ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS COMO RECURSOS INSTRUCIONAL.

AUTORES: SILVA,E.L. (FAMASUL) ; SILVA,E.E. (UFRPE) ; PEREIRA,A.L. (FAMASUL) ; FERNANDES,E.L. (FAMASUL) ; OLIVEIRA,J.W.B. (FAMASUL) ; MOURA.A.A.B. (FAMASUL)

RESUMO: O principio norteado deste trabalho que foi o desenvolvimento de atividades
experimentos com materiais alternativos na escola publica da cidade do Palmares-pe. O
mesmo focou aulas de química para ensino médio fazendo uso do experimento objetivando
incutir nos educandos princípios químicos fornecendo subsídios para interpretação dos
fenômenos químicos e físicos e estimulando o interesse cientifico. Os valorosos
resultado foram obtidos com a comprovação da aprendizagem significativa por parte dos
alunos.

PALAVRAS CHAVES: experimentos,materiais alternativos,apredizagem

INTRODUÇÃO: Atividades experimentais desenvolvidas com materiais alternativos são de fácil acesso e
requer pouco recurso financeiro, apresentam-se como forma alternativa de despertar o
interesse científico necessário para uma melhor assimilação de conceitos por parte dos
alunos, pois se trabalha com materiais que os mesmos têm contato no seu dia-a-dia. Um
outro fator positivo se faz quando retiramos alguns desses materiais do meio ambiente
onde este deixam de poluir para servir como “agente facilitador”.Santos e Schnetzler
(1996), as atividades experimentais são relevantes quando caracterizadas pelo seu papel
investigativo e sua função pedagógica em auxiliar o( a) aluno( a) na compreensão dos
fenômenos.

MATERIAL E MÉTODOS: O primeiro momento foi a aplicação de questionários objetivando levantar algumas
concepções dos estudantes em seguida o desenvolvimento do material alternativo que
seria utilizado e a seleção do experimento harmonizando o mesmo ao conteúdo
disciplinar. Em seguida a Confecção dos equipamentos para para realização de
preparação e separação de misturas-Decantação; Peneiração; Destilação, etc.
.Em sala o desenvolvimento do experimento por parte do aluno se ocorreu sobre orientação do educador que conduziu não só a experimentação mas facilitou o questionamento.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando o papel da experimentação no ensino de Ciências e Química, tem reforçado a
idéia de que a experimentação, por si só, não determina a construção do conhecimento.
A experimentação é importante na formação de elos entre as concepções espontâneas e
os conceitos científicos, propiciando aos alunos (as) oportunidades de confirmar suas
idéias ou então reestruturá-las. Dependendo do que o professor se propõe a ensinar e
do contexto que escolhe, a possibilidade de trabalhar a experimentação em sala de
aula numa perspectiva dialógica aumenta. Esta vivência para os alunos é interessante,
pois tende a prepará-los a olhar o mundo sob várias perspectivas. A inserção dos
experimentos em situação de estudo que lhes interessem, e que também sejam adequados
à exploração dos conteúdos disciplinares de forma interdisciplinares, pode canalizar
grandes doses de energia que estes jovens possuem para algo intelectual e socialmente
útil.

CONCLUSÕES: Conduzidos a concordar com o pensamento de Perrenoud que demonstra que o "importante
não e fazer como se cada um tivesse aprendido mais sem fazer cada um aprender"
identificamos o experimento com meio facilita dor neste processo amplo e abrangente da
educa para sociedade.

AGRADECIMENTOS: FAMASUL

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
SANTOS, W. e SCHNETZLER, R.P. O
que significa ensino de Química para formar o cidadão? Química Nova na Escola,
n. 4, p. 28-34, 199