ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: QUÍMICA TÊXTIL: IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE QUÍMICA AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO DO RIO CAPIBARIBE EM TORITAMA - PE.

AUTORES: SILVA, E.E. (FAMASUL) ; REGO, P.P.A. (FAMASUL) ; SILVA, E.L. (FAMASUL) ; PEREIRA, A.S. (FAMASUL) ; FERNANDES, E.L. (FAMASUL) ; OLIVEIRA,J.W.B. (FAMASUL) ; DIAS, I.J.M. (FAMASUL)

RESUMO: O presente trabalho visa gerar uma conscientização para um problema de poluição ambiental nas águas do rio Capibaribe, problema esse, gerado pelas indústrias têxtil localizada no município de Toritama em Pernambuco, através de um processo de educação ambiental desenvolvido dentro da sala de aula. Alunos de uma escola pública realizaram uma pesquisa sobre os problemas ambientais gerados pelas indústrias têxteis instaladas no município. Em função dessa pesquisa, foi realizada uma campanha de mobilização através de panfletos, palestras e mobilização da comunidade escolar na luta contra a poluição das águas do rio Capibaribe.


PALAVRAS CHAVES: rio capibaribe, preservação, efluentes, educação ambiental

INTRODUÇÃO: A preservação do meio ambiente tornou-se algo importante devido à quantidade de resíduos químicos jogado no meio. Uma atividade que vem contribuindo de maneira significativa para aumentar a poluição nos rios é a têxtil. Levantamentos realizados pelos órgãos de fiscalização ambiental estadual de Pernambuco (CPRH) relatam contaminação das águas dos rios onde essas indústrias estão localizadas. O presente trabalho tem por objetivo descrever como as aulas de química ambiental pode contribuir para diminuir a poluição nas águas do rio Capibaribe através de um trabalho de conscientização ambiental situado no Município de Toritama-PE, no Agreste setentrional pernambucano que hoje é considerado o segundo maior produtor de jeans do Brasil.

MATERIAL E MÉTODOS: O tema foi trabalhado em sala com alunos do terceiro ano do ensino médio através de uma palestra e de duas aulas de química ambiental. Logo após foram montados grupos de estudos com os alunos. Esses grupos de alunos pesquisaram sobre poluição das águas de mananciais pela indústria têxtil em revistas científicas e jornais locais. Sabendo que o principal manancial de água para o Município é o rio Capibaribe e que o mesmo recebe a maioria dos efluentes industriais das lavanderias.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos apresentaram seus resultados na forma de um seminário onde cada grupo deveria sugerir soluções para resolver a problemática local. Através do seminário percebe-se então, que o tratamento dos efluentes que são lançados no rio Capibaribe é uma das mais importantes questões para tentar sanar o problema ambiental no que diz respeito ao atendimento da legislação e consequentemente proteger ao Meio Ambiente. A partir daí surgiu a idéia por parte dos alunos de realizar um trabalho de conscientização ambiental na comunidade através de panfletagem, palestras e exposições do levantamento das informações realizadas em campo, tanto no âmbito escolar, como também, na comunidade local de forma esclarecedora e preventiva no tocante a minimização dos impactos ambientais causados pelas indústrias da localidade de Toritama-PE.


CONCLUSÕES: Os alunos conseguiram chamar a atenção da população, através de uma mobilização escolar que mostrou os danos causados no rio Capibaribe pelas indústrias têxteis localizada no município. A pesquisa realizada evidencia a necessidade de uma ação coletiva entre os órgãos competentes do estado de Pernambuco, a prefeitura de Toritama e as indústrias locais. Sendo assim, faz-se necessário uma maior participação dos órgãos de fiscalização ambiental bem como campanhas educativas que chamem a atenção para o agravamento da poluição das águas do rio Capibaribe.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABIQUIM -. Associação Brasileira da Indústria Química, 2005. Citação de referências e documentos eletrônicos. Acesso em: 12 de janeiro 2011

CPRH- Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Diagnóstico Ambiental das Lavanderias de Toritama–PE, recife, 2005.