ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O lixo como tema para uma investigação em projetos de educação ambiental

AUTORES: PEREIRA, A. S. (UFOPA) ; VIANNA, C. A. F. J. (UFOPA) ; BATISTA, R. G. S. (UFOPA) ; DILL, T. F. (UFOPA) ; FERREIRA, L. S. (UFOPA)

RESUMO: Este trabalho apresenta o resultado de uma aula desenvolvida no Clube de Ciências da UFOPA, com a realização de uma sequência de atividades abordando a temática lixo. O objetivo deste trabalho foi demonstrar a possibilidade de execução de uma atividade de pesquisa e investigação dentro do ambiente escolar. Dessa maneira pretendeu-se enfocar aspectos de educação ambiental além da potencialidade em desenvolver conceitos químicos. Acredita-se que esta atividade é considerada importante e estratégica para que professores possam aplicar na educação básica. Foi possível observar que a participação foi efetiva em todas as etapas da atividade proposta. Os alunos questionaram, entrevistaram e expuseram seus argumentos contribuindo com o andamento da aula.

PALAVRAS CHAVES: projetos, clube de ciências, investigação

INTRODUÇÃO: Alternativas de investigação vêm sendo estudados por diversos pesquisadores na área de ensino de ciências e ensino e química para serem aplicados no ambiente escolar. Assim conforme McTaggart (1987) uma forma de investigação coletiva empreendida por alunos do ensino médio colocando-os em situações do contexto regional poderá melhorar a racionalidade de suas práticas tanto sociais como educativas. Quando os alunos são colocados em uma situação que faz parte do seu cotidiano, exige uma atitude que envolve desde conhecimento científico, como aqueles do senso comum. Conforme Delizoicov (1982) a experiência existencial do educando é o ponto de partida da educação problematizadora que o considera num contexto de vida passível de ser conhecido e modificado. Sendo assim, esta metodologia para a sala de aula é proposta para ser executada como uma atividade em grupo e cabe ao professor ser o mediador das etapas enfocando o tema lixo. Então o ensino e a investigação se iniciam quando o professor se pergunta em torno do quê irá dialogar com os alunos (ABEGG, 2007). O objetivo deste trabalho foi demonstrar a possibilidade de execução de uma atividade de pesquisa e investigação dentro do ambiente escolar. Dessa maneira pretendeu-se enfocar aspectos de educação ambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: A atividade proposta foi realizada no Clube de Ciências da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).Os alunos foram informados da sequência de atividades que envolveria a aula. Como primeiro momento foi lido em conjunto casa estrofe do poema “O Bicho” de Manuel Bandeira. Em seguida, por meio do vídeo Lixo Extraordinário, assistiram algumas partes do filme que durou em torno de 40 minutos. Após foi realizado comentários e discussões sobre o lixo e a vida de muitas pessoas que vivem e dependem de lixões para o sustento da família. Utilizando um questionário como instrumento de pesquisa os alunos foram orientados que deveriam entrevistar pessoas durante um tempo de 20 minutos no campus da universidade. O questionário versava perguntas a respeito da poluição da cidade e do rio. Em seguida os alunos e os professores tabularam os dados obtidos com discussão e debates em sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi realizado e leitura e discussão do poema de Manuel Bandeira: “O Bicho”. A leitura foi feita com o auxílio de um projetor. Cada frase foi apresentada e solicitada que os alunos expusessem seus argumentos sobre o que haviam entendido sobre o significado que lhes era perceptível. Na frase “catando comida entre os detritos” os alunos disseram que poderia estar ser um urubu ou um rato no meio do lixo, deixando evidente que somente um desses bichos poderiam estar mexendo no lixo. Ao concluir o poema, o bicho se revela ser um homem. O professor comenta o poema contextualizando com a sociedade e fazendo questionando como: “O que o tema leva você a refletir?”. Os alunos refletiram sobre o poema dizendo que a fome provoca ações que nem mesmo eles poderiam imaginar. Respondem dizendo que refletem também sobre o desemprego e desvalorização do que se tem em casa. A questão da poluição é abordada evidenciando a quantidade de lixo produzido por uma pessoa. Os alunos assistiram ao documentário “O lixo extraordinário” com posterior discussão do tema. Foi solicitado aos alunos que se unissem em duplas para que fosse feita a aplicação de um questionário sobre a poluição no meio ambiente. Posteriormente, a tabulação dos dados coletados no questionário é feita em conjunto com os alunos. Como algum dos resultados da pesquisa observou-se que a maioria dos entrevistados possui nível superior incompleto, a maioria de sexo masculino. Destes muitos sabem do problema da poluição na orla da cidade, e umas das possíveis causas são as atitudes dos próprios pedestres e turistas. Como alternativa para mudança de atitudes, os entrevistados sugeriram campanhas educativas para conscientização.

CONCLUSÕES: Neste contexto de aprendizagem foi possível verificar o entusiasmo dos alunos e suas dedicações em poder realizar uma pesquisa e tabular esses dados juntos com os professores e prever conclusões sobre a pesquisa. Com a metodologia proposta foi possível ensinar para os alunos com uma atividade prática, como se dá todo o processo de investigação em uma atividade cientifica. Foi possível observar que a participação foi efetiva em todas as etapas da atividade proposta. Os alunos questionaram, entrevistaram e expuseram seus argumentos contribuindo com o andamento da aula.

AGRADECIMENTOS: Aos acadêmicos e professores do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UFOPA e aos alunos do Clube de Ciências.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABEGG, I. BASTOS, F. P. Fundamentos para uma prática de ensino-investigativa em Ciências Naturais e suas tecnologias: Exemplar de uma experiência em séries iniciais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 4 Nº 3, 2005.

DELIZOICOV, D. Concepção Problematizadora para o Ensino de Ciências na Educação Formal. Dissertação de Mestrado, IFUSP-FEUSP.1982.

KEMMIS, S. E MCTAGGART, R. Como planificar la investigación-acción. Barcelona: Editorial Laertes. 1987).