ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PLANTAS TÓXICAS: COLETANDO INFORMAÇÕES DENTRO DA SALA DE AULA

AUTORES: REGO, P.P.A. (FAMASUL) ; LIMA, F.A.A. (FAMASUL) ; FERNANDES, E.L. (FAMASUL) ; DIAS, I.J.M. (FAMASUL)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo maior explorar através de um questionário as informações que um grupo de alunos de química tinha sobre plantas tóxicas e assim utilizar essa informação para explorar os principais constituintes tóxicos dentro da sala. Para isso foi utilizado um questionário que aplicado na sala de aula juntamente com uma apresentação com o intuito de fornecer uma visualização prévia das plantas investigadas. Os alunos investigados mostraram ter certa informação geral sobre plantas tóxicas.



PALAVRAS CHAVES: plantas tóxicas, prática pedagógica, questionário.

INTRODUÇÃO: Desde os primórdios de nossa civilização, o homem curiosamente tem explorado os recursos vegetais que o meio oferece. Assim, propriedades da flora, consideradas benéficas para nossa espécie, vêm se perpetuando de geração para geração e, em contrapartida, informações que mostram a toxicidade, bem como efeitos adversos provocados por alguns vegetais, também nos são delegados por nossos ancestrais (ALBUQUERQUE, 1980 e VASCONCELOS, 2009). Este trabalho teve por objetivo efetuar um levantamento a respeito do conhecimento geral que os alunos de uma turma do primeiro período de química desta IES tinham em relação às plantas tóxicas, através de um questionário elaborado pra esse fim.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre plantas tóxicas em sites, revistas e livros. O material encontrado, falando sobre plantas com princípio tóxico, serviu de suporte para montagem de uma apresentação em data-show com 50 plantas tóxicas comuns em jardins, praça e dentro de casa como plantas ornamentais. Essa apresentação foi apresentada na sala de aula, e junto com essa apresentação foi aplicado um questionário sobre plantas tóxicas, para facilitar a identificação por parte dos entrevistados ser o mesmo conhecia ou não tal planta.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após aplicação do questionário, as respostas foram avaliadas e os dados fornecidos mostram que 38% dos entrevistados não reconheceram nenhuma das espécies apresentadas. Enquanto que 62% as reconheceram na seguinte frequência: Perguntados se já haviam recebido algum tipo de informação sobre plantas tóxicas, 44,4% dos entrevistados afirmaram que não, 38,9% foram informados a respeito de tais plantas com os pais, 7,4% informados na escola, 6% na comunidade ou com vizinhos e 3,7% foram informados em virtude da formação profissional. Quando perguntando se conhecia alguma planta comestível com potencial tóxico: 38,3% apontaram a folha da mandioca (Manioth utilíssima Pohl.), 18,6% citaram as raízes de mandioca, 6,9% as raízes de macaxeira (Manioth dulcis Baillon.), outros 10% comentaram sobre plantas diversas como jambu (Spilantes oleraceae L.), pimenta (Piper sp.) e gengibre (Zingiber offcinale Roscoe), porém 25,5% alegaram não conhecer nenhuma planta com potencial tóxico.

CONCLUSÕES: Estudos que fornecem descrição botânica da planta, com imagem detalhada, nome popular e científico, são informações fundamentais na prevenção de acidentes por plantas tóxicas, e quando ocorre o acidente em alguns casos o tempo é e uma boa informação sobre tal planta torna-se um fator vital para se prestar, um atendimento que seja capaz de reverter o quadro clínico do paciente. Muitas das intoxicações por plantas tóxicas, que ocorrem principalmente em crianças, são acidentais e, portanto evitáveis, haja vista que essas plantas que causam intoxicações, geralmente são encontradas dentro de casa,

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALBUQUERQUE, J. M. 1980. Plantas tóxicas no Jardim e no Campo. FCAP. Belém. 120 pp.

VASCONCELOS, J. et al,. 2009. Plantas Tóxicas: Conhecer para Prevenir. Revista Científica da UFPA, v. 7, nº 01.