ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A Temática Petróleo no Ensino de Química

AUTORES: BUZA, R.G.C (UEPA) ; PALHETA, J.A.P (UEPA) ; SILVA, M.D.B (UEPA)

RESUMO: Atualmente, o petróleo é um dos recursos naturais dos quais a nossa sociedade é bastante dependente, pode-se facilmente comprovar isso vendo os inúmeros materiais que são fabricados a partir dessa matéria-prima MARIA et al (2002). Neste sentido o ensino de Química vem sendo realizado de forma diferente da sua real essência, que é mostrar a transformações presente no cotidiano.A pesquisa foi realizada com alunos de Licenciatura em Química, tendo como objetivo analisar se os estudantes do curso em questão acreditam ser possível realizar a inserção de temas diferentes, especificamente o Petróleo nas aulas de Química.Ao serem abordados sobre o uso da Temática Petróleo no Ensino de Química, 100% dos alunos afirmaram que sim.Com esta temática é possível fornecer uma maior compreensão da Química

PALAVRAS CHAVES: temática petróleo, ensino de química, contextualização.

INTRODUÇÃO: Ao longo dos anos o Ensino de Química tem sofrido inúmeras mudanças, sejam estas diretamente ligadas a metodologia de ensino, ou ao conteúdo programático. O conteúdo de ciências (Física, Biologia e Química) está presente no cotidiano dos alunos o que favorece a abordagem dos alunos em sala de aula.
Por se tratar de uma disciplina denominada como “chata” pelos alunos, e em virtude das aulas serem resumidas a leitura de apostilas, e explicações no quadro, o Ensino de Química deixa de ser explanada como ela realmente é: dinâmica.Atualmente a mídia dissemina a informação de forma rápida e precisa, assuntos são discutidos de forma aberta entre as pessoas, sem medo de retaliações, as instituições escolares deveriam aproveitar-se disso para desenvolver criticidade entre os estudantes, assim como esclarecer certas dúvidas que podem surgir por conta de uma informação distorcida. Temas como o petróleo, principal matéria condutora da economia mundial, podem ser abordadas levando em conta inúmeros pontos de diferentes disciplinas, a História pode surgir como agente para esclarecer conflitos entre países, a Biologia surge contribuindo para a compreensão dos impactos ambientais e assim cada disciplina vai buscando uma relação com o tema abordado, essas considerações tiveram origem de apenas um tema, o que só demonstra como os estudantes têm perdido a chance de ampliar seus conhecimentos.A pesquisa teve como objetivo analisar quais as contribuições que a inserção de temas nas aulas de Química podem contribuir no ensino-aprendizagem, e também analisar se os alunos de Licenciatura em Ciências Naturais-Química acreditam ser possível ministrar uma aula tendo inserção de temas importantes como o Petróleo, assunto discutido diariamente nos meios de comunicação.



MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida através de um questionário com seis perguntas sendo três perguntas abertas e três fechadas. O mesmo foi aplicado para quinze alunos do primeiro ano do curso de Ciências Naturais – Química da Universidade do Estado do Pará, para que pudéssemos avaliar a importância do uso da temática petróleo no Ensino de Química e como esses alunos que estão em formação inicial podem trabalhar essa temática em sala futuramente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao serem abordados sobre o uso da Temática Petróleo no Ensino de Química, 100% dos alunos entrevistados afirmaram acreditar ser válido aborda essa temática em sala de aula. Quanto ao uso de que materiais metodológicos que eles utilizariam para realizar esta aula obtivemos, gráfico 1:Quando perguntados sobre quais conteúdos poderiam ser abordados em sala de aula tendo como a temática Petróleo , todos os alunos responderam que seria na Química Orgânica.
No que se refere às séries em que a temática poderia ser abordada, cerca de 37, 5% do entrevistados acreditam que no 9° ano do Ensino Fundamental e 25,0% na 3ª série do Ensino Médio, assim como outros 25% disseram que podem ser trabalhadas em todas as séries do Ensino Médio e no último ano do ensino fundamental. Nenhum aluno acredita que essa temática pode ser abordada somente no 2° ano do Ensino Médio, e 12,5% indicaram a 1ª série do Ensino Médio para se trabalhar a temática.
Quando questionados sobre como a temática poderia contribuir para o cotidiano dos alunos do Ensino Médio, o aluno A afirmou que: “Eles veriam como os derivados de petróleo se fazem presente em nossas vidas sem percebermos”. A demonstração das vantagens e desvantagens do petróleo foi indicada por 60% dos entrevistados como sendo uma forma de contribuição para o cotidiano do aluno.
No geral, alguns professores têm sempre uma dificuldade para desenvolver certos temas que facilitariam a compreensão dos alunos, referentes aos assuntos abordados em sala de aula. Analisando o gráfico a baixo podemos ter noção de quais entraves (segundo os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais- Química) surgiriam para que a temática Petróleo não seja inserido nas aulas. (Gráfico. 2)
Contextualizar é preciso em todos os níveis de ensino.



CONCLUSÕES: Ensinar Química não é apenas repassar conteúdos que ajudarão o aluno a passar no vestibular, mas sim formar cidadãos, seres críticos e aptos a tomar decisões com base nas ciências que os cercam, levando isso em conta a contextualização e a interdisciplinaridades hoje na educação cientifica são ferramentas extremamente importantes, além de proporcionarem ao aluno e também o professor uma maior interação entre eles. Assim como, o surgimento de aulas mais participativas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MARIA, Luiz Claudio de Santa. et al, Petróleo: Um tema para ensino de química. Química Nova na Escola, v. 15, 2002.

SILVA, D.M. A contextualização no ensino de Química. Apenas conceito? .Campina Grande-PB: Universidade Estadual da Paraíba, 2009.