ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ANÁLISE QUÍMICA DE ÁGUAS MINERAIS: UM EXPERIMENTO REALIZADO POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

AUTORES: SANTOS, V.F. (IFG) ; ALVES, B. H. P. (IFG) ; SILVA, L. O.P. (IFG) ; MENDONÇA, A. F. (IFG)

RESUMO: Determinar e controlar as propriedades químicas da água é extremamente importante, pois
estas estão totalmente relacionadas à boa qualidade de vida das pessoas. Muitos
problemas de saúde decorrem do consumo de água inadequada; segundo dados da Organização
Mundial da Saúde, mais de 6% das doenças são causadas por águas impróprias para
ingestão. Com isso, o consumo de água mineral no Brasil tem crescido consideravelmente;
segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais no ano de
2011 deve ocorrer um crescimento de 15% em comparação com 2010. Por isso é de suma
importância para os estudantes conhecerem as propriedades que são analisadas e
descritas nos rótulos dessas águas industrializadas bem como realizar algumas analises
a fim de aquilatar a sua qualidade.

PALAVRAS CHAVES: água, ensino de química, aulas práticas.

INTRODUÇÃO: Buscar a atenção dos alunos de ensino médio para aulas e projetos desenvolvidos na
escola, torna-se cada vez mais complicado. Segundo Bini e Pabis (2008) os alunos
demonstram tal desinteresse por não enxergarem motivos para aprender, ou seja, por
não ter uma perspectiva futura nesse aprendizado.
Uma forma de solucionar esse problema é a busca pela contextualização e
interdisciplinaridade, fatores muito mencionados no PCN + (Orientações educacionais
complementares aos parâmetros curriculares nacionais) como eixos centrais
organizadores da dinâmica interativa no ensino de Química, na abordagem de situações
reais trazidas do cotidiano ou criadas na sala de aula por meio da experimentação.
A água é um dos diversos temas que podem ser trazidos à sala de aula e abordado em
todos os conteúdos, devido a extrema importância para o ser humano e os diferentes
problemas relacionados a mesma, dentre eles os impactos ambientais causados pela ação
do homem que comprometem cada vez mais a qualidade da água para o consumo.
Analisar a qualidade da água é um fator necessário para que se possa garantir à
população uma melhor qualidade de vida, com isso, o trabalho teve como objetivo
desenvolver nos alunos a capacidade de compreender a importância desse recurso
natural bem como desenvolver a habilidade de manusear equipamentos materiais
necessários para analisar algumas propriedades de águas minerais comercializadas em
Itumbiara-GO.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública de ensino na cidade de
Itumbiara-GO, com alunos da 2º série do ensino médio. As escolas públicas estaduais
do município citado recebem anualmente da secretária estadual de educação uma relação
de projetos a serem desenvolvidos durante o ano letivo, dentre estes projetos esta o
da água, que segundo o cronograma deve ser realizado no mês de março, esse projeto é
considerado interdisciplinar e cada professora deve trabalhar o tema em sua
disciplina. Através de uma parceria realizada entre a escola e um grupo de alunos do
curso de licenciatura em Química do IFG- C.Itumbiara (Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Goiás) o tema no conteúdo de Química foi trabalhado através
da analise do teor de cálcio, magnésio e a dureza total expressa em mg/L de CaCO3, em
águas minerais comercializadas em Itumbiara-GO segundo as normas legislativas da
ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Foram analisadas triplicatas de
sete amostras de águas minerais. As análises foram realizadas pelo método de
volumetria de complexação com solução padrão de ácido Etilenodiaminotetracético
(EDTA). Os alunos do ensino médio da escola campo realizaram todas as análises no
laboratório do IFG- C.Itumbiara com auxilio de estudantes do curso de licenciatura em
química e apresentaram os resultados na escola campo para todos os alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em principio ao realizar as análises os alunos do ensino médio demonstraram muitas
dificuldades em manusear os instrumentos do laboratório devido à falta de prática,
pois segundo relatos da professora os alunos não realizam aulas experimentais, pela
escassez de materiais no laboratório da escola.
Apesar de todas as dificuldades observadas, as análises foram concluídas pelos alunos
através do monitoramento dos estudantes de química e em seguida esses dados foram
comparados com os valores apresentados pela ANVISA, onde observou-se que todas as
amostras analisadas estão com os teores de cálcio, magnésio, bem como a dureza total
abaixo dos valores máximos permitidos. Foi possível perceber a satisfação dos alunos
em praticarem uma aula diferenciada e ter a oportunidade de comparar os dados obtidos
com os valores apresentados nos rótulos das garrafas. De acordo com a professora, em
poucos momentos ela percebeu tanta empolgação dos alunos por uma aula e ainda
demonstrou grande interesse em realizar outras aulas de laboratório na própria escola
campo, com uso de materiais alternativos.
Os alunos participantes do trabalho apresentaram os resultados na escola para os
estudantes das outras séries, durante essa apresentação foi possível observar o
domínio dos mesmos pelo tema abordado e pelas técnicas utilizadas.

CONCLUSÕES: A realização desse trabalho foi extremamente importante, pois despertou nos alunos
o interesse por conteúdos químicos através da teoria e da prática.
O trabalho alcançou os objetivos propostos, pois durante a apresentação dos resultados,
pelos alunos, percebeu-se que eles adquiriram conhecimentos, químicos e ambientais,
importantes a respeito do tema água.
Também foi possível observar o interesse dos professores, visto que a maioria procurou
os alunos do curso de Licenciatura em Química do IFG - C. Itumbiara, propondo a
realização de outras atividades na escola.

AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.


Aos alunos e professores participantes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BINI, L.; PABIS, N. Motivação ou interesse do aluno em sala de aula e a relação com atitudes consideradas indisciplinares. Revista Eletrônica Lato Sensu – Ano 3, nº1, março de 2008. ISSN 1980-6116. Disponível em: <http://www.unicentro.br>. Acesso em: 06/2011.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.