ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Ensino do conteúdo Químico Ambiental voltado à realidade dos alunos

AUTORES: BORGES, A. F. (UFPI) ; ROSA, M. S. L. (UFPI) ; DA SILVA FILHO, E.C. (UFPI)

RESUMO: O presente estudo trado da aplicação de uma nova metodologia para o ensino de Meio Ambiente dentro do Ensino de Química com os alunos do 9º ano da escola Patronato de Colégio Irmã Maria Eugênia, situada na cidade de União – Piauí. Estes tratavam da forma de abordagem da química, contextualização e aprendizagem da mesma. A análise dos dados indicaram que a metodologia apresentada e desenvolvida serve para construção de um alunado mais consciente e participativo tanto na sociedade na qual estão inseridos como na própria construção de suas aprendizagens, além de dar uma significação mais concreta e envolvente para os mesmos.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, química ambiental, pcns, ensino-médio.

INTRODUÇÃO: Atualmente o ensino de química tem sido feito de maneira abstrata e sem aplicabilidade uma vez que a maioria das escolas objetiva apenas a aprovação do aluno no vestibular para que isto sirva como estratégia de marketing empresarial e conduza um número cada vez maior de alunos para a instituição educacional (ALTARUGIO et al., 2010)..
De acordo com as Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs+) a Química pode ser um instrumento da formação humana que amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade, se for apresentado como ciência, com seus conceitos, métodos e linguagens próprios, e como construção histórica, relacionada ao desenvolvimento tecnológico e aos muitos aspectos da vida em sociedade(BRASIL, 2002a). A proposta apresentada para o ensino de Química nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) se contrapõe à velha ênfase na memorização de informações, nomes, fórmulas e conhecimentos como fragmentos desligados da realidade dos alunos. Ao contrário disso, pretende-se que o aluno reconheça e compreenda, de forma integrada e significativa, as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos, encontrados na atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera, e suas relações com os sistemas produtivo, industrial e agrícola(BRASIL, 2002b). Estetrabalho objetiva propor uma nova metodologia para o conteúdo de Meio Ambiente para alunos do ensino fundamental de maneira aplicada a sua realidade para que os mesmos possam ter não apenas uma aprendizagem mais efetiva, como também sejam sensibilizados com os problemas ambientais(RUA e SOUSA, 2010).

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizada numa turma de 9° ano, num total de 46 alunos, da Escola Patronato e Colégio Irmão Maria Eugênia, localizado na cidade de União - PI. A metodologia foi dividida em três partes, sendo a primeira etapa a aplicação de um questionário com o intuito de investigar a opinião dos alunos a respeito das aulas de química e sobre os conceitos ambientais.
Na segunda parte do trabalho, os alunos percorreram diversos pontos da cidade coletando fotos, vídeos e informações a respeito dos principais problemas ambientais identificados por eles.
E na terceira etapa foi aplicado um novo questionário para avaliar a eficácia da ferramenta pedagógica utilizada no processo de ensino-aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da aplicação do primeiro questionário observous-se que a maior parte da turma (97,62%) demonstrou interesse pela disciplina, o que era um dado super favorável para a continuidade do trabalho, sendo o principal motivo apontado por eles a metodologia que o professor utilizou em sala de aula em relacionar os conteúdos com o cotidiano, explicando assim o mundo, a vida e por estar presente em tudo o que existe. Quanto a relação com o meio ambiente, a grande maioria (66,67%) afirmou que só se procupava com o meio ambiente as vezes e que quando se preocupavam com o tema proposto era devido a vida depender da natureza e por existir riscos a partir de problemas ambientais, sendo que 73,81% dos alunos deixam de fazer algo pro agredir o meio ambiente. E 92,86% dos entrevistados afirmaram se preocupar com os problemas ambientais de sua cidade, sendo este percentual bem superior ao demonstrado quando questionados de forma geral. Dentre os problemas elencados, o lixo (51,72%) e as queimadas (18,97%) as principais preocupações. Quanto as práticas erradas que agridem o meio ambiente, 40,38% afirmaram que utilizam a energia de forma errada, deixando muitas vezes esta ligada sem haver necessidade, e cerca de 38% jogam lixo no chão ou pela janela do carro. Na segunda etapa do trabalho, os discentes percorreram as ruas da cidade e através de fotose imagens, eles mostraram que os principais problemas ambientais encontrados na cidade são: falta de coleta regular do lixo, com diversos pontos de lixo espalhado pelas ruas, poluição do rio e em suas margens com despejo de lixo e lixão a céu aberto sem seletividade, incluindo lixo hospitalar. Na terceira etapa, os alunos afirmaram em sua totalidade que aprovaram a metodologia, que vão mudar o comportamento e torna-se-ão multiplicadores.

CONCLUSÕES: A partir do trabalho desenvolvido pode-se observar que a metodologia de ensino de química ambiental proposta produz um maior interesse nos alunos, o que consequentemente, acarreta uma aprendizagem mais significativa e efetiva tornando-os cidadãos conscientes, conhecedores, fiscalizadores e participativos na sociedade na qual estão inseridos.
Os dados mostram ainda que ao tratar de situações cotidianas o estudo da disciplina Química em sua plenitude se torna mais atrativa para os alunos em geral. Além de provocar mudança de atitudes nos alunos, e que estes servirão como transmissores.

AGRADECIMENTOS: UFPI, Escola Patronato e Colégio Irmã Maria Eugênia, discentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] ALTARUGIO, M. H.; DINIZ, M. L.; LOCATELLI, S. W. O debate como estratégia em aulas de química. Química Nova na Escola.Vol. 32, Nº 1, 2010.
[2] BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências Matemáticas e da Natureza e suas Tecnologias. Brasília-DF: MEC/SEMTEC, 2002a.
[3] BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCNs+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002b.
[4] RUA, R. E.; SOUSA, P. S. A.Educação ambiental em uma abordagem interdisciplinar e contextualizada por meio das disciplinas Química e Estudos regionais. Química Nova na Escola. Vol. 32, Nº 2, 2010.