ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: TÍTULO: O ENSINO EM CTSA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA UFS: OS VESTÍGIOS DA CULTURA ACADÊMICA NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O ENSINO DE QUÍMICA I, II, III, IV.

AUTORES: SILVA,A.L.M. (UFS)

RESUMO: RESUMO: Esta investigação teve o compromisso de demonstrar os vestígios da Cultura Acadêmica a partir da proposta CTSA na formação de professores de Química da UFS. Para o seu constructo, foi necessário dividi-lo em dois pontos: 1- Apresentar a proposta CTSA; 2- Demonstrar os vestígios da Cultura Acadêmica nas disciplinas de Estágio Supervisionado diante da proposta CTSA, os quais foram analisados por análise bibliográfica:obras de caráter do campo da História da Educação permitiram valorar as práticas culturais do curso de Química Licenciatura, bem como o novo espaço avaliativo:a escola.A partir desta analise teórica, confrontou-se com informações coletadas de entrevista que corroboraram entre si.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: cultura acadêmica, ensino ctsa, formação de professores.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: A proposta de ensino CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) surgiu a partir da denominação CTS na década de setenta através de estudos e observações realizadas nos Estados Unidos sobre o desequilíbrio que a sociedade mantinha com a ciência e a tecnologia. A estas ações, pensaram numa proposta de ensino de ciências que contextualizassem seus conteúdos com os três fatores que estavam sem uma interelação (CAREZO, 1998). Na década de noventa, esta proposta de ensino chega ao Brasil em meio a grandes discussões dos fatores climáticos, da poluição atmosférica, desmatamento e tantos outros agravos que o meio ambiente estava a apresentar. Segundo estudiosos, ciência é um conjunto de conhecimento organizado, que por sua vez a tecnologia tem o papel de produzir materiais a necessidades especificas, enquanto a sociedade corresponde à reunião de indivíduos que está submetido a fatores econômicos e políticos (REIS, 2004; SIMON,1999). Assim, a contextualização destes com um saber específico, a química, deve ser considerada visto que o espaço de intervenção é o Meio Ambiente, um espaço natural e sócio-cultural (SANTOS,1999). Neste limiar, os vestígios foram coletados atraves de entrevistas por entender que a voz dos agentes é um repertório de memória “que expressa seu acervo de experiências, revelando a vida social em determinado tempo, num dado lugar, pois todos os homens transformam consigo as particularidades do seu grupo na mesma medida em que cada grupo transporta as marcas dos seus homens” (NASCIMENTO, 2010,p.92).Com isso, a pesquisa tem como objetivo apresentar os vestígios da cultura acadêmica nas disciplinas de Estágio Supervisionado para o Ensino de Química I, II, III e IV para a formação de professores a partir do ensino CTSA.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODO: Participaram da pesquisa vinte e um professores, dos quais quinze atuam em escolas públicas da capital e do interior do Estado e, seis professores atuantes em escolas particulares da capital. A entrevista foi composta por seis perguntas, as quais foram categorizadas em dois grupos: Grupo 01-Questões da Formação docente através da proposta CTSA: 1.1-O que significou pra você cursar quatro disciplinas de Estágio Supervisionado? 1.2- Qual a importância da proposta CTSA para o ensino de Química? 1.3- A proposta CTSA foi compreendida ao longo dos Estágios? 1.4- Quais atividades desenvolvidas nas disciplinas de Estágio? Grupo 02- Questões sobre o exercício da Prática Docente: 2.1- A proposta CTSA é possível de ser aplicada em sala de aula: 2.2- Qual a aceitação do ensino CTSA por parte dos alunos? 2.3- A escola favorece o ensino de química na proposta CTSA? Para a realização das entrevistas, os professores tomaram conhecimento, antecipadamente, das perguntas e, através de um aparelho de áudio as falas de cada um foram gravadas. Após o término desta etapa, as entrevistas foram registradas em suporte papel e seus respectivos autores assinaram e autorizaram para análise desta pesquisa. Por questões éticas, os entrevistados foram codificados através das iniciais de seus nomes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os resultados obtidos foram classificados conforme as duas categorias de questões e analisadas na ordem de entrevista para que se mantivesse um padrão. Para o Conjunto de Questões 01: 1.1- Todos os entrevistados foram coerentes em responder que a formação a partir de quatro Estágios Supervisionados significou uma experiência maior para o exercício da prática docente, a qual fora sentida após a saída da UFS. 1.2– Dos vinte e um entrevistados, 80% compreendem a importância do ensino de química a partir da proposta CTSA e, reconhecem que o ensino desta forma conduz o aluno a intervir no Meio Ambiente com mais responsabilidade. 1.3- Noventa por cento dos entrevistados só vieram a conhecer a importância da proposta CTSA após exercerem a profissão docente. 1.4- Desenvolvimento da Unidade Didática foi citado como a mais importante atividade das disciplinas de Estágio, seguida da sua aplicabilidade em sala de aula. Além destes, foram citados também reflexões sobre teorias educacionais; reestruturação da unidade didática; análise de experimentos e jogos educativos que deveriam ser desenvolvidos com materiais do cotidiano do aluno. Conjunto de Questões 02: Em todas as questões, os entrevistados apontaram o exame de vestibular o eixo principal para que a proposta CTSA não fosse, em sua essência, aplicada na escola e que assim dificulta prevê a questão da aceitação por parte do alunado e suas possíveis conscientizações. Diante destes resultados, foi possível de identificar que as dificuldades de aplicabilidade do ensino em CTSA são as mesmas uma vez que o exame de vestibular influencia ambas as redes de ensino. Quanto à formação, os entrevistados demonstraram-se satisfeitos por serem avaliados por quatro disciplinas de estágio.

CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: A proposta de ensino CTSA para a formação docente do curso de Química da UFS previsto na teoria corrobora através das respostas dos entrevistados, uma vez que favoreceu aos professores conhecer possibilidades de contextualização do saber químico com a Ciência, Tecnologia e Sociedade para fins de conscientização do quarto dispositivo – o Ambiente. A entrevista como fonte oral tornou-se importante, visto que estes evitam o progressivo desaparecimento dos testemunhos da experiência. Por fim, os vestígios da cultura acadêmica foram identificados através da proposta CTSA.

AGRADECIMENTOS: À Profa. Dra. Anamaria G.B. de Freitas e Profa. Msc Djalma Andrade pela orientação nos campos de pesquisa científica História da Educação e Educação Química.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: NASCIMENTO, E.F.V.C. Inventário para a produção de uma investigação e a História da Educação no Brasil. In: BERGER, Miguel André. A pesquisa educacional e as questões da educação na contemporaneidade. Maceió: EDUFAL, 2010.p. 87-100. REIS, D.R. Gestão da inovação tecnológica. São Paulo: Manole LTDA, 2004. SIMON, I. A revolução digital e a sociedade do conhecimento. Março, 1999. Disponível em < http://www.ime.usp.br/~is/ddt/mac333/aulas/tema-1-04mar99.html > Acesso em 20.Jan.2011. SANTOS, M.E.V.M. dos. Desafios pedagógicos para o século XXI: suas raízes em forças de mudanças de natureza científica, tecnológica e social. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.