ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: JOGOS EM AULAS DE QUÍMICA: A CIÊNCIA PRÓXIMA DO ALUNO

AUTORES: ALVES, E.C.H. (UECE) ; BEZERRA, A.D.H. (UECE) ; MAGALHÃES, I.L. (UECE) ; ANDRADE, P.G.C. (UECE) ; PAZ, C.B. (UECE) ; LIBERATO, M.C.T.C. (UECE)

RESUMO: RESUMO: A Química enquanto disciplina continua a ser vista pela maioria dos alunos como algo distante da realidade e de difícil compreensão. A introdução do assunto DROGAS em sala de aula, através da utilização de jogos pode criar uma nova relação entre o aluno e a disciplina bem como entre aluno e professor. A proposta de elaboração de jogos educativos sobre drogas, dentro de um Grupo de Estudos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará – UECE, fomentou o interesse na criação dos jogos “Ação e Reação” e “Procurando a Saída”, a serem usados em aulas de Química como uma opção na melhoria da prática docente, mostrando uma nova face para a disciplina de Química.

PALAVRAS CHAVES: jogos, aula, alunos

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: A Química é uma Ciência que possibilita ao que a estuda não apenas observar os benefícios que ela traz para a sociedade, mas também, e principalmente analisar criticamente a sua interferência nem sempre benéfica no ambiente. Dessa forma o ensino de Química deve ter em vista, não apenas que seus alunos aprendam a ler melhor o mundo com o conhecimento que adquirem, mas também que sejam responsáveis pela sua transformação para melhor (CHASSOT, 2004). A invasão cada vez maior das drogas de abuso em nossa sociedade vem deixando perplexos pais, educadores, responsáveis pelas áreas da saúde e da segurança pública, pelo grande prejuízo causado em todos os aspectos. O professor de Química aparece então com a responsabilidade de, ao facilitar a leitura do mundo através de suas aulas, abordar esse assunto. A utilização de jogos educativos tem sido uma forma lúdica e divertida de levar o aluno a um maior interesse pela Química. Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (CUNHA, 2004). A integração de elementos do ensino das Ciências com outros elementos do currículo além de levar à análise de suas implicações sociais, dá significado aos conceitos apresentados, aos valores discutidos e às habilidades necessárias para um trabalho produtivo (KRASILCHIK; MARANDINO, 2004). O objetivo desse trabalho foi a elaboração de dois jogos sobre drogas envolvendo aspectos da Química.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: Foram elaborados dois jogos para o auxílio no ensino da Química (1º jogo: “Ação e Reação”; 2º jogo: “Procurando a Saída”) para alunos do Ensino Médio. O jogo “Ação e Reação” possui um tabuleiro que apresenta dois caminhos, cada um com 10 casas e 30 cartas que indicam quantas casas deve-se avançar e 30 perguntas a serem respondidas. A estrutura do tabuleiro é feita com material resistente e cada caminho contém ilustrações relativas às drogas. As cartas servem para comandar o jogo. O número indicado é de 5 participantes por rodada e o tempo médio de jogo é de 30 a 40 minutos. O jogo “Encontrando a Saída” possui um tabuleiro com ações que são impostas aos jogadores e que estão relacionadas com o assunto drogas de abuso. O jogador usa um dado e anda o número de casas indicadas pelo mesmo. Caso pare em uma pergunta é necessário respondê-la corretamente para poder participar da próxima rodada. O tempo médio de jogo é de uma hora. Os dois jogos podem ser adaptados para aulas no Ensino Médio e no Ensino Fundamental II.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os jogos foram aplicados em alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará, participantes do Projeto “Estudo Químico das Drogas”. Os participantes concluíram ser de extrema importância a possibilidade de utilização dos jogos em suas atividades docentes. De forma geral, os jogos apresentam excelentes resultados nas aulas de Química, já que facilitam a aprendizagem do aluno dando-lhe uma maior motivação para o estudo da disciplina. Além desse aspecto é importante reconhecer a utilização de jogos educativos como uma forma de socialização entre os alunos, tornando-os mais aptos a absorverem os assuntos ministrados em sala de aula. A droga atualmente não apenas ronda os muros da escola. Infelizmente ela já está dentro das salas de aulas e o que lá é ensinado deve refletir essa realidade, já que segundo CHASSOT, (2004) os conteúdos de Química ensinados só assumem significados e se tornam relevantes à medida que se estruturam e se inserem na realidade da escola.

CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: Os jogos sobre drogas aplicados em aulas de Química trazem essa Ciência para mais próximo do aluno, enfatizando a consciência social do professor enquanto que permite que o mesmo aprimore sua prática pedagógica, tornando-se um profissional pleno.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino? 2ª Ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004.
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. ENEQ. 2004.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.