ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DOS PCNs PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA VISÃO DOS PROFESSORES DO NÍVEL MÉDIO DO IFRJ – CAMPUS NILÓPOLIS

AUTORES: CASTRO, D.L. (IFRJ) ; SILVA, A.C. (IFRJ)

RESUMO: Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em consonância com a LDB, foram elaborados para a reorganização curricular em áreas do conhecimento através da utilização de temas contextualizados e interdisciplinares, visando facilitar o desenvolvimento de conteúdos na prática escolar. Através de um levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário direcionado aos professores de química do Nível Médio do IFRJ – campus Nilópolis, obteve-se uma análise de dados satisfatória, na qual foi possível verificar o percentual de professores que conhecem e direcionam seu trabalho em sala através dos PCNs. Foi possível concluir que a maioria dos professores entrevistados conhecem os PCNs utilizam algumas propostas adaptadas ao ensino técnico com uma abordagem interdisciplinar e dinâmica.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; parâmetros curriculares nacionais; professores de química.

INTRODUÇÃO: Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio foram elaborados para a reorganização curricular em áreas do conhecimento e facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização. O documento, em consonância com a LDB, foi elaborado por professores e técnicos de diferentes áreas de ensino a pedido do Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de trazer orientações para cada uma das disciplinas obrigatórias na Educação Básica. Seu caráter é de oferecer sugestões e uma opção metodológica possibilitando aos docentes trabalhar em coerência com os avanços teórico-metodológicos provenientes de tendências educacionais. O documento considera importante o desenvolvimento das competências básicas tanto para o exercício da cidadania quanto para o desempenho de atividades profissionais. O documento se contrapõe à velha ênfase na memorização de informações, nomes, fórmulas e conhecimentos, como fragmentos desligados da realidade dos alunos, ao contrário disso, pretende que o aluno reconheça e compreenda de forma integrada e significativa, as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos. O plano de ensino de Química, segundo os PCNs, deve revelar uma concepção de educação, cujos conteúdos propostos estão articulados entre si e com as outras áreas do conhecimento.Neste contexto buscou-se investigar o conhecimento que os professores do ensino médio técnico do IFRJ Campus Nilópolis tem dos PCNs e qual a importância deles, na visão dos professores, para o Ensino de Química. Verificou-se ainda, se os professores de Química conhecem e direcionam seu trabalho pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.




MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao assunto a fim de obter um adequado embasamento teórico. Posteriormente, a pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no campus Nilópolis, tendo como público alvo os professores de Química da instituição. A coleta de dados ocorreu através de um questionário sobre o tema contendo cinco perguntas que foram aplicadas aos professores e recolhido logo após o preenchimento do mesmo. A análise de dados coletados ocorreu qualitativamente e quantitativamente, visando verificar se os professores de Química conhecem e direcionam seu trabalho em sala de aula através dos Parâmetros Curriculares Nacionais e ainda qual a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais na visão dos mesmos. Os dados obtidos através da coleta de dados coletados foram interpretados e transformados em gráficos através do programa Excel da Microsoft lançado no ano de 2003, de modo a alcançar o objetivo da pesquisa.Esta pesquisa contou com a participação de 17 professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do campus Nilópolis, sendo que dois professores preferiram não responder ao questionário por não conhecer os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa tinha como principal objetivo verificar se os professores de química conhecem e direcionam seu trabalho pelos Parâmetros Curriculares Nacionais no ensino de Química, uma vez que a instituição na qual foi aplicada a pesquisa tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio, na área de Química, de acordo com a as tendências tecnológicas e em consonância com a demanda de setores produtivos. Foi possível verificar que a maioria dos professores participantes da pesquisa conhece os PCNs do Ensino Médio e que em algum momento de sua vida acadêmica ou trajetória profissional esses docentes tiveram algum contato com esse documento, ainda que de forma superficial. Observou-se que a maioria dos professores não direcionam seu trabalho através dos PCNs, nesse caso podemos apontar alguns fatores relevantes: alguns professores entrevistados não possuem a formação especifica na área da Química (licenciatura) e também existe a dificuldade por parte de alguns docentes em adequar as orientações do documento à realidade da instituição, uma vez que alguns professores ministram disciplinas na área da química, na qual o conteúdo abordado é diferente do ministrado no ensino médio regular.Foi possível verificar também que a maioria dos professores, relacionam o conteúdo abordado em sala de aula com o cotidiano do aluno e com outras disciplinas, conforme recomenda estes Parâmetros. Verificamos que os professores entrevistados que conhecem o documento aplicam as orientações do mesmo, porém de forma adaptada ao ensino técnico. Os PCNs para o ensino de Química na visão dos professores de Nível Médio, servem como orientação e estratégia para o ensino de Química e também o consideram importante para o desenvolvimento e cidadania do aluno.

CONCLUSÕES: Contudo, conclui-se que mesmo se tratando de uma instituição de modalidade de ensino técnico, a maioria dos professores participantes da pesquisa, mesmo parte daqueles que não conhecem os PCNs, utilizam algumas propostas, principalmente para relacionar o conteúdo abordado em sala com o cotidiano do estudante, utilizando uma abordagem interdisciplinar e dinâmica, a qual orienta o processo de ensino aprendizagem em Química, ainda que seja em uma instituição de modalidade de ensino técnico.

AGRADECIMENTOS: Ao IFRJ Campus Nilópolis, por permitir a pesquisa e aos professores de Química do Ensino Médio Técnico do Campus Nilópolis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Brasil. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB), Departamento de Políticas de Ensino Médio. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB,2004.