ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM TEMA TRANSVERSAL USADO NO ENSINO DA QUÍMICA PARA ABORDAGEM DA REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURA NAS PRÁTICAS DE QUÍMICA DO 3°ANO DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: ASSIS JR., P. C. (UNINORTE/SED) ; CAMPOS, N. M. M. (UNINORTE) ; MOTA, E. M. C (UFAM) ; NUNEZ, K. (UNINORTE) ; SILVA, B. K. F. (UNINORTE) ; SILVA, A.C.A.D. (UNINORTE /CR) ; SOUZA, A. P. (UNINORTE)

RESUMO: Neste trabalho são apresentados resultados obtidos em estudo de caso sobre a introdução da educação ambiental com uma visão socioambiental nas aulas de Química do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Manaus (AM) que apresenta metodologias tradicionais de ensino, foi abordado a importância da reutilização do óleo de fritura para preservação do meio ambiente. A discussão dos resultados levanta reflexões sobre perspectiva e desafios para a educação ambiental no ensino da Química, mostrando ao aluno os impactos que o óleo de fritura causa ao meio ambiente. Várias fontes de dados foram usados, como vídeos, questionários e prática experimental da reutilização do óleo de fritura para produção de sabão.

PALAVRAS CHAVES: óleo de fritura, meio ambiente e conscientização

INTRODUÇÃO: As orientações curriculares oficiais e em especial os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) criticam a metodologia tradicional do ensino da Química, destacando o fato de que apesar do enorme avanço científico-tecnológico ocorrido nos últimos anos, o Ensino de Química não se modificou, continua se dando ênfase às informações que não fazem parte da vivência dos alunos e , nem mesmo dos professores (BRASIL, 1999). Ainda prevalece no Ensino de Química Orgânica a constante exigência que os alunos decorem as funções orgânicas ao invés de se privilegiar de suas aplicações, por exemplo mostrar através de uma aula prática a reutilização do óleo de fritura para produção de sabão, e com isso demonstrar para os alunos que os óleos e as gorduras, de origem animal ou vegetal são ésteres e, por isso, derivam de um ácido e de um álcool (glicerol ou glicerina), que possui três grupos hidroxila e pode formar um triéster. Os ácidos que, ao reagirem com o glicerol, formam os óleos e as gorduras que são ácidos graxos, nome dado a um ácido carboxílico que possui uma cadeia carbônica longa, em geral de doze ou mais átomos de carbono. E com a mesma prática abordar também a questão socioambiental, conscientizando os estudantes que o óleo de fritura pode ser reutilizado para outros fins e quando descartado de forma incorreta pode causar sérios danos ao meio ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: Fez-se um breve comentário sobre a história do sabão e sua atuação na limpeza, enfatizando que da mesma proporção que o corpo humano, os lares e a escola precisam de limpeza, o meio ambiente também precisa estar limpo e ser preservado por questão de sobrevivência e para a saúde de todos os habitantes do planeta. Foi aplicado um questionário para verificar o que os alunos sabiam sobre o tema abordado, em seguida, foi apresentado dois vídeos um de impactos ambientais e outro de métodos que cada um pode fazer para preservar o meio ambiente, como a coleta seletiva.

Questionário 01
1-Você conhece os impactos que o óleo de fritura causa ao meio ambiente?
2- Você sabe quantos litros de água pode ser afetado com apenas um litro de óleo de fritura?
3-Você conhece o processo de reutilização do óleo de fritura para a produção de sabão?
4-Você gostaria de conhecer o processo da reutilização do óleo de fritura para a confecção de sabão?
5-Você costuma realizar procedimentos para a preservação do meio ambiente como por exemplo coleta seletiva?
6- Você conhece ou freqüenta algum local dentro da cidade de Manaus que antes era poluído e foi reestruturado?
Questionário 02
1 - Você conhece os impactos que o óleo de fritura causa ao meio ambiente?
2 - Você sabe quantos litros de água pode ser afetado com apenas um litro de óleo de fritura?
3 - Tem coleta seletiva no bairro onde você mora?
4 - Tem coleta seletiva na tua escola?
5 - Você acha interessante a reutilização do óleo de fritura?
6 - Você se compromete a dar um destino adequado ao óleo de fritura utilizado na sua casa, para não agredir o meio ambiente?
Os questionários foram propostos de forma objetiva com respostas de sim ou não.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através de vídeos sobre impactos ambientais foi possível mostrar aos alunos a importância do consumo consciente, ressaltando que quando se faz o descarte do óleo de fritura nas pias e ralos está contaminando o meio ambiente, pois com um litro de óleo de fritura se consegue poluir um milhão de litros de água, quantidade que uma pessoa consumiria durante quatorze anos. O vídeo estimulou os alunos a se interessarem pela aula ministrada posteriormente, cumprindo seu papel motivador da aprendizagem:
De acordo com Moran (1995):
O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos significa descanso e “não aula”, o que modifica a postura, as perspectivas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa perspectiva positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico.
Os alunos foram participativos durante toda a aula e fizeram perguntas acerca das diferentes técnicas que podem ser feitas a partir da Química para preservação ambiental. Houve alunos que comentaram que seus avós faziam sabão para consumo doméstico a partir de óleo animal. Assim, à medida que se desenvolvia a aula, notava-se o interesse crescente dos alunos por relacionarem o conhecimento teórico que adquiriram durante as aulas com as técnicas usada na prática experimental. Como descreve Galiazzi (2004), a atividade experimental é considerada uma metodologia útil no ensino da Química por tornar as aulas mais dinâmicas, mais interessante, o que melhora o aprendizado dos alunos.






CONCLUSÕES: O trabalho superou as expectativas iniciais alcançando todos os objetivos propostos, que eram de auxiliar os alunos em sala de aula para que tivessem maior nível de aprendizagem nos conteúdos da disciplina, tornando-os participativos.Portanto, ficou evidente que é possível mudar a realidade das escolas públicas usando metodologias diversificadas como: aulas práticas, vídeos, jogos enfim, tudo que possa contribuir de forma significativa para despertar o interesse dos alunos.

AGRADECIMENTOS: A Escola Estadual Deputado Josué Cláudio de Souza (SEDUC-AM).

A professora Maria Francisca Rodrigues Campos e o professor Alderico Chaves Campos pe

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GALIAZZE, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na Licenciatura em Química. - Química nova, v.27, n.2, 2004. Disponível em:<http:/www.scielo.br/scielo.php?%20script=sci_arttext&pid=S0100-40422004000200027&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30/042010.

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Mooderna, jan./abr. De 1995.

PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. Química: na abordagem do cotidiano – 3. ed. - São Paulo: Moderna, 2003

SANTOS, W. G.; SCHNETZLER, R. P. Função social: o que significa o ensino de química para formar o cidadão? Química Nova Escola: n°4, p.28-34, novembro de 1996.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. RS, Ed. Unijuí, 4.ed.rev.atual, 2010

SANTOS, W. L. P.; MALDANER. O.A. Ensino de Química: em foco
RS, Ed. Unijuí, 2010