ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O lúdico despertando o interesse pelas Ciências nos alunos da Educação Infantil.

AUTORES: ASSIS JR., P. C. (UNINORTE/SED) ; CARNEIRO, V.R (NILTON LINS) ; JESUS,R.L. (SESC-AM) ; MOURA, J.S. (IFAM) ; CAMPOS, N. M.M. (UNINORTE) ; OLIVEIRA, M.E.V.S (UFAM) ; SOUZA, A. P. (UNINORTE) ; RAMOS,G.B. (UEA) ; SILVA,F,R (UNINORTE) ; SILVA, A.C.A.D. ()

RESUMO: O trabalho tem como finalidade despertar o interesse dos alunos da educação infantil pelas Ciências. Através da interdisciplinaridade entre as ciências, como química, biologia, física e história. Mostrando que podemos trabalhar conceitos de ciências nas séries iniciais motivando nossos “futuros cientistas”. Uma vez que foi observada a deficiência de trabalhos sobre temas transversais no ensino de ciências nas séries inicias. As ferramentas utilizadas foram: o teatro de fantoche, onde adaptamos historinhas infantis para o ensino de ciências, utilizando experimentos de química e física, jogos de educação ambiental e oficina.

PALAVRAS CHAVES: lúdico, ciências, interdisciplinaridade.

INTRODUÇÃO: A necessidade de desmistificar as ciências para nossos alunos nos abre um grande leque de possibilidades e de métodos de ensino e, dentro desse contexto visualizamos os alunos da educação infantil, que nos traz um ambiente de desafios. “Convém ainda, destacar que toda a legislação atual da educação e, sobretudo, a LBD, as DCNEM e os PCN, chamam a atenção para a interdisciplinaridade e para a contextualização como princípios de organização de currículo. Interdisciplinaridade menos como conceito acadêmico e mais como compreensão do currículo escolar, o que significa reorganizar e ressignificar a experiência nem sempre sistematizada do docente e de outros profissionais da educação [...] na escola, a fim de que revejam e ressituem, continuamente, suas praticas sobre o quê e sobre como ensinar”. (LDB fácil, p.295, 2010.)A atividade com fantoches e experimentos traz uma visualização diferenciada para esses alunos que estão em processo de transformação. E essa nova experiência vai contribuir para que no futuro as ciências venham ser vista de maneira diferente.
É fundamental que dentro desse âmbito escolar, seja proporcionada experiência significativa para transformações de conceito. Temas como meio ambiente, proporciona uma visão critica, e uma formação ética para nossos futuros profissionais. A junção dessas ciências proporciona um novo conceito de ensino-aprendizagem, incentivando os alunos através do lúdico. Transformando o espaço escolar em um fantástico mundo infantil.


MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado na escola Centro Educacional Emanuel da rede particular, em Manaus, com alunos de 3 a 7 anos da educação infantil, onde os alunos observaram as aulas demonstrativas e experimentais, tais como da redução do iodo com a vitamina C, e da fenofataleina como indicadores de base, sendo utilizados matérias como copos de extratos de tomates , recipiente de frascos de remédios e canudos, demonstrado de forma lúdica usando a linguagem da mágica. Também o experimento do magnetismo que é o “avião magnético” onde uma aeronave alça vôo com ajuda de um imã, utilizando cartolina, clipes e linha. Isso acontece porque os ímãs produzem ao seu redor um campo magnético, que atua como uma “força invisível” capaz de atrair determinados objetos metálicos, como os clipes.
Logo após foi apresentado o fantoche com a historinha da Dona Limpinha. Onde ela procura um príncipe pra se casar, sendo que estava difícil, pois ela queria alguém que cuidasse do meio ambiente e trabalhasse com reciclagem. Num dado momento aparece um porco porcalhão que queria enganá-la, e o príncipe da Reciclagem, que dando lições sobre o meio ambiente se casa com a Dona Limpinha. Em seguida, os alunos trabalham com o jogo da coleta seletiva, limpando a casa do porcão, utilizando os cestos da coleta seletiva que foram feitos da reutilização de garrafas pet e pintadas com as cores dos cestos de lixo da coleta seletiva, sendo distribuídas figuras de lixo para serem depositadas nos cestos correspondentes. Finalizando com uma pequena palestra e uma oficina sobre o meio ambiente e como essas ciências podem ajudar a natureza.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho foi proposto para divulgar as ciências, e despertar o interesse dos alunos. Demonstrando assim que podemos ensinar através do lúdico. Método este, que facilita a aprendizagem. Na escola visitada, grupos de alunos são formados, onde cada grupo é responsável por limpar a casa do Porcão. Os experimentos de química e física despertam a curiosidade dos alunos, levando-os ao mundo mágico dos livros de historias infantis. O projeto oportuniza as crianças a despertar o interesse pela ciência, trazendo curiosidades, informações e alegria aos participantes. Fazendo com que os participantes que são do Ensino Infantil, busque o conhecimento sobre química, física e biologia.
No final de cada experimento observamos as expressões e comentários feitos pelos alunos, em que se mostraram atentos a cada atividade realizada.







CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho pode-se concluir a importância de divulgar as ciências de forma a alcançar desde as crianças aos mais velhos, alcançando a todos através do lúdico. O mais importante deste trabalho é vivenciar a expressão de cada participante, e plantar a semente da ciência, do ensino e da aprendizagem, seja no discente ou docente.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao CENTRO EDUCACIONAL EMANUEL pelo apoio na realização deste projeto.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Carneiro, M.A, LDB Fácil, 17 ed.- Petrópolis, RJ, editora Vozes, 2010.

Disponível em:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/206/aviao-magnetico/?searchterm=avi%C3%A3o%20de%20cartolina Acesso em: 17 de maio de 2011.