ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DE OFICINAS TEMÁTICAS PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS.

AUTORES: SILVA, LUCICLÉIA PEREIRA (UEPA) ; AZEVEDO, JAMILLY S. DE (UEPA) ; PALHETA, JENNYFER A. P. (UEPA) ; SANTOS, MARCELLY COSTA (UEPA) ; DIAS, SATHIA L. C. (UEPA)

RESUMO: Buscando desenvolver atividades práticas de química pautadas na abordagem temática o Grupo de Pesquisa Científicas(GPC)da UEPA, desenvolveu junto a professores em formação inicial o projeto de extensão “Oficinas temáticas para professores de química em formação inicial e em atuação no ensino médio”, objetivando desenvolver competências e habilidades relacionadas ao emprego de métodos dinâmicas, a serem aplicadas em aulas de química e assim desencadearem reflexões sobre a prática pedagógica e o ensino de química na atualidade divulgando o uso da abordagem temática no contexto escolar. Logo, observou-se, a partir da prática, que essa abordagem permite trabalhar com vários conceitos científicos, por meio de distintos eixos estruturadores como: ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: oficinas temáticas; professores em formação inicial ; prática pedagógica.

INTRODUÇÃO: As oficinas temáticas apresentam uma abordagem metodológica que permite ao docente desenvolver os conteúdos curriculares de forma interdisciplinar e contextualizada, assim essa metodologia pode ser considerada uma ferramenta pedagógica, pois, ao ser desenvolvida em sala de aula explora aspectos sociais, tecnológicos e ambientais de determinadas áreas de conhecimento a partir de uma situação-problema.
Devido a tais atribuições as “Oficinas Temáticas” aparecem em muitas discussões como tendência facilitadora da interação entre professor – aluno –conhecimento, pois ao serem desenvolvidas essas atividades faz-se necessário que o ‘tema gerador’ da oficina, seja contextualizado, com enfoque interdisciplinar do conhecimento científico, ao cotidiano e a linguagem do aluno, afim de proporcionar ao mesmo, uma visão crítica e aprofundada, em relação ao tema, pois, conforme Brasil (2000) os profissionais do ensino de química “devem permitir a construção de uma visão de mundo mais articulada, menos fragmentada, que o aluno se enxergue como participante de um mundo em constante transformação” e para que isso ocorra é importante que o futuro professor tenha conhecimento de estratégias de ensino, ainda em sua formação inicial.
Tendo em vista esse contexto, a equipe, de um projeto de extensão da UEPA, elaborou uma Oficina temática sobre “Aspectos químicos e educacionais de Plantas Medicinais utilizados no contexto afro-brasileiro”, realizada na XV Semana Acadêmica da Universidade, tendo como objetivos divulgar o uso da abordagem temática no contexto acadêmico; e, estimular a elaboração e aplicação de oficinas temáticas como uma ferramenta para contribuir no desenvolvimento do conhecimento científico dos alunos.


MATERIAL E MÉTODOS: Direcionado aos professores em formação inicial do curso de Ciências Naturais, esse trabalho foi aplicado no laboratório de química da UEPA e foi desenvolvido em quatro etapas:
Na primeira foi feita a apresentação das oficinas temáticas como uma tendência de ensino. Em seguida, foi ensinado a construir e a trabalhar com as oficinas em sala de aula, neste momento foram feitas várias discussões sobre a relevância do tema, também foram dados vários exemplos, por parte dos ministrantes, de como trabalhar com essa metodologia.
Na terceira etapa foram desenvolvidas a oficina “Plantas e Fitoterápicos da região amazônica” seguida da produção artesanal de bala de gengibre.
Finalizada a oficina foram aplicados questionários com perguntas abertas, visando explorar os conceitos químicos que poderiam ser trabalhados dentro dos eixos estruturadores: ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao analisarmos os questionários aplicados, observou-se que a partir da Oficina, foi possível aos professores em formação inicial explicitarem em todos os eixos pelo menos um conceito científico. De acordo com os resultados, no eixo ciência, observou-se que a maioria (69,24%), relacionou o tema apenas com a saúde, onde eles abordam as diversas formas de estudar a aplicação medicinal de determinadas plantas. Os outros (30,76%), enfatizaram o estudo da taxonomia, mistura, propriedades bioquímicas, e determinação do principio ativo. Quando se trata do eixo tecnologia chegou a ser unanime (100%) o processo industrial empregado para melhorar as técnicas de manipulação e produção de medicamentos. Analisando o eixo sociedade, observou-se que os alunos (85,72%) explicitaram, em grande parte questões relativas ao uso sustentável das plantas, devido a sua função, aplicação e importância. Porém, o que nos chamou atenção foi que (14,28%) ressaltaram a importância da relação do conhecimento popular e a visão da ciência, levantando o seguinte questionamento: até que ponto elas se unem e/ou se divergem para o uso da planta em beneficio a saúde, pois estes acreditam que a cultura é um fator importante. A preservação ambiental foi o que mais teve ênfase no eixo ambiente, entorno de 65%, os outros (35%) se apresentaram conhecimentos relacionados à diversidade, biomas e ecossistema.



CONCLUSÕES: Visando resultados obtidos durante a prática na UEPA, afirma-se que Oficinas Temáticas são estratégias de formação que permitem uma formação voltada ao desenvolvimento da autonomia do aluno no exercício da cidadania, explorando o conhecimento científico como um dos meios para interpretar o mundo e intervir na realidade. Assim, concluí-se que essa estratégia de ensino contribui para desenvolver habilidades e competências, permitindo que os futuros professores despertem em seus discentes uma visão crítica sobre diversos aspectos, a partir da discussão de uma situação-problema real da sociedade.

AGRADECIMENTOS: À professora orientadora, as alunas bolsistas e à todos alunos do Curso de Ciências Naturais que muito se empenharam para realizar as atividades do projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio/ Secretaria de Educação Fundamental. BRASIL: MEC/ SEB, 2000.

Silva, D. P. (Org). Oficinas temáticas no ensino público: formação continuada de professores. São Paulo: FDE, 2007.