ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DESPERTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A DISCIPLINA DE QUÍMICA, ATRAVÉS DA “QUÍMICA DO AMOR”

AUTORES: PROLO, B. C. (UFMT) ; SANTOS, F. F. (UFMT) ; PROLO, K. R. (UFMT)

RESUMO: Visando todo o eixo histórico-cultural que permeia a educação brasileira na área de
ciências (química), onde o ensino da mesma se baseia no verbalismo teórico/conceitual
totalmente desvinculado do cotidiano dos discentes. Elaboro o projeto didático:
“química do amor”, que tem por objetivos motivar o aluno, estimular o interesse pela
Química através da experimentação e difundir uma abordagem crítica sobre o assunto.
Mostrando assim a presença da Ciência em nosso cotidiano, por meio de questões
fundamentais e cuidadosamente elaboradas, que envolvem o aluno, exigindo sua
participação ativa. Como por exemplo, o tema: a química do amor.
Partindo assim do pressuposto que todos um dia vivenciam “um grande amor” é que
escolhemos o tema, por se tratar de algo íntimo, e que pouco se explica.


PALAVRAS CHAVES: química do amor, reações, ensino.

INTRODUÇÃO: Segundo C. A. O. MAGALHÃES Jr. a história do ensino de ciências no ensino fundamental
no país é muito recente, e o que se percebe é que a formação de professores desse
nível de ensino, hoje, se apresenta pouco assumida pelas universidades brasileiras.
Assim, vivemos num momento histórico que leva a educação brasileira a desempenhar
baixíssimos resultados frente às outras nações.Isso se deve a má formação de
profissionais, onde são poucos os que continuam a se aperfeiçoar para ministrar aulas
em universidades proporcionando assim a formação dificultosa de novos profissionais.
Porém o ponto mais desestimulante na Educação é o piso salarial, onde o seu valor é
10 vezes mais baixo do que o salário de um profissional atuante em uma área
tecnologia, ambiental ou industrial, olha que todos os profissionais já passaram pela
mão de um educador.
O projeto é destinado a alunos do 9º ano (antiga 8ª serie) do Ensino Fundamental, e
também pode ser aplicado ao 1º ano do Ensino Médio. Neste projeto os alunos terá
acesso a inúmeras curiosidades do nosso cotidiano, todas relacionadas com a Química,
saber como são produzidos os mais variados objetos, de quê eles são feitos e as
reações envolvidas na “química do amor”.
Os alunos do ensino médio, se encontram na fase da vida, denominada puberdade, e é
exatamente nessa fase em que acontecem as “paixões avassaladoras”, e nos perguntamos:
por que isso ocorre? Qual a explicação cientifica? Por que nos apaixonamos? Entre
outras perguntas. E é com esse intuído que vós apresentais um pouco sobre a “química
do Amor”, visando sanar certas duvidas pertinentes em nossas cabeças, oportunizar
curiosidades sobre as reações químicas do estado “apaixonado”, e acontecimentos
químicos decorrentes no dia-a-dia do aluno.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho se trata de um projeto didático, identificado por, “Por dentro da
Química do amor” realizado na Escola de Ensino Fundamental “D. Antonieta Melges
Camargo”, executado no ano de 2009 atendendo aos alunos do 9º ano, antiga 8ª série,
atendendo um total de 37 alunos.
Para realização do projeto, foi necessário fazer um apanhado dos conteúdos de
ciências estudados pelos alunos, para poder fazer uma introdução bem fundamentada. A
exposição do tema “A química do amor” foi realizada com o auxilio de textos, figures
e videos encontrados na internert.
Ao final do projeto foi feita uma avaliação descritiva pelos alunos, dizendo os
pontos positives, negatives e o que aprenderam com o projeto.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto foi elaborado para os discentes do 9º ano (antiga 8ª serie) do Ensino
Fundamental, podendo ser aplicado ao 1º ano do Ensino Médio. Participaram da aula, 37
discentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental “D. Antonieta Melges Camargo”,
localizada no município de Ribeirão Cascalheira-MT.
Os alunos tiveram acesso a inúmeras curiosidades do nosso cotidiano, todas
relacionadas com a Química, como por exemplo: atuação do profissional na área de
química; funções químicas do organismo humano; saber como são produzidos os mais
variados objetos, de quê eles são feitos; exemplificação simples da Tabela Periódica
e as reações e os estados envolvidos na “química do amor”.
Foi possível observar plausivelmente o interesse dos discentes pelo assunto abordado
e a participação de ambos durante a realização da aula. O tema foi exposto de forma
dinâmica recorrendo aos recursos audiovisuais utilizando artigo como base, figuras
(figura 02) e vídeos do youtube.com. Ao cessar a discussão final cada aluno escreveu
um relatório sobre o que entenderam e acharam da aula, como pode ser observado
através da figura 01.
Utilizando o assunto foi feita uma escala de moralidade tratando até da educação
sexual, ressaltando a importância do estudo e principalmente da química, afinal “tudo
é química”
Os pontos abordados para realizar a avaliação foram: atenção, perguntas freqüentes,
entendimento da aula e áreas de interesses por parte dos alunos.


CONCLUSÕES: Analisando os relatórios da aula realizado pelos alunos, a participação e discussão
acarretada após cada tema, constatou-se que eles associam melhor o conteúdo quando se
trata de temas relacionados com o seu cotidiano. O interesse e comentários realizados
ao término da realização da aula mostraram que a utilização da atividade desenvolvida
alcançou o seu objetivo, haja vista, que os discentes mostraram-se muito interessados
pela forma como se desenvolveu o projeto didático, dando-nos imensa satisfação como
futuros educadores.

AGRADECIMENTOS: À professora Karla Regina Prolo pela mediação com a escola, auxílio na realização do
projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://www.tabela.oxigenio.com/
Obringer, L. "HowStuffWorks - Como funciona o amor". http://pessoas.hsw.uol.com.br/amor.htm (20 de janeiro de 2010).
http://www.youtube.com/watch?v=P59VokatHxk e http://www.youtube.com/watch?v=a45dXztokZM (acesso 20 janeiro de 2010)
http://www.cq.ufam.edu.br/
LDB Atualizada 2009: http://www.scribd.com/doc/19690886/LDB-ATUALIZADA