ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO OESTE DA BAHIA: UMA AÇÃO DO PROJETO CAMINHÃO DA CIÊNCIA.

AUTORES: SANTOS, D.J. (UFBA) ; CAVALCANTI, E.L.D. (UFBA) ; BRAGA, V.S. (UFBA) ; AMORIM, F.A.C. (UESC) ; CERQUEIRA, D. A. (UFBA) ; MAGALHÃES, E.C.V. (UFBA) ; GUEDES, T.R.S. (UFBA) ; SILVA, T.G. (UFBA) ; MABARO, I. (UFBA)

RESUMO: O Caminhão da ciência é um projeto de divulgação cientifica com intuito de estimular a
popularização das Ciências e suas Tecnologias, mostrando a importância e promovendo a
oportunidade em adquirir conhecimentos básicos sobre a mesma. O projeto conta com 6
alunos bolsistas e professores orientadores nas áreas de Física, Geologia, Matemática e
Química, utilizando experimentos didáticos desenvolvidos com materiais alternativos,
palestras, vídeos, banners e oficinas em escolas, praças e feiras de Barreiras e
região. Como resultado verificou-se o aumento do interesse pela ciência, pela pesquisa
dos alunos da graduação e alunos da educação básica que assistem as apresentações, bem
como a desmistificação de alguns conceitos científicos promovendo a interação entre
Universidade e sociedade.

PALAVRAS CHAVES: divulgação científica, caminhão da ciência, ciência para todos.

INTRODUÇÃO: As Ciências e suas Tecnologias são fundamentais para o desenvolvimento econômico-
social da população. Para tal, faz-se necessária a difusão científica e tecnológica1.
Essa conjuntura aponta para a importância da implantação de ações deste porte,
principalmente para regiões isoladas e carentes. A Região do Oeste da Bahia possui 23
municípios, que ocupam uma área de 112.516 km2, vivem em torno de 487.286 habitantes
e existe uma carência de professores que se deve à distância desta região com grandes
centros urbanos e a falta de cursos de licenciatura, principalmente de Ciências na
região. A partir dessa justificativa foi elaborado o projeto intitulado “Ciência
Móvel – O Caminhão da Ciência” que foi contemplado pela CNPQ. O projeto tem como
objetivo Implantar um espaço itinerante para estimular a popularização e difusão
científica e tecnológica2. Para o desenvolvimento das atividades propostas serão
realizadas incursões aos municípios da Região Oeste da Bahia e nas escolas de
Barreiras. Para realização das ações o projeto conta hoje com seis bolsistas
divididos pelas seguintes áreas disciplinares: dois bolsistas de química, dois de
geologia, dois do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Os bolsistas
são orientados por professores de diversas áreas, tais como Física, Geologia,
Matemática e Química do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento
Sustentável da Universidade Federal da Bahia e tem como finalidade desenvolver
experimentos com materiais de baixo custo ou materiais alternativos para popularizar
a Ciência e desmistificar alguns conceitos, além de estimular e ensinar alunos da
educação básica, onde o caminhão visita despertando o interesse dos mesmos.

MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento das atividades propostas foram realizadas incursões aos
municípios da Região Oeste da Bahia, nas escolas de Barreiras, feiras e praças da
cidade. O público alvo do projeto são alunos da educação básica e professores da rede
municipal, estadual e particular de ensino.
Inicialmente foi pedido a cada bolsista um levantamento de experimentos ou temas a
serem abordados a princípio pelo Caminhão da Ciência para a gênese das atividades na
macro-região da Bahia. Vale salientar que o projeto teve início no final de 2009 com
seleção dos alunos bolsistas e fez sua primeira apresentação em maio de 2010 e que
ainda vem ocorrendo testes gerais dos bolsistas sobre outros experimentos e com o
desenvolvimento de temáticas apresentados individualmente ou em grupo pelos bolsistas
aos professores orientadores para a construção de um portfólio.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos inicialmente apresentaram os seguintes experimentos ou temáticas:
condutibilidade elétrica de materiais, pilha de hipoclorito de sódio, motor elétrico,
determinação do açúcar pelo reagente de Benedict, determinação da vitamina C, forno
solar, máquinas simples (roldanas), fibra óptica, torre de Hanói, tangram, pré-sal,
paleontologia, minerais, saponificação, estrutura interna da terra, ensaio de um
meteorito, terremotos, soluções tampão, extração do DNA da cebola, atividade de
microorganismos, maquetes de células e escurecimento de frutas. Após as apresentações
foi definido os experimentos à serem trabalhados no projeto com o intuito de divulgar
e difundir conhecimentos básicos sobre ciências.
O projeto permite aos alunos de graduação que estão desenvolvendo e testando os
experimentos, buscar o apoio teórico na literatura o que favorece sua aprendizagem e
consolidação de conhecimentos químicos e de outras áreas da ciência trabalhando
interdisciplinarmente com outras áreas do conhecimento.
Ao realizarem algumas apresentações na cidade de Barreiras e região os alunos
bolsistas são estimulados para pesquisa, despertando o interesse e aumentando o
prazer pela ciência. Ao discutir os experimentos com os outros alunos e com os
professores os bolsistas aplicam aquilo que aprenderam nas disciplinas promovendo a
assimilação e acomodação dos conteúdos.
Em relação aos alunos que assistem as apresentações do projeto Caminhão da Ciência
podemos destacar aspectos positivos como aumento do interesse sobre experimentos e
conteúdos científicos; motivação para reproduzir ou construir experimentos em feiras
de ciências nas escolas dos estudantes; aprendizagem de conceitos que os alunos não
conseguiram aprender em sala de aula e maior interesse sobre os cursos do ICADS.





CONCLUSÕES: Trabalhando em conjunto com os professores os alunos bolsistas terão a oportunidade de
desenvolver atividades de docência teórico-práticas contribuindo para sua formação,
além de despertar o interesse, motivando-os para a pesquisa. Aos alunos da educação
básica, possibilitamos o contato com experimentos despertando o interesse dos alunos
pela ciência, desmistificando alguns conceitos e visões equivocadas dos alunos.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPQ pelo financiamento do projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 AULER, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê?
Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Ensaio-Pesquisa em
Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 12-15, 2001.
2 GUZZI-FILHO, Neurivaldo J.et al. Caminhão Com Ciência: um
projeto interativo de divulgação científica e educação informal. In:XIII
Encontro Nacional de Ensino de Química, Unicamp Campinas
SP de 24 a 27 de Julho de 2006.