ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: SITE DO GRUPO DE PESQUISA LAPNEX: COMO FERRAMENTA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA

AUTORES: SANTOS, F. A. (UFPI) ; ALMEIDA, A. A. C. (UFPI) ; CARVALHO, R.B.F. (UFPI) ; RODRIGUES, J.B (UFPI) ; FREITAS, R.M. (UFPI)

RESUMO: A Internet tem sido exibida como uma ferramenta científica das mais importantes dos
últimos anos. O sucesso desta ferramenta na investigação científica firma-se cada vez
mais na disponibilidade e troca de informação. Diante do exposto, o site do Grupo do
Laboratório de Pesquisa em Neuroquímica Experimental (LAPNEX) surgiu com o objetivo de
disponibilizar a comunidade em geral informações e materiais de caráter científico e
educacional que contribuíssem positivamente na formação acadêmica e social. Com o site
criado e disponível para acessos, percebeu-se por meio dos inúmeros acessos a página,
a aceitação e a importância desta como ferramenta de ensino e um importante meio
difusão de conhecimentos.

PALAVRAS CHAVES: internet, site, lapnex

INTRODUÇÃO: A Internet é considerada hoje um grande meio de disseminação da informação, com enorme velocidade de atualização que torna, muitas vezes, as informações impressas obsoletas rapidamente (CARDOSO et al., 2002). Neste sentido Punie e Cabrera (2006) relatam que “as mudanças tecnológicas são rápidas e plenas de oportunidades, mas também imprevisíveis e cheias de incertezas”, porém a cada minuto surgem novos softwares e hardwares e as transformações são rápidas e constantes. Assim, devido à diversidade de produtos existentes na atualidade, cada dia a internet está presente na educação, como ferramenta aliada ao aprendizado (SILVA et al., 2001). Até pouco tempo atrás, o único tipo de conteúdo existente na internet era páginas HTML estáticas, gerenciadas por um webmaster que realizava alterações manualmente sempre que necessário (PEREIRA, BAX, 2002). Com ascenção de aplicativos e sistemas web cada vez mais complexos e robustos, como os sistemas de gestão de conteúdos, atualização de conteúdos ocorre sem que se precise criar uma nova página ao se adicionar um novo conteúdo ao site. Estes por sua vez podem gerenciar diversos formatos de mídia, não apenas texto, mas outras formas, como imagens, vídeos, documentos digitais e etc. Mesmo com toda esta evolução há falta de uma biblioteca online confiável onde a comunidade possa obter informações específicas sobre os conteúdos de Química Orgânica, Produtos Naturais, Neuroquímica, Farmacologia Química, entre outros. De acordo com o exposto, o site surgiu com o objetivo de disponibilizar à comunidade em geral informações e materiais de caráter científico e educacional, bem como para a divulgação de palestras, encontros, cursos e outros eventos de química e áreas afins, que contribuam positivamente na formação acadêmica e social.

MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento do site foram utilizados os recursos computacionais do Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde o mesmo possui uma ótima infraestrutura física para hospedagem de aplicações web e uma ferramenta de gestão de conteúdo bem robusta – subsistes do seu domínio. O site utiliza-se da ferramenta contador de visitas para uma análise posterior referente ao numero de acessos. O mesmo possui fácil acesso e estrutura-se em tópicos e subtópicos, comportando diversas informações no âmbito da Química Orgânica, Produtos Naturais, Química Analítica, Bioquímica, Neuroquímica, Farmacologia Química, entre outros. Os conteúdos de aplicação utilizados foram textos científicos, imagens e fotografias do desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa e extensão, apostilas e livros divulgados na própria internet, links de outros sites relacionados à química e áreas afins, também são inseridos semanalmente divulgação de diversos eventos acadêmicos e científicos, nacionais e internacionais, e a produção científica dos alunos dos cursos de graduação em química e áreas afins, da Universidade Federal do Piauí. Além disso, visando uma maior interação entre alunos, professores, pesquisadores e a comunidade em geral, no subtópico pesquisadores, disponibilizou-se os e-mail dos professores e pesquisadores do grupo de pesquisa, objetivando através de dúvidas, questionamentos, troca de ideias entre outros, contribuir com a melhoria do ensino de Química e áreas afins. O endereço onde o site esta disponível é: http://www.ufpi.br/lapnex/.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Por meio do resultado obtido pela a ferramenta contador de visitas implantado na página principal do site, observou-se que o mesmo obteve uma boa aceitação pela comunidade acadêmica, fato observado na quantidade de acessos desde a sua criação. O site desenvolvido, hospedado dia 29 de abril de 2011, a cerca de três meses, obteve mais de 7005 acessos, uma média de aproximadamente 80 acessos diários. Através de uma pesquisa realizada com professores e pesquisadores do grupo sobre a demanda de e-mails recebidos pelos mesmos, observou-se que a partir da criação do site e do subtópico pesquisadores, houve uma maior interação entre os graduandos de química, professores e pesquisadores, fato que foi constatado pelo o grande número de questionamento e dúvidas levantadas pelos os alunos com relação a estruturas de compostos, técnicas de análises e etc., desenvolvendo novas relações de conhecimento em torno da melhoria do ensino de química e de áreas afins. Os conteúdos disposto no site são constantemente utilizados em disciplinas como Química Orgânica, Química Analítica e Bioquímica, disciplinas presentes na grade curricular do curso de licenciatura em química da UFPI e em Projetos de Iniciação Científica como material de apoio e conhecimento, por alunos e professores. Por meio do site os alunos também ficam informados sobre eventos e cursos extracurriculares nas diversas aplicabilidades da química, cursos estes que além de contribuem com a carga horaria extracurricular, enriquecem o currículo e aprimoram os conhecimentos dos graduando em química e de áreas afins.

CONCLUSÕES: A partir da criação do site observou-se uma maior interação entre alunos, professores e pesquisadores no desenvolver de novas relações de conhecimento, visando uma melhoria do ensino química nas suas diversas aplicabilidades, e por fim através dos diversos arquivos disponibilizados em paralelo ao grande numero de acessos, observou-se a tamanha aceitação desta ferramenta, que é um novo, e importante meio de produção de conhecimento e difusão de informações, contribuindo positivamente com o ensino de química em geral.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem à PREX/UFPI, FAPEPI e ao CNPq pelo apoio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARDOSO, S.C; SANCHEZ, F.R.; CRESTANA, M.F.; VILHENA, V.; ARAGÃO, M.S.; SANTOS, M.A.L.C.; FURBETTA, E.E.; DIAS, T.A.J.; BAHIA, C.B.; CARVALHO, S.L.P.T.; FREDDI, M.J.A.L. Relato da experiência de se criar o website do serviço de biblioteca e documentação da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, Recife, 2002.

PARREIRAS, F.S; BAX, M.P. Gestão de Conteúdos com Softwares Livres. In: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2003.

PUNIE, Y.; CABRERA, M. The Future of ICT and Learning in the Knowledge Society. Report on a Joint DG JRC-DG EAC Workshop, Seville, Institute For Prospective Technological Studies. EU: Joint Research Center, 2006.

SILVA, F.B.; CASSIANI, S.H.B.; ZEM-MASCARENHAS, S.H. A internet e a enfermagem: construção de um site sobre administração de medicamentos. Rev.latino-am.enfermagem, v. 9, n. 1, p. 116-122, 2001.