam presentes. Os alunos demonstraram mais interessados no conteúdo ministrado, além de interagirem de maneira bem mais freqüente buscando sempre sanar suas duvidas e exporem as suas opiniões particulares sobre o assunto. Além disto, ocorreu um favorecimento do aprendizado dos conteúdos científicos ministrados de maneira lúdica, fazendo com que a aula fugisse da maneira antiquada utilizada por muitos profissionais até hoje. Os modelos mostraram ser uma metodologia eficaz para a assimilação do conteúdo, visto que eles podem fazer os mesmos em casa com ajuda de algum responsável.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: