ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: BRINCANDO E APRENDENDO QUÍMICA: APRESENTANDO O TWISTER COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS QUÍMICOS DA TABELA PERIÓDICA.

AUTORES: OLIVEIRA, L. C. (UEPA) ; RAMOS, G. C (UEPA) ; SILVA, I.R. (UEPA) ; VALE, T. A. T. (UEPA)

RESUMO: Sabe-se que a utilização de jogos como ferramenta didática é de grande relevância, por esse motivo propomos o Twister como ferramenta facilitadora da aprendizagem dos elementos químicos da tabela periódica. Após a aplicação do jogo submetemos os participantes da atividade a um questionário para verificar a eficácia desse instrumento no processo educacional. Verificou-se que o Twister pode ser utilizado pelos professores de química não somente como meio de aprendizagem, mas também para proporcionar uma maior interação entre a turma.

PALAVRAS CHAVES: lúdico, twister e aprendizagem.

INTRODUÇÃO: A Atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras, pode desenvolver o aprendizado dentro e fora da sala de aula e, mesmo não existindo uma teoria completa sobre o jogo, há inúmeras teorias que são úteis para o estudo de aspectos particulares do comportamento lúdico. (FRIEDMANN, 1996). O jogo na escola traz benefícios para todos, proporcionando momentos únicos de alegria, diversão, comprometimento com o aprender e responsabilidade. Assim sendo, desenvolvemos a seguinte pesquisa e apresentamos o jogo Twister como uma proposta metodológica a fim “facilitar” o estudo da tabela periódica, a saber que, segundo Cinel & Lopes (2007, p.25) a construção do conhecimento se dá a partir da realidade, do exercício da alegria, da esperança, da curiosidade e da liberdade como referência para uma educação cidadã. Nesta perspectiva, torna-se viável a utilização de jogos. Sabemos que um jogo educativo não pode ser jogado individualmente, é necessário que todos concordem com as regras e cooperem seguindo e aceitando suas consequências (DEVRIES, 1991). As regras do Twister com aplicação na tabela periódica promovem tanto o trabalho em equipe, quanto o respeito e a responsabilidade, pois caso a equipe erre a resposta, quem está no tabuleiro é que será “punido” pelo grupo. Logo, a socialização e bom entendimento entre os colegas são de fundamental importância para a execução do jogo. Para fundamentar esta concepção, logo após o desenvolvimento da atividade aplicamos um questionário a 29 alunos para verificar a eficácia desse instrumento no ensino de elementos químicos. Este trabalho visa contribuir não apenas para o ensino-aprendizagem da Química enquanto disciplina nas escolas, mas também para o crescimento pessoal enquanto cidadão.

MATERIAL E MÉTODOS: O twister de química é um jogo que pode ser utilizado como ferramenta de aprendizagem, pois quando trabalhamos com as atividades lúdicas os alunos geralmente demonstram um maior interesse pelos assuntos trabalhados. A idéia deste é que os profissionais de química tenham a possibilidade de trabalhar com esta ferramenta metodológica para facilitar a aprendizagem dos elementos químicos da tabela periódica. O Twister caracteriza-se como um jogo de tabuleiro humano e foi aplicado a 29 alunos, para isso confeccionamos dois dados: um para descrever a parte do corpo (pé e mão) e o outro para a identificação das seis cores. Foram necessários seis círculos de cada cor e estes colados no chão da sala para simular um tabuleiro. Elaboramos cinquenta perguntas referentes aos elementos da tabela periódica.
O jogo funcionou da seguinte forma: a turma foi dividida em quatro equipes de onde saiu um representante de cada equipe para o tabuleiro, os demais ficaram respondendo as perguntas. À medida que estes respondiam uma pergunta de forma equivocada, o que estava no tabuleiro jogava os dois dados e descobria qual era a sua penalidade. A equipe vencedora foi a que obteve o maior número de acertos.
Após o desenvolvimento da atividade os participantes foram submetidos a um questionário para que pudéssemos identificar a contribuição do jogo Twister para a aprendizagem dos elementos químicos.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos dados obtidos através do questionário, 100% dos participantes da atividade disseram que o Twister de química trouxe estímulo para o estudo dos elementos químicos da tabela periódica, e para confirmar esse dado, observamos que 60% dos alunos conseguiram aprender o assunto trabalhado e 40% aprenderam parcialmente. No que tange a avaliação da metodologia utilizada, 60% afirmaram ser ótima e 40% a consideraram boa. A média da nota que os participantes deram para a atividade desenvolvida foi de 9,4 e 100% dos alunos disseram que gostariam que os professores de outras disciplinas trabalhassem com essa metodologia.
Percebemos com isso, que dentro da sala de aula o professor pode formar um espaço de dupla satisfação, neste sentido a utilização de jogos pode ajudá-lo, já que ao unir estudo e brincadeira estará promovendo uma atividade única que passará a satisfazer ambas as partes (GALLEGO, 2007), estimulando assim a vontade de aprender dos discentes.

CONCLUSÕES: Por intermédio deste trabalho verificamos que o desenvolvimento do jogo Twister além de divertido e prazeroso, é uma possibilidade muito rica de aprendizado, com inúmeras potencialidades para se desenvolver habilidades, competências e produtos culturalmente valorizados atribuídos à resolução de problemas e situações reais. Sendo assim, este jogo proporciona uma possibilidade de se trabalhar em grupo e desenvolver momentos de companheirismo e crescimento intelectual, constituindo-se uma importante ferramenta na aprendizagem dos alunos acerca dos elementos químicos da tabela periódica.

AGRADECIMENTOS: Louvamos a Deus por esta rica oportunidade de desenvolver trabalhos com esta finalidade e aos nossos familiares.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CINEL, N. C. B.; LOPES, V. N. Revista do professor. Ano 23 n° 92 out./ dez. Porto Alegre, 2007.
DEVRIES, R. Jogos em Grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Trajetoria Cultural, 1991.
FRIEDMANN, A. Brincar Crescer e aprender- o resgate do jogo. São Paulo: Moderna, 1996.
GALLEGO, J. P. A Utilizaçãodos Jogos como Recurso Didático no Ensino-Aprendizagem da Matemática.Bauru: 2007. 80 f. Disponível em: http://www.fc.unesp.br/upload/pedagogia/TCC%20Julia%20Perruchetti%20-%20Final.pdfAcesso em: 19mai.2011.