ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Licenciandos e a escola, uma aproximação mediada pelo PIBID

AUTORES: ALVES, B.H.P. (IFG) ; SILVA, A.G. (IFG) ; SOUZA, A.S. (IFG) ; MORAIS, A.I.M. (IFG) ; SANTOS, A.C. (IFG) ; PACHECO, E.P. (IFG) ; DANTAS, G.G. (IFG) ; SILVEIRA, I.D. (IFG) ; DANTAS, J.M. (IFG) ; VARÃO,L.H.R. (IFG) ; MEDEIROS, R.T.S. (IFG) ; CRUZ, V.V. (IFG) ; RODRIGUES, V.C. (IFG) ; FARIA, V.D. (IFG) ; FREITAS, S.P. (IFG)

RESUMO: Em parceria firmada com uma escola da rede pública estadual, as ações do projeto têm
como objetivo desenvolver um trabalho integrado com a “escola parceira”. As ações
desenvolvidas permitiram aos alunos o contato com diferentes ambientes da unidade
escolar, da organização administrativa à sala de aula. O acompanhamento das aulas de
química nas séries do ensino médio foi o momento de contato inicial dos alunos-
bolsistas com os alunos da escola-campo. Aqui foi possível observar a forma como os
professores trabalham a disciplina e o comportamento dos alunos em aulas teóricas e
práticas.

PALAVRAS CHAVES: pibid, interação, escola pública.

INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem por finalidade
apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições
federais e estaduais de educação superior, visando aprimorar a formação dos docentes, valorizar o magistério e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação básica(1). O IFG – C. Itumbiara, foi criado em 2008, quando foi iniciada a 1ª turma de Licenciatura em Química, tendo iniciado suas atividades do PIBID em 2010.
Como afirma Saviani, para existir escola não basta a existência do saber
sistematizado. É necessário viabilizar as condições de sua transmissão e
assimilação(2). Em parceria firmada com uma escola da rede pública estadual, as ações do projeto têm como objetivo desenvolver um trabalho integrado com a “escola
parceira”. No primeiro ano, o objetivo das ações na escola foi o reconhecimento da
realidade da escola, a identificação do trabalho desenvolvido pelos professores de
química e o desenvolvimento de atividades em conjunto com os bolsistas e professores.



MATERIAL E MÉTODOS: Os dados foram obtidos em entrevistas semi-estruturadas(3) com os gestores da escola-campo, responsáveis pela organização administrativa e pedagógica, por meio de questionários estruturados (3) aplicados aos professores e através de observação assistemática (3) das aulas de química, em todos os períodos e séries do ensino médio, que fomentaram as discussões que envolvem a formação docente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através de entrevistas semi-estruturadas com os gestores da escola-campo, os alunos puderam questioná-los sobre o funcionamento pedagógico e administrativo da escola. Foi possível conhecer a nova organização didática da escola (ressignificação do ensino médio) que passou a ser estruturada em seis períodos letivos, 1º ano (1º e 2º períodos),2º ano (3º e 4º períodos) e 3º ano (5º e 6º períodos). Nessa organização foram inseridas disciplinas opcionais na matriz curricular, entre elas a Química no cotidiano. Foi também explicado o PPP e o regimento escolar, e discutido o atual cenário do ensino na unidade escolar.Os professores da escola-campo responderam a um questionário semi-estruturado, de onde foram obtidas as informações constantes no gráfico 1.Esses dados indicam o pouco tempo disponível, para a preparação de aulas ou outras atividades que poderiam possibilitar uma maior interação professor-aluno, que é um fator de impacto na qualidade do ensino.Atuam na escola quatro professores licenciados em química, sendo duas especialistas.Por meio de observação assistemática, os alunos participaram dos dias de trabalho pedagógico coletivo, mostras e eventos realizados na escola e acompanharam as aulas de química, nas três séries do ensino médio. Foi possível observar como os professores trabalham a disciplina, o comportamento dos alunos em aulas teóricas e práticas e a postura dos professores em diferentes turmas. Esses encontros permitiram aos licenciandos, vivenciar as metodologias adotadas nas aulas de química, e observar como ela influencia no comportamento e na participação dos alunos. Esses momentos foram relatados e discutidos entre o grupo de bolsistas possibilitando a reflexão sobre a importância da diversificação de atividades nas aulas e as dificuldades encontradas.



CONCLUSÕES: A aproximação do licenciando com a realidade do ambiente escolar da rede pública, contribui sobremaneira para sua formação. Ela permite que o licenciando vivencie e reflita sobre as nuances da relação professor-aluno e sobre o processo de ensino-aprendizagem praticado na escola, o que viabiliza que possam ser propostas, discutidas e implementadas ações para a melhoria do ensino, ainda durante a formação do professor. As ações desenvolvidas permitiram aos alunos o contato com diferentes ambientes da unidade escolar, da organização administrativa à sala de aula.

AGRADECIMENTOS: CAPES, PIBID, IFG - Campus Itumbiara, C. E. Polivalente "Dr. Menezes Jr."

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: (1) Portaria Normativa CAPES Nº 122, de 16 de setembro de 2009.
(2) Saviani, D. Pedagogia Histórico-crítica primeiras aproximações. 2.ed. São Paulo: Cortez. Autores Associados, 1991 p.26.
(3) Boni, V.; Quaresma, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80