ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O REÚSO DA ÁGUA COMO TEMA MOTIVADOR NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: OLIVEIRA, J.W.B. (FAMASUL) ; MOURA, A.A.B. (FAMASUL) ; SILVA, E.E. (FAMASUL) ; SILVA, E.L. ( FAMASUL) ; FERNANDES, E.L. (FAMASUL) ; DIAS, I.J.M. (FAMASUL) ; PEREIRA, A.L. (FAMASUL)

RESUMO: Este Trabalho utilizou-se do uso e reuso de da água como tema norteador de conhecimentos no processo de ensino aprendizagem em química partindo de excitações e cogitações compartilhadas com os alunos da Escola Estadual Elisa Marque de Assis localizada no Município de Primavera- PE, sobre o uso e reuso de água na escola e na comunidade circunvizinha. Nessa perspectiva o professor – pesquisador ao partir da realidade e de conceitos cotidianos, marchar rumo à assimilação de conceitos científicos.


PALAVRAS CHAVES: reuso de água, ensino, aprendizagem, tema motivador

INTRODUÇÃO: Ter água potável será o grande desafio do homem durante próximos séculos, sabendo-se que com sua falta o ser vivo não sobreviverá. As águas utilizadas para consumo humano e para as atividades sócio-econômicas são retiradas de rios, lagos, represas e outras fontes. Para uma redução efetiva do desperdiço e consumo de água potável podem-se utilizar as águas de fontes alternativas. Faz-se necessário a humanidade reutilizar a água para que possam assegurar a gerações futuras, o bem que na forma líquida será em poucos anos a mais valiosa substância no universo. Este trabalho visa promover o engajamento de educadores em atividades que promovam a economia enfatizando o seu papel no processo de reuso da água para melhoria da expectativa de vida do ser humano.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido no município de Primavera-PE zona da mata pernambucana.O projeto foi desenvolvido em três etapas. 1ª etapa: Discussões sobre o processo de desperdício de água na escola e na comunidade, esclarecendo-se o porquê e o para quê da investigação que se pretende colocar em prática em encontros diários, em horário que não fosse compatível com as aulas, e com participação voluntária; 2ª etapa: Coletas de materiais e informações envolvendo o uso e reuso de água; 3ª etapa: Montagem de cartazes informações e desafio para os alunos explicarem, uns para os outros e a comunidade local, os conceitos correlacionados a cada um deles. Percebe-se que os alunos já demonstravam certo domínio dos conceitos abordados, foram montados todo o material no pátio da escola e as discussões promovidas a partir de então, se deram a participação de toda comunidade escolar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Trabalhou-se com alunos de 1ª, 2 ª e 3ª séries do ensino médio no decorrer de dez encontros totalizando 1º aulas até a conclusão do projeto, destacando alternativas para o uso racional da água.Foram desenvolvidas também atividades de conhecimento global, como o dia Mundial da água, disposição da água na natureza, o ciclo hidrológico e sua importância para a vida no planeta.Realização de atividades de uso, reuso e reciclagem da água, destacando os tipos de reuso da água, os benefícios das atitudes conscientes na economia de água exercitadas por cada pessoa no seu cotidiano. Dessa forma, foi possível a compreensão dos alunos no que tange ao uso e reuso de água permitindo uma mudança de comportamento frente a utilização da água e ações cotidianas em sua casas e na comunidade vizinha a escola.

CONCLUSÕES: Os benefícios do reuso da água devem ser trabalhados em sala de aula. Na exploração do grande interesse e envolvimento entre os alunos. Nem sempre a economia do reuso é significativa em termos financeiros, porém com a escassez cada vez maior da água, o percentual encontrado é bem expressivo. Houve uma grande participação da comunidade escolar com o projeto de reuso de água.




AGRADECIMENTOS: A escola estadual Elisa marques de Assis pelo o apoio e incentivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNOLATINA. “O CORPO HUMANO.” disponível em: www.cunolatina.com.br .ACESSADO 20/09/10

CUNOLATINA. “DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA DA TERRA.” disponível em : www.cunolatina.com.br .ACESSADO 22/09/10