ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PUZZLE QUÍMICO - UM MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO ÀS AULAS DE QUÍMICA

AUTORES: BRAGA, S.A. (IFMA) ; SMITH, T.V.P. (IFMA) ; SOUSA, F.R. (IFMA) ; OLIVEIRA, M.M. (IFMA)

RESUMO: No processo ensino-aprendizagem a motivação deve estar presente em todos os momentos. Cabe ao professor facilitar a construção do processo de formação, influenciando o aluno no desenvolvimento da motivação da aprendizagem. A utilização de métodos não convencionais estimula as atividades e as tornam muito mais prazerosas e significativas. Dentre esses métodos está o jogo, que é uma atividade inseparável da condição humana e apresenta um apelo universal. Este trabalho teve como objetivo investigar a influência dos recursos didático-pedágogicos e das atividades criativas e envolventes para motivação dos educandos, agregando o conhecimento químico com o apoio de jogos como caça-palavras e palavras cruzadas em aulas de química do ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: lúdico, ensino de química, jogos.

INTRODUÇÃO: Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, e os jogos de passatempos podem ser uma importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos. Porém, utilizar jogos como instrumento pedagógico não se restringe a trabalhar com jogos prontos, nos quais as regras e os procedimentos já estão determinados (BRASIL, 2006). O trabalho pode acontecer com materiais produzidos tanto pelos professores quanto pelos alunos. Os jogos pedagógicos são vantajosos ao trabalho de sala de aula por serem atividades socializadoras e baseadas em desafios que mobilizam emoções agradáveis. Como recursos e métodos que exploram o lúdico, os jogos educativos podem favorecer o interesse pelas atividades escolares e, consequentemente, a aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades e valores, com mediação dos professores, sendo essa mediação facilitada aos que tiverem a vivência de jogos em cursos de formação e atualização docente. Rosa et al. (2010) desenvolveram caça-palavras e palavras-cruzadas que foram aplicados nas salas de primeiro e segundo ano do ensino médio e verificaram que tais atividades lúdicas propiciaram uma melhora significativa quanto à compreensão dos alunos, quando questionados sobre tópicos relacionados aos respectivos temas abordados e evidenciam uma melhora na interação entre o conteúdo e a atividade aplicada em sala de aula pelo professor. Ainda afirmaram que o conhecimento veiculado pelo jogo alcançou grande êxito, tendo em visto que os alunos participantes conseguiram relacioná-lo ao seu cotidiano, de forma mais agradável quando comparado ao modelo tradicionalista de ensino. Este trabalho teve como objetivo a aplicação de um jogo a fim de auxiliar na assimilação de conceitos químicos.

MATERIAL E MÉTODOS: A revista “PUZZLE Químico” foi confeccionada principalmente com o uso do computador e reproduzida em papel reciclado. Jogos como caça-palavras, palavras cruzadas, dominox, quizmica, jogos de erros, simbologia, falso ou verdadeiro, foram elaborados e adaptados ao ensino da Química para que os alunos pudessem não somente brincar, mas também raciocinar e buscar nos livros algumas respostas que não fossem encontradas facilmente. Os jogos de caça-palavras são acompanhados por textos onde são destacadas as palavras que devem ser procuradas; as palavras cruzadas contêm dicas e, para que as lacunas sejam preenchidas é preciso um estudo prévio do assunto; dominox é um jogo para a fixação dos compostos não metais e metais; o quizmica é um jogo de perguntas e respostas; os jogos de erros são imagens da química, como laboratório e cientistas; o jogo de simbologia pretende associar os símbolos da tabela periódica com os nomes dos compostos e vice-versa; falso e verdadeiro consiste na verificação de afirmações. A aplicação foi feita durante o minicurso “Uso do lúdico nas aulas de Química” nos campus do IFMA de Açailândia e Codó para professores e alunos do curso de Licenciatura em Química. Foram retirados dois jogos da revista, (um caça-palavras e um palavra cruzada) reproduzidos e distribuídos aos alunos que tiveram um tempo para terminar, sendo permitida a utilização dos livros de Química para auxiliar nas respostas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebeu-se que os jogos contribuem para incentivar os alunos a buscar o conhecimento em seus livros didáticos, que ajudam a alcançar o objetivo principal que é obter as respostas dos puzzles. Constatou-se a motivação que os alunos e professores manifestaram com a participação nas atividades com este material didático e de auxílio às aulas de química. Durante a realização das atividades percebeu-se que a partir da prática desses jogos lúdicos confeccionados ocorreu a transformação da química como uma disciplina de difícil aprendizado em uma disciplina que pode se tornar interessante, pois proporciona a descontração, desinibição e uma melhoria na integração e na interação, facilitando a aprendizagem do assunto de química abordado. Após realizar o jogo com os alunos de Licenciatura em Química do IFMA, foi feito um questionário para que esses alunos pudessem fazer uma análise desses jogos utilizados no ensino da química e estes relataram que foi ao mesmo tempo divertido e descontraído e que realmente a química se torna mais motivadora ocorrendo um interesse mútuo entre alunos e professores.



CONCLUSÕES: A apresentação de uma maneira de ensinar a Química mais descontraída, através da revista “PUZZLE Químico”, demonstrou a motivação dos alunos, o que confirmou que os jogos como o quizmica, caça-palavras, palavras cruzadas ajudam na desmistificação da Química e levam os alunos ao raciocínio e a reconstrução do seu conhecimento. As atividades lúdicas são recursos que contribuem para diminuir a barreira que os próprios alunos constroem no que diz respeito às ciências exatas, pois ultrapassa essa barreira a partir de uma motivação.

AGRADECIMENTOS: Ao IFMA campus Monte Castelo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais / PCN do Ensino Fundamental e Médio. Secretaria de Educação Fundamental e Tecnologia / SEMTC / MEC. Brasília / DF. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 25 maio 2011.
ROSA, Persiely Pires; LEITE, Aline Ignês Debolêto; SILVA, José Luiz da; FILHO, Edemar Benedetti, NUNES, Daniel Mendes; OLIVEIRA, Noé de; PRADO, José Artur Cavalcante. O USO DE JOGOS APLICADOS EM ATIVIDADES ESCOLARES. Disponível em: < http://periodicos.uems.br/index.php/egrad/article/view/2191>.
em: 25 maio 2011.